Uso do Pré-Chiller

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Renatolyon

Active Member
Joined
May 15, 2016
Messages
38
Reaction score
8
Meus caros,

Lendo e pesquisando sobre o processo de RESFRIAMENTO pós fervura, me deparei com a seguinte possibilidade/dúvida:

É sabido que um downgrade rápido na temperatura é benéfico pra qualidade da cerveja. Tendo isso em mente, pensei na possibilidade de usar um pré-chiller que esteja congelado no interior de um bloco de gelo. Como?
Colocando o Chiller em um balde com água e colocando esse balde com a água e o Chiller em um freezer (eu tenho freezer grande o suficiente).
A minha pergunta é: Alguém já tentou esse método? É viável?

Outra possibilidade seria colocar gelo triturado com alcool e sal no mesmo balde e acomodar o Chiller soterrado.
Alguém já testou as duas?

Lembrando que esse seria um pré-chiller e que não posso comprar um Chiller de placas no momento.

abs,:mug:
 
O prechiller é uma boa idéia, faço o uso de um tb.
Colocar ele num iceberg acredito q não seja uma boa idéia pois a água quente vai derreter o gelo encostado no Chiller e criar um bolsão de calor dentro do seu iceberg.
Eu coloco o meu pré Chiller dentro de um balde e cubro com gelo normal... Poderia fazer a sopa de álcool, sal ou limão ou qualquer uma dessas manhas de gelar cerveja!? poderia mas nao sei qual o ganho real disso. Comece primeiro colocando seu pré Chiller coberto com gelo e veja o resultado, se não agradar tente outros técnicas... evitaria trabalho e idéias mirabolantes antes de testar o simples.

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
 
O sal e o álcool tem a função de reduzir a temperatura. Não é achismo, é física. O sal diminui e o álcool alternadamente reduzem o tempo de fusão do gelo, jogando automaticamente a temperatura para algo em torno de -10 graus.
Diferentemente dos 0 graus obtidos com a água congelada em condições padrão. A questão é que isso TAMBÉM aumenta o tempo de desgelo da Massa (gelo no caso). Isso elevaria o consumo de gelo, não posso mensurar em quanto isso seria elevado, será que a ponto de inviabilizar a ideia?

Sobe a outra ideia.
O problema do "Iceberg" é esse. Talvez (muito provavelmente) ele crie bolsões de temperatura e ai a troca diminui.
 
Também uso o pre-chiller,

Coloco no balde com gelo e água somente e baixo 20 litros pra 25ºC em uns 15/20 min.
Pra mim é muito eficiente.
Agora congelar, acredito não ser uma boa ideia não. Vai ocorrer o que o @tonyldo falou.
 
Me interessei pela técnica do gelo, álcool e sal... Alguém chegou a fazer?
 
Também uso o pre-chiller,

Coloco no balde com gelo e água somente e baixo 20 litros pra 25ºC em uns 15/20 min.
Pra mim é muito eficiente.
Agora congelar, acredito não ser uma boa ideia não. Vai ocorrer o que o @tonyldo falou.

15 a 20 min com pré-chiller imerso em gelo e água no balde? Qual a quantidade de gelo que vc gasta em média?
 
Porque não passa agua gelada dentro do chiller de imersão?

Eu faço isso há muito tempo, e consigo excelentes resultados com nenhum esforço adicional.
 
Me interessei pela técnica do gelo, álcool e sal... Alguém chegou a fazer?

É o mesmo principio do glicol ou qualquer anti congelante.

Você aplica um anti coagulante na agua e baixa ela pra temperaturas abaixo de zero.
 
Vai no pré-chiler com balde de gelo que tá loco de especial... faço isso e em 20 minutos já ta na tampa...
 
Porque não passa água gelada dentro do chiller de imersão?

Eu faço isso há muito tempo, e consigo excelentes resultados com nenhum esforço adicional.

Eu pretendo usar um pré-chiller ANTERIOR ao Chiller da panela. A água já virá gelada (fria), passando no Pré-Chiller (mergulhado no gelo) e depois pelo chiller usado em Imersão que vai estar na panela.
Mas pelo que vi nos depoimentos dos colegas, fazendo com o método mais simples pra gelar o pré, já se obtém tempos bastante satisfatórios.
Eu havia lido em algum lugar que o ideal é 10min. Então, foquei em 10min.
Mas reparei agora que a maioria consegue bons resultados com 15 a 20 min.

Sobre o anticongelante, sim, principio é o mesmo com o benefício de o sal e álcool não serem tão agressivos e contaminantes.
 
Eu pretendo usar um pré-chiller ANTERIOR ao Chiller da panela. A água já virá gelada (fria), passando no Pré-Chiller (mergulhado no gelo) e depois pelo chiller usado em Imersão que vai estar na panela.
Mas pelo que vi nos depoimentos dos colegas, fazendo com o método mais simples pra gelar o pré, já se obtém tempos bastante satisfatórios.
Eu havia lido em algum lugar que o ideal é 10min. Então, foquei em 10min.
Mas reparei agora que a maioria consegue bons resultados com 15 a 20 min.

Sobre o anticongelante, sim, principio é o mesmo com o benefício de o sal e álcool não serem tão agressivos e contaminantes.

Refazendo a pergunta:

Porque você não resfria agua no dia anterior a brassagem e passa ela por gravidade no chiller de imersão? Eu costumo fazer isso e resfrio o mosto em menos de 20 minutos. 20 litros de agua é suficiente pra levas de 20 litros.
 
Refazendo a pergunta:

Porque você não resfria agua no dia anterior a brassagem e passa ela por gravidade no chiller de imersão? Eu costumo fazer isso e resfrio o mosto em menos de 20 minutos. 20 litros de agua é suficiente pra levas de 20 litros.

Compreendi agora. Parece ser uma boa sugestão. Você resfria 20 litros em média e controla o fluxo de passagem ou permite o fluxo na capacidade da bitola do chiller? Os meus tem 7m, alumínio e são de 1/2.
 
Compreendi agora. Parece ser uma boa sugestão. Você resfria 20 litros em média e controla o fluxo de passagem ou permite o fluxo na capacidade da bitola do chiller? Os meus tem 7m, alumínio e são de 1/2.

Renato,

Meu chiller é de 15 metros com 3/8" de diametro.

Eu apenas deixo a agua correr, por gravidade, sem controle algum de vazão.

Talvez você precise de algum ajuste, talvez não, mas acho que vale ao menos um teste.

Apenas dei a sugestão porque também pensei em investir em um pré chiller ou até um chiller de placas até minha esposa surgir com esta idéia, que deu muito certo.

Pensei em usar anti congelante armazenar a solução e atingir temperaturas abaixo de zero, mas não vejo a menor necessidade em fazer isso hoje.

20 minutos é um tempo excelente, na minha opnião.

Abraço!
 
Eu pretendo usar um pré-chiller ANTERIOR ao Chiller da panela. A água já virá gelada (fria), passando no Pré-Chiller (mergulhado no gelo) e depois pelo chiller usado em Imersão que vai estar na panela.
Mas pelo que vi nos depoimentos dos colegas, fazendo com o método mais simples pra gelar o pré, já se obtém tempos bastante satisfatórios.
Eu havia lido em algum lugar que o ideal é 10min. Então, foquei em 10min.
Mas reparei agora que a maioria consegue bons resultados com 15 a 20 min.

Sobre o anticongelante, sim, principio é o mesmo com o benefício de o sal e álcool não serem tão agressivos e contaminantes.

Nunca li a respeito de 10 min ser o tempo ideal, mas sim que quanto menor o tempo, melhor. Porém 30 minutos já é um tempo suficiente.

Pretendo usar esse método mencionado por você.

Colocando dois chillers em série, onde o primeiro ficará imerso em um balde com água e gelo e o segundo imerso no mosto...

Sinceramente acredito que seja desnecessário colocar o sal e o álcool. Vou colocar água em um balde no meu freezer um dia antes da brassagem e preparar uns gelos feitos em garrafas plásticas e boa...

Se eu resfriar 30l em 20 minutos pra mim já vai estar ótimo...
 
15 a 20 min com pré-chiller imerso em gelo e água no balde? Qual a quantidade de gelo que vc gasta em média?

Fiz da seguinte maneira, e gostei muito do resultado:

Passei agua direto da torneira na temperatura ambiente, peloo chiller principal que estava dentro da panela, e apos atingir uns 45/50ºC, coloquei o outro chiller no balde com gelo e agua antes de passar no chiller principal. Ai os 45/50ºC cairam bem rapido.

Guardei a agua para reuso e foram 120ltrs
A quantidade de gelo, foram algumas garrafas pet de 2lts, que me lembro foram umas 4/5 quebrada em pedaços

Obs: a receita era pra 20 lts, mas o que foi resfriado, foram uns 17lts.
 
Mais uma Obs:

Tenho um pré de 5m e um de 10m principal, ambos em aluminio de 1/2.
 
Refazendo a pergunta:

Porque você não resfria agua no dia anterior a brassagem e passa ela por gravidade no chiller de imersão? Eu costumo fazer isso e resfrio o mosto em menos de 20 minutos. 20 litros de agua é suficiente pra levas de 20 litros.

Achei que fossem necessários muito mais do que 20 litros pra resfriar 20 litros.

Usa essa água gelada desde o inicio do resfriamento mesmo, ou começa com água corrente enquanto a temperatura do mosto ainda é alta?
 
Achei que fossem necessários muito mais do que 20 litros pra resfriar 20 litros.

Usa essa água gelada desde o inicio do resfriamento mesmo, ou começa com água corrente enquanto a temperatura do mosto ainda é alta?

Uso no começo da refrigeração, temperatura média de 80ºC, levas de 20 litros no fermentador.

Como eu disse, no meu cenário funciona. No seu, é provavel que precise de algum ajuste. Vale o teste.

Abraço.
 
Minha ideia é essa 2 chillers.

o de inox vai na panela de fervura o de alumínio num balde com água gelada e gelo que vou fazer em garrafas pet.

A ideia é por água gelada na panela de água quente, que no final da fervura vai estar desativada.

Aguá sai para uma bombinha dessas de maquina de lavar louça, vai pro chiller de alumínio no balde com água e gelo, passa pelo chiller de inox dentro do mosto e volta pra panela.

ainda não testei dessa forma.

mas já faço com 1 chiller e água gelada e gelo dentro da panela. só que como a água volta para a panela muito quente já de inicio, o gelo derrete muito rápido.
 
mas já faço com 1 chiller e água gelada e gelo dentro da panela. só que como a água volta para a panela muito quente já de inicio, o gelo derrete muito rápido.


É melhor não usar o circuito fechado, guarde a água em um balde e aproveite em outra atividade







Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Code:
Outra possibilidade seria colocar gelo triturado com alcool e sal no mesmo balde e acomodar o Chiller soterrado.

Alguém já testou as duas?



[/QUOTE]


Se a sua leva é pequena e a temperatura da sua água primária não é alta , relache.
Minha água da cisterna fica com 30•C e minha levas são entorno de 15l , em menos de 20" com uma bomba de 1/4cv e um Chiller de alumínio 15m 1/2" cai para próximo de 50•C , porém , depois deste ponto, demora muuuiuuuuito para deixar perto dos 30•C e olhe lá. Na minha primeira não estava preparado para isto, depois de 2 horas só com a bomba e água primária a 30•C não conseguia descer de 34•C, passei a Fervura semi resfriada para o fermentador e coloquei no freezer a 0•C por mais umas horas até chegar a uns 25•C e conseguir colocar as leveduras. Na minha segunda brassagem não contei conversa, arrumei uns 15 metros de cobre, bombona de 200l e 4 balde de margarina. Na véspera da brassagem enchi os balde com água e coloquei no freezer. Quando foi na hora do resfriamento, na hora q já estava perto de 54•C engatei o pre-chiller com  uma água a 0•C, em menos de 1 hora do início do resfriamento  já tinha chegado 24•C.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top