Uso de ebulidor (mergulhão)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo_CR

Active Member
Joined
Nov 26, 2014
Messages
25
Reaction score
2
Pessoal, faço levas de 10 litros e na última percebi que perdi muito tempo esperando a fervura, e esta não foi tão vigorosa quanto eu queria. Pensei então em usar esses ebulidores para dar uma ajudada (encontrei esse: http://produto.mercadolivre.com.br/...co-aquecedor-de-agua-rabo-quente-mergulho-_JM). Sendo ele na potência de 1000W, creio que seja o suficiente para os meus 10 litros, certo? Posso usá-lo em paralelo com o fogão, para acelerar o processo? Eu vi também um de 2000W um pouco mais caro, haveria vantagem/desvantagem em optar por este?

Valeu.
 
Usava um desses de 2000, só para ferver água, até ontem.
Nunca tive coragem de colocar no mosto, com medo de caramelizar .
Para água é excelente e muito rápido, só não marque bobeira de liga-lo na tomada sem contato com a água.
Coloquei ele na panela vazia e virei pra pegar o galão de água, foram só aguns segundos e o bixo explodiu...... já era !!!
 
Cara, esse tipo de ebulidor aí o ideal é só para água. Até funciona pra mosto, mas tem risco de caramelização e até queimar mosto e ficar grudado. Já testei.

O problema é que esse cara aí não é uma resistência de baixa densidade, mas sim alta densidade que nem resistência de chuveiro, só que blindado.

Abraço,
 
Cara, esse tipo de ebulidor aí o ideal é só para água. Até funciona pra mosto, mas tem risco de caramelização e até queimar mosto e ficar grudado. Já testei.

O problema é que esse cara aí não é uma resistência de baixa densidade, mas sim alta densidade que nem resistência de chuveiro, só que blindado.

Abraço,

@Guenther você sabe se existe alguma de baixa densidade que possa ser usada como essa, sem instalar na panela ?
 
Faço quinze litros no meu apartamento utilizando o fogão da cozinha. Para a brassagem utilizo BIAB com infusão, que é ir adicionando água mais quente, calculado a temperatura e volumes para atingir a temperatura necessária. Para a fervura utilizo a chama do fogão com um ebulidor de 1000w, a fervura fica bem vigorosa. Não utilize o ebulidor na brassagem, carameliza e gruda tudo.
 
Faço quinze litros no meu apartamento utilizando o fogão da cozinha. Para a brassagem utilizo BIAB com infusão, que é ir adicionando água mais quente, calculado a temperatura e volumes para atingir a temperatura necessária. Para a fervura utilizo a chama do fogão com um ebulidor de 1000w, a fervura fica bem vigorosa. Não utilize o ebulidor na brassagem, carameliza e gruda tudo.

@alexgdias quero fazer exatamente isso, mas tenho algumas duvias:
1) quanto tempo leva para começar a ferver no ebulidor + fogao?
2) usa fogo alto ou consegue usar ele no baixo?
3) ebulidor fica ligado durante toda a fervura?

Meu equipamento é de 20L, porem penso em usar um ebulidor de 800w + fogão.

valeu
 
Entre o fim da brassagem e o início da fervura demora uns 25 a 30 minutos e fico com o fogão no fogo alto e o ebulidor ligado o tempo todo.
 
Pra 20 litros eu sugiro que você pegue um de 2000W, o preço é um pouco mais alto que o de 1000W, mas pra essa quantidade acho que 2000 é mais indicado.
 
Minha panela é de 28 L e eu uso um ebulidor de 2000w tanto para aquecer a água até atingir a temperatura desejada de mosturação como para acelerar o início da fervura do mosto. Coloco minha panela no fogão ligando duas bocas e com o ebulidor o tempo de início da fervura caiu pela metade! Tiro o ebulidor assim que a fervura começa e a partir daí as duas bocas do fogão dão conta legal. Até hoje não tive problemas de caramelização mas também não fiz cervejas com OG maior de 1.065... Pode ser que com cervejas high gravity ocorra alguma caramelização porque o bichinho fica mergulhado uns bons 20 minutos antes da fervura começar pra valer...

Abraço!
 
Minha panela é de 28 L e eu uso um ebulidor de 2000w tanto para aquecer a água até atingir a temperatura desejada de mosturação como para acelerar o início da fervura do mosto. Coloco minha panela no fogão ligando duas bocas e com o ebulidor o tempo de início da fervura caiu pela metade! Tiro o ebulidor assim que a fervura começa e a partir daí as duas bocas do fogão dão conta legal. Até hoje não tive problemas de caramelização mas também não fiz cervejas com OG maior de 1.065... Pode ser que com cervejas high gravity ocorra alguma caramelização porque o bichinho fica mergulhado uns bons 20 minutos antes da fervura começar pra valer...

Abraço!



Na minha ultima brassagem utilizei dois ebulidores de 1600w, em 30L de uma barleywine de OG 1.090, ligados durante toda a fervura (90 minutos) e não tive nenhum problema de caramelização... os ebulidores sairam exatamente da mesma cor que entraram
 
Pessoal, segue a minha fervura com fogão e ebulidor juntos. No meu caso evapora 4 litros/hora. É bom saber esse índice para ajustar o setup do seu equipamento no beersmith.
uploadfromtaptalk1447116774233.jpguploadfromtaptalk1447116814714.jpg
 
@alexgdias

te liga que esses ebulidores geralmente tem uma marcação de nível máximo que pode ser mergulhado, um pouco abaixo do plástico. Dentro do plástico devem ficar as conexões elétricas, e não é interessante que isso entre em contato com o mosto. Alto risco de choques. Também, este plástico não deve ser alimentício. Deixar ele por toda a fervura a 100ºC não deve ser muito aconselhável.
 
Exatamente, a marcação deve ficar a uns 10cm abaixo do plastico, eu uso o meu pendurado em alguma coisa. Dependendo do volume da leva nem encosta no fundo.
 
Fala Pessoal tudo bom?

Meu primeiro post aqui e gostaria de tirar uma dúvida com vocês:
- Fiz no dia 02/12 minha primeira brassagem e realizei no estilo BIAB. Segui uma receita pronta para o estilo 3 panelas e adaptei para o BIAB.
A receita era para 20 Litros e quando engarrafei deu 11 Litros.
Vi que muitos tem sua decisão sobre lavagem, mas estou querendo da próxima testar fazer uma lavagem dos grãos apenas para já ir pegando experiência e comparar a eficiência.

Comprei um ebulidor 1000W e estou pensando em realizar o aquecimento da água de 72º para lavagem no balde fermentador para evitar o gasto de outra panela no momento.
Não irei encostar a resistência no balde. Vou criar um suporte para ela e controlar os limites de altura da água.

Ps: Guenther parabéns pelos posts, peguei muitas dicas com eles.

Terá algum problema de calor no material do plástico?
 
Acabei de fazer uma fervura de 5l (iniciei com 8) com um desses ebulidores de 1800W, que custou 35,00.
Foi tão forte que tive que desligar o fogão, não caramelizou. Acho que este será meu jeito oficial de fazer cerveja no apê.
Quando ficar pronta a cerveja eu volto aqui e conto como ficou.
 
Cara eu uso um de 1000. Coloco acima do fundo para não caramelizar. Essa panela tem 20 lts de mosto. Tem dado certo. As vezes que deixei apenas no fogão a fervura demorou e nao foi vigorosa como eu queria
 

Attachments

  • 2016-02-27-PHOTO-00000646.jpg
    2016-02-27-PHOTO-00000646.jpg
    254 KB · Views: 199
Back
Top