Uso de Casca de Arroz

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Zappa1

Member
Joined
Oct 9, 2015
Messages
20
Reaction score
2
Bom dia,
Procurei e não achei como usar casca de arroz durante a brassagem para ajudar na filtração e impedir o entupimento. - Caso tenha algo sobre, me desculpem a redundância.

Vou fazer minha quarta brassagem, e vamos fazer uma wit com trigo e aveia.

Com isso a chance de entupimento aumenta, sei que se usa casca de arroz para ajudar a formar uma cama de grãos boa sem entupir.

Minha dúvida é 'quando' colocar a casca de arroz.

Hoje uso fundo falso e aqueço a aguá até a temperatura para mashIn e coloco os grãos, dou uma boa mexida e não mexo mais!..
Deixo ele fazer a cama de grãos, e faço recirculação quando o fogo está ligado.

Para usar arroz, coloco já desde o inicio da brassagem?

Muito obrigado senhores.
 
Minha opinião é de que se você usar fundo falso e fizer este processo que descreveu, a possibilidade de entupir o fundo falso é praticamente nula.

Acho que casca de arroz é indicada para quem usa bazzoca e tem que ficar mexendo na cama de grãos o tempo todo.

Mas se quiser usar, pode colocar junto com os grãos, no começo da brassagem.

Uso fundo falso e faço exatamente como você descreveu, até hoje nunca tive problema de entupimento, mesmo em cervejas com 50% ou mais de trigo.

Existe uma possibilidade de entupimento com fundo falso se você usar bomba e a vazão dela estiver muito alta, aí pode compactar a cama de grãos e entupir, mesmo em cervejas sem trigo. Mas aí é problema de uso inadequado da bomba.
 
Show Antonio,

Uma pergunta, vc comentou de usar bomba. Estamos comprando uma Chugger, para fazer a recirculação e tudo mais.

Tem como fazer o controle de vazão da bomba? isso seria na saída né? para nunca deixar ficar com 'ar'.

Obrigado.
 
Show Antonio,

Uma pergunta, vc comentou de usar bomba. Estamos comprando uma Chugger, para fazer a recirculação e tudo mais.

Tem como fazer o controle de vazão da bomba? isso seria na saída né? para nunca deixar ficar com 'ar'.

Obrigado.

Eu não uso bomba, faço com canecão mesmo, porque minhas levas são pequenas (25 / 30 litros) e gosto de usar canecão.

Mas pelo que lí aqui do pessoal que usa bomba, você está correto, controle de vazão sempre na saída da bomba.

Talvez alguém que usa bomba possa confirmar.
 
Show Antonio,

Uma pergunta, vc comentou de usar bomba. Estamos comprando uma Chugger, para fazer a recirculação e tudo mais.

Tem como fazer o controle de vazão da bomba? isso seria na saída né? para nunca deixar ficar com 'ar'.

Obrigado.
Sim, controle de vazão somente na saída da Chugger, se colocar antes da entrada vai queimar a bomba. Há quem inclusive coloque uma válvula para regular a vazão de saída, se não me engano a WE vende uma válvula específica pra isso mas nada impede de você adaptar qualquer uma.
 
Eu adaptei, coloquei na saida uma torneira de valvula esfera.
 
Bom dia,
Procurei e não achei como usar casca de arroz durante a brassagem para ajudar na filtração e impedir o entupimento. - Caso tenha algo sobre, me desculpem a redundância.

Vou fazer minha quarta brassagem, e vamos fazer uma wit com trigo e aveia.

Com isso a chance de entupimento aumenta, sei que se usa casca de arroz para ajudar a formar uma cama de grãos boa sem entupir.

Minha dúvida é 'quando' colocar a casca de arroz.

Hoje uso fundo falso e aqueço a aguá até a temperatura para mashIn e coloco os grãos, dou uma boa mexida e não mexo mais!..
Deixo ele fazer a cama de grãos, e faço recirculação quando o fogo está ligado.

Para usar arroz, coloco já desde o inicio da brassagem?

Muito obrigado senhores.

RECOMENDO fortemente o momento correto de colocar a palha de arroz: NUNCA... Nunca usar essa porcaria... Por problemas com moagem muito fina, fui aconselhado a usar a palha de arroz para diminuir o entupimento do fundo falso.

Fiz o teste em uma brassagem de cerveja 100% malte pilsen moido fino. No final da brassagem, fiz a cama de palha de arroz, e adicionei a água para completar o fundo falso, a 76 graus C e continuei o processo.

Ajudou a não entupir? Sim, um pouco, e ao invés de entupir 5 ou 6 vezes, entupiu apenas 2.

Após a fervura e resfriamento, separei o mosto em duas partes. Parte fermentada com W34/70, e outra parte com fermento lama de ALE NOTINGAM.
Como a fermentação ALE acabou antes, acabei experimentando antes, e percebi um gosto estranho de arreio suado. Botei a culpa no fermento e fiquei aguardando a fermentação LAGER acabar. Depois de 3 semanas de maturação, fui provar a LAGER, e estava com o MESMO gosto de colchão de pensão da ALE.

Imaginando que poderia ser devido ao uso de casca de arroz, hoje peguei uma panela pequena, aqueci água a 76 graus e apaguei o fogo, adicionando um punhado de palha de arroz. O resultado é esse chá de ninho de passarinho morto da foto, com o mesmo gosto ruim da cerveja.

Entendo que pode haver gente com experiencias positivas, mas pode ser devido a outro tipo de palha de arroz. Mas como não dá para garantir a "qualidade" da palha de arroz, não pretendo utilizar mais, e nem recomendo a ninguém que o faça.

Resultado: o ralo de casa vai curtir os 44 litros da cerveja LAGER RICE FART para comemorar o fim de ano.

Fábio Rolfsen
 

Attachments

  • WP_20151223_13_07_56_Pro.jpg
    WP_20151223_13_07_56_Pro.jpg
    73.3 KB · Views: 168
RECOMENDO fortemente o momento correto de colocar a palha de arroz: NUNCA... Nunca usar essa porcaria... Por problemas com moagem muito fina, fui aconselhado a usar a palha de arroz para diminuir o entupimento do fundo falso.

Fiz o teste em uma brassagem de cerveja 100% malte pilsen moido fino. No final da brassagem, fiz a cama de palha de arroz, e adicionei a água para completar o fundo falso, a 76 graus C e continuei o processo.

Ajudou a não entupir? Sim, um pouco, e ao invés de entupir 5 ou 6 vezes, entupiu apenas 2.

Após a fervura e resfriamento, separei o mosto em duas partes. Parte fermentada com W34/70, e outra parte com fermento lama de ALE NOTINGAM.
Como a fermentação ALE acabou antes, acabei experimentando antes, e percebi um gosto estranho de arreio suado. Botei a culpa no fermento e fiquei aguardando a fermentação LAGER acabar. Depois de 3 semanas de maturação, fui provar a LAGER, e estava com o MESMO gosto de colchão de pensão da ALE.

Imaginando que poderia ser devido ao uso de casca de arroz, hoje peguei uma panela pequena, aqueci água a 76 graus e apaguei o fogo, adicionando um punhado de palha de arroz. O resultado é esse chá de ninho de passarinho morto da foto, com o mesmo gosto ruim da cerveja.

Entendo que pode haver gente com experiencias positivas, mas pode ser devido a outro tipo de palha de arroz. Mas como não dá para garantir a "qualidade" da palha de arroz, não pretendo utilizar mais, e nem recomendo a ninguém que o faça.

Resultado: o ralo de casa vai curtir os 44 litros da cerveja LAGER RICE FART para comemorar o fim de ano.

Fábio Rolfsen

Amigo, vou relatar uma experiência completamente diferente da sua!

Usei palha de arroz em uma Witbier com muito cereal sem casca e o resultado foi muito bom.

Primeira coisa que fiz, recomendação de um amigo mestre-cervejeiro foi: lave bem as cascas de arroz antes de colocar na mostura. Não perguntei o motivo, apenas o fiz, e a água que saía dessa lavagem era esbranquiçada, lavei essas cascas umas 2-3 vezes até a água sair incolor.

Durante a mosturação adicionei as cascas junto com os grãos e funcionou muito bem. Porém para mim o mais importante é: durante a circulação e a lavagem você deve ser muito cuidadoso com a vazão do líquido. Quanto menos você abrir a torneira (ou vazão da bomba para os que usam) melhor, pois você evita que se crie um vácuo, que pode dificultar e muito a vazão do líquido.

Outro ponto importante é a solubilidade do mosto, ajuda você fazer um mash out, aumentando a temperatura da água e deixando o msoto "menos denso".

Eu uso bazooka.
 
Ipera,

Esqueci de mencionar que lavei a palha de arroz, trocando a água várias vezes, e por ultimo ainda passei uma água quente, a uns 50 graus...

E foi feito mash out também.

Deve ter muita diferença entre as palhas de arroz, mais novas velhas, sujas...

Fábio Rolfsen
 
Olá pessoal,

achei interessante este método. Mas eu gostaria de saber quanto eu devo usar por quilo de trigo não malteado?

Reynaldo
 
RECOMENDO fortemente o momento correto de colocar a palha de arroz: NUNCA... Nunca usar essa porcaria... Por problemas com moagem muito fina, fui aconselhado a usar a palha de arroz para diminuir o entupimento do fundo falso.

Fiz o teste em uma brassagem de cerveja 100% malte pilsen moido fino. No final da brassagem, fiz a cama de palha de arroz, e adicionei a água para completar o fundo falso, a 76 graus C e continuei o processo.

Ajudou a não entupir? Sim, um pouco, e ao invés de entupir 5 ou 6 vezes, entupiu apenas 2.

Após a fervura e resfriamento, separei o mosto em duas partes. Parte fermentada com W34/70, e outra parte com fermento lama de ALE NOTINGAM.
Como a fermentação ALE acabou antes, acabei experimentando antes, e percebi um gosto estranho de arreio suado. Botei a culpa no fermento e fiquei aguardando a fermentação LAGER acabar. Depois de 3 semanas de maturação, fui provar a LAGER, e estava com o MESMO gosto de colchão de pensão da ALE.

Imaginando que poderia ser devido ao uso de casca de arroz, hoje peguei uma panela pequena, aqueci água a 76 graus e apaguei o fogo, adicionando um punhado de palha de arroz. O resultado é esse chá de ninho de passarinho morto da foto, com o mesmo gosto ruim da cerveja.

Entendo que pode haver gente com experiencias positivas, mas pode ser devido a outro tipo de palha de arroz. Mas como não dá para garantir a "qualidade" da palha de arroz, não pretendo utilizar mais, e nem recomendo a ninguém que o faça.

Resultado: o ralo de casa vai curtir os 44 litros da cerveja LAGER RICE FART para comemorar o fim de ano.

Fábio Rolfsen

Bom dia,

Apenas reativei este assunto para dar uma pequena contribuição.
Sempre que buscarem casca de arroz, procurem de arroz parboilizado, pois esse tipo de arroz passa por um processamento térmico, onde ele é pre fervido (antes de retirar a casca), no caso do arroz que eu peguei, ele ficou 6 horas a 65C para depois ser seco e retirado a casca. Ou seja, a casca do arroz parboilizado já recebe um tipo de 'lavagem' e eu fiz uma pequena infusão em água, onde pude notar que fica um leve aroma de chá (herbal mesmo), e no retrogosto um leve sabor da farinha (amido), duas coisas que não irão contribuir com os aromas bem mais presentes de malte, lúpulo, álcool e demais subprodutos de fermentação.

Boas brassagens.
Abraço!
 
Back
Top