Uso de antibiótico no starter e lavagem da "lama"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Masiero

Well-Known Member
Joined
Aug 27, 2014
Messages
119
Reaction score
39
Saudações companheiros,

Recentemente assististi um vídeo do Jamal no youtube comentando que é uma pratica comum usar o antibiótico Ampicilina na concentração de 50ppm na seleção/purificação de culturas in vitro (placa de petri).

Pensei em fazer um teste com 2 litros de lama que pretendo lavar e reaproveitar. Será que adicionar o antibiótico deixaria minha colonia mais "pura"?

O que pensam a respeito? Alguem ja testou? Será que posso selecionar/"criar" super bactérias?

Minha esposa é obstetra e falou que a dosagem que eu pensei em usar 50ppm é a mesma recomendada para bebês (50ppm/kg/dia). Então concluo que não seria prejudicial para a saúde pois seria uma subdosagem, que ainda seria diluido em 40 litros de mosto, fermentado etc... Para um medicamento com meia vida de 2 horas penso que praticamente nada restará na cerveja...
 
Saudações companheiros,

Recentemente assististi um vídeo do Jamal no youtube comentando que é uma pratica comum usar o antibiótico Ampicilina na concentração de 50ppm na seleção/purificação de culturas in vitro (placa de petri).

Pensei em fazer um teste com 2 litros de lama que pretendo lavar e reaproveitar. Será que adicionar o antibiótico deixaria minha colonia mais "pura"?

O que pensam a respeito? Alguem ja testou? Será que posso selecionar/"criar" super bactérias?

Minha esposa é obstetra e falou que a dosagem que eu pensei em usar 50ppm é a mesma recomendada para bebês (50ppm/kg/dia). Então concluo que não seria prejudicial para a saúde pois seria uma subdosagem, que ainda seria diluido em 40 litros de mosto, fermentado etc... Para um medicamento com meia vida de 2 horas penso que praticamente nada restará na cerveja...

Essa prática faz parte da maioria dos protocolos de culturas de leveduras, células animais e até mesmo bactérias. A questão é que estes tipos de antibióticos não são encontrados em farmácias são caros e vc realmente precisa de técnicas, experiência equipamentos específicos e principalmente, descartes adequados.
Por isso não acho q seria viável a utilização deste tipo de antibióticos em casa.
 
Então, é usado sim pra seleção de leveduras e células alguns antibióticos, ampicilina, kanamicina, neomicina e outras. Como foi dito, as versões de laboratório são caras, mas algumas de farmácia tb podem ser usadas..

A questão é que serve num momento inicial de trabalho, evitar contaminação em uma fase na qual a levedura não está atuando (elas se dividem mais devagar do q uma bactéria).

Quando solúvel, em solução como meio de cultura, esses compostos acabam sendo degradados pela temperatura e luz, e ainda podem ser biotransformada, dependendo do composto.

Acho uma ótima estratégia pra isolamento e trabalhar com colônias em placas, mas usar em starter não vai fazer diferença prática , sendo que boas práticas de sanitização vão compensar muuito mais. Só o uso de uma panela de pressão ao invés de ferver somente, já melhora muito as condições pra levedura, dando um ambiente estéril pra ela.

Sobre gerar bactérias resistentes: algum contaminante sempre sobra, mesmo se usar antibiótico, ele é um agente seletor.. e pode se desenvolver mais tarde lá na cerveja. Aí a coisa fica mais complicada.. uma vez que se vai ingerir isso.. e algumas contaminações podem ser de cepas de e coli, acetobacter, prejudicar a saúde.. e ai vem a questão:

Eu já tive problema de estômago com cerveja artesanal (comercial ainda)..
Só imagine uma situação: alguma pessoa com problemas de imunidade (estresse, doença, sistema imune ruim) toma a breja, fica com gastroenterite (que n se resolveu espontaneamente) e precisa tomar antibiótico. Qual vão receitar? obviamente algum de amplo espectro.. que é bem possivel que já tenha certa resistencia. Não que vá criar "super bactérias", esse conceito é bem mais complexo, mas que vai prejudicar a saúde, vai; Isso foi só uma hipótese, ainda que mesmo que tenha chance baixa, pode ocorrer.
 
e só um adendo ali:a questão da meia-vida do antibiótico normalmente leva em consideração absorção, biotransformação in vivo (no figado normalmente) e excreção dele, então em vitro a meia vida (tempo pra chegar a metade da concentração) dele pode ser bem diferente
 

Latest posts

Back
Top