umedecer o malte antes da moagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joseclaudio

Member
Joined
Sep 10, 2014
Messages
9
Reaction score
0
Bom dia colegas.
Seria indicado ou não.Apenas deixar o malte de molho até "chupar" toda água,e depois moer,diminuiria a nuvem de pó,que mesmo controlada acredito que gere alguma perda.
Valeu....
Zé Claudio.
 
Bom dia colegas.
Seria indicado ou não.Apenas deixar o malte de molho até "chupar" toda água,e depois moer,diminuiria a nuvem de pó,que mesmo controlada acredito que gere alguma perda.
Valeu....
Zé Claudio.

Zé Claudio, eu conheço pessoas que usam moinho de discos (eu tb uso) e antes de moer borrifam um pouco de água no malte. Mas só borrifam, não deixam o malte de molho.
Eu não faço isso.
 
Experimente umedecer uma toalha e colocar ao redor do moedor (de discos), já vai diminuir bastante a poeira.
 
Eu costumo umedecer antes da moagem (o melhor é borrifar, mas também já salpiquei com as mãos). Reduz mesmo a nuvem, mas aumenta a quantidade de pó que fica presa no moedor e o risco de travamento. Eu ainda não tenho medidas sobre o efeito disso na eficiência.
Estou chegando à conclusão que o melhor com moinho de discos é passar os grãos por mais de uma moagem, com os discos bem folgados. Isso sim fez uma bela diferença na eficiência.
 
Back
Top