Um pacote de fermento para levas de 5L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MLiborio

Well-Known Member
Joined
Mar 21, 2016
Messages
103
Reaction score
15
Olá pessoal.
Pequena dúvida.
Terei problemas em usar todo um pacote de fermento seco para levas de 5L? (fermentis ou mangrove)
Não fico confortável em armazenar o pacote aberto.
Seria considerado superdosagem?
*faço hidratação.
 
entre 1048 e 1058.

Seria um Overpitching de praticamente o dobro do necessário...

Eu não vejo problema algum em fechar o pacotinho e usar a outra metade depois...

Quando faço isso, sanitizo o pacotinho e enrolo em uma folha de papel alumínio sanitizada, tentando deixar o mínimo de ar dentro do pacotinho...Já usei fermento dessa forma com um mês de guarda (dentro da geladeira obviamente)...

Se mesmo assim não ficar confortável, joga o fermento no mosto, direto sem hidratar, pois a estimativa é que metade das células morram e aí você estaria com a quantidade de células correta.
 
Eu sempre guardei pacote pela metade, sem problemas. Só dobrar umas duas vezes e fechar bem com fita adesiva.
 
Eu também guardo.
Tenho os mesmos cuidados que o tomazela.
Mas sempre fica a pulga atrás da orelha.
Caso utilize o pacote todo, essa quantidade é suficiente para gerar características indesejáveis a cerveja?
 
Eu também guardo.
Tenho os mesmos cuidados que o tomazela.
Mas sempre fica a pulga atrás da orelha.
Caso utilize o pacote todo, essa quantidade é suficiente para gerar características indesejáveis a cerveja?

Isso tudo depende muito da levedura...
Normalmente os efeitos de overpitching têm muito menos chance de aparecer do que com underpitching...
 
Back
Top