Trub - Whirlpool - resfriamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FranciscoDS

Well-Known Member
Joined
Jan 15, 2014
Messages
70
Reaction score
19
Nas minhas brassagens estou procedendo da seguinte forma:
3 minutos antes do fim da fervura mergulho o chiller no mosto para esteriliza-lo. Como vou fazer o whirlpool com o Schiller dentro da aula panela?
Outra duvida: O trub gerado pelo whirlpool vai se juntar ao cold break e ficar no fundo da panela apos a trasfega para o fermentador, ou devo remover o trub do whirpool antes do resfriamento?

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
 
O mais recomendado é tu resfriar o mosto até a temperatura desejada o mais rapido possivel, tirar o chiller, fazer o whirlpool, esperar decantar e então transferir para o fermentador deixando o trub na panela.
Assim tu evita a oxidação do mosto quente, a perda de controle sobre IBU e aroma.
 
O mais recomendado é tu resfriar o mosto até a temperatura desejada o mais rapido possivel, tirar o chiller, fazer o whirlpool, esperar decantar e então transferir para o fermentador deixando o trub na panela.
Assim tu evita a oxidação do mosto quente, a perda de controle sobre IBU e aroma.
Peraí.... depende do caso.

Existem duas técnicas básicas:

1) Fazer whirlpool, esperar uns 15 minutos, resfriar.

- Vantagens: o trub normalmente se forma um pouco melhor a quente porque não está misturado diretamente com o cold-break (o cold-break cai por cima depois).
- Desvantagens: em cervejas onde fazemos adições de lúpulo consideráveis ao final, perdemos uma parte do aroma.

2) Resfriar, fazer whirlpool, e aguardar uns 15 (ou mais) minutos.

- Vantagens: mantem melhor o aroma dos lúpulos ou outras coisas adicionadas ao final.
- Desvantagens: é mais complicado de conseguir uma boa formação de trub, mas se fizer tudo certo, se forma muito bem também.

Ou seja, quando eu faço IPAs, resfrio antes do whirlpool.

Quando faço Irish Reds ou Strong Scotchs, resfrio depois, pois elas não devem ter aroma de lúpulo nem adições do final mesmo.

A partir disso, é tu que tens que decidir qual técnica usar ou qual técnica tu consegues fazer funcionar melhor. Eu uso as duas.

Abraço,
 
Só falei que é o mais recomendado, pois aprendendo a fazer o whirpool certinho de acordo com o metodo resfriar, whirpool e aguardar tu elimina a desvantagem.
E no primeiro modo também tem o problema de aeração do mosto quente e se tampar a panela DMS.
No caso da strong scoth que tu mencionou que faz o resfriamento depois tu não tens medo de passar o IBU ainda mais se tiveres trabalhando com o limite mais alto de amargor?
 
Peraí.... depende do caso.

Existem duas técnicas básicas:

1) Fazer whirlpool, esperar uns 15 minutos, resfriar.

- Vantagens: o trub normalmente se forma um pouco melhor a quente porque não está misturado diretamente com o cold-break (o cold-break cai por cima depois).
- Desvantagens: em cervejas onde fazemos adições de lúpulo consideráveis ao final, perdemos uma parte do aroma.

2) Resfriar, fazer whirlpool, e aguardar uns 15 (ou mais) minutos.

- Vantagens: mantem melhor o aroma dos lúpulos ou outras coisas adicionadas ao final.
- Desvantagens: é mais complicado de conseguir uma boa formação de trub, mas se fizer tudo certo, se forma muito bem também.

Ou seja, quando eu faço IPAs, resfrio antes do whirlpool.

Quando faço Irish Reds ou Strong Scotchs, resfrio depois, pois elas não devem ter aroma de lúpulo nem adições do final mesmo.

A partir disso, é tu que tens que decidir qual técnica usar ou qual técnica tu consegues fazer funcionar melhor. Eu uso as duas.

Abraço,

mas para os que usam chiller de placas, tem que fazer o whirpool a quente sempre né?
 
Na verdade não, eu uso chiller de placas e resfrio antes de fazer o whirlpool. Tiro pela valvula pra bomba, da bomba pro chiller, do chiller pra valvula no meio da panela com um cotovelo dentro que ja vai fazendo um whirlpool de leve, quando chego a 40 graus paro tudo faço um whirlpool forte espero 15 min e ligo a bomba porém agora colocando o mosto no fermentador.
 
Sim, com chiller de placas pode acontecer. Já vi acontecer, inclusive.. mas é dificil. Com contra-fluxo já é quase impossível.
 
Então posso começar a circular pelas placas já durante a fervura para sanitizar tbm?

Sem medo de entupir?
 
Sim. Muita gente nos EUA faz isso.

NO ENTANTO, eu não confio.. pois certamente, mesmo com recirculação constante, e sem ter água circulando do chiller, muito calor se perde e certamente o teu chiller não será "fervido", o que efetivamente não garante uma sanitização tal qual se tu colocasse o chiller numa panela e fervesse ele inteiro imerso em água.

Abraço,
 
Peraí.... depende do caso.

Existem duas técnicas básicas:

1) Fazer whirlpool, esperar uns 15 minutos, resfriar.

- Vantagens: o trub normalmente se forma um pouco melhor a quente porque não está misturado diretamente com o cold-break (o cold-break cai por cima depois).
- Desvantagens: em cervejas onde fazemos adições de lúpulo consideráveis ao final, perdemos uma parte do aroma.

2) Resfriar, fazer whirlpool, e aguardar uns 15 (ou mais) minutos.

- Vantagens: mantem melhor o aroma dos lúpulos ou outras coisas adicionadas ao final.
- Desvantagens: é mais complicado de conseguir uma boa formação de trub, mas se fizer tudo certo, se forma muito bem também.

Ou seja, quando eu faço IPAs, resfrio antes do whirlpool.

Quando faço Irish Reds ou Strong Scotchs, resfrio depois, pois elas não devem ter aroma de lúpulo nem adições do final mesmo.

A partir disso, é tu que tens que decidir qual técnica usar ou qual técnica tu consegues fazer funcionar melhor. Eu uso as duas.

Abraço,

Guenther,

Eu recomendo uma terceira técnica que elimina totalmente a necessidade de whirlpool. Eu tenho um dip tube com um hop stopper na minha panela de fervura. Assim que eu termino a fervura, já começo a drenar o mosto pelo hop stopper, passando pelo chiller de placas direto pro fermentador.

As vantagens que eu vejo nessa técnica são:
1. eliminar totalmente a necessidade de fazer o whirlpool;
2. poder resfriar o mosto o mais rápido possível evitando problemas de contaminação e melhorando bastante a formação do cold break.
3. Todo o trub e hot break ficam pra trás. O mosto saí perfeito, muito límpido.
4. O cold break se forma no fermentador, mas decanta rapidamente e pode ser removido (se necessário, eu nunca removi e nunca tive problemas com chill haze nas minhas cervejas)
5. A perda de mosto pro trub é mínima. Em bateladas de 40 litros, só perco o que fica absorvido mesmo pelo trub e não tem como drenar.

As desvantagens:
1. Nunca vi a venda no Brasil. Comprei uma tela de inox com malha de 0,43mm e tive que costurar eu mesmo.
2. No final, tem que ficar de olho pra não drenar o mosto rápido demais e puxar ar pelo hop stopper, quebrando o sifonamento.

Abraço,
 
E nao entope?
sempre ouvi que essas coisas entopem a cada 5 segundos ahahah


De qualquer modo, para resfriar não é mais eficiente devolver o mosto resfriado para a panela de fervura? deixando o mosto resfriar como um todo volatilização de aroma?
 
Rodrigo por acaso tu tem uma foto do hop stopper que tu fizeste?
Ele ja entupiu?

Tava entendendo tudo até que tu falou em sinfonamento, tu não retira o mosto pelo dip tube que esta numa valvula no fundo da panela?
 
E nao entope?
sempre ouvi que essas coisas entopem a cada 5 segundos ahahah


De qualquer modo, para resfriar não é mais eficiente devolver o mosto resfriado para a panela de fervura? deixando o mosto resfriar como um todo volatilização de aroma?

Cara, o problema de entupir ocorre por não saber usar direito o hop stopper ou por usar uma malha com furos muito pequenos. Antes de fazer o hop stopper eu pesquisei bastante na internet pra ver qual a malha de inox eu deveria comprar. Acabei decidindo por comprar a malha com furos de 0,43mm, pois li que malhas menores davam problema de entupimento e maiores passava um pouco de trub. E deu muito certo, nesse tamanho não passa nada de trub e não entope.

Só tive problema com entupimento na primeira vez que usei (minha primeira brassagem também, então imagina a minha ignorância e a confusão que foi). Em vez de mandar o mosto direto pro fermentador, resolvi recircular pra panela de fervura pra só mandar pro fermentador depois de frio. Aí não teve jeito: mosto frio + trub + hot break + cold break entope mesmo! Demorei umas 2h pra conseguir drenar tudo. Mas depois vi que tinha feito isso errado e que o certo era mandar direto pro fermentador e nunca mais tive nenhum problema de entupimento.

Então se usar hop stopper não como retornar o mosto pra panela de fervura. Tem que ir direto pro fermentador. E pelo que eu sei você não perde aroma do lúpulo fazendo assim, acho que até é melhor.

Rodrigo por acaso tu tem uma foto do hop stopper que tu fizeste?
Ele ja entupiu?

Tava entendendo tudo até que tu falou em sinfonamento, tu não retira o mosto pelo dip tube que esta numa valvula no fundo da panela?

Sim, retiro pelo dip tube com o hop stopper pelo fundo da panela, mas como o hop stopper é bastante eficiente na filtragem, quando o nível do mosto baixa na panela e uma parte do hop stopper fica descoberto, o ar passa pela malha do hop stopper mais rápido do que o mosto e assim se você não reduzir a velocidade de drenagem pode puxar ar pelo dip tube e interromper a drenagem.

Segue foto da minha panela de fervura com o hop stopper no fundo, abaixo da resistência elétrica.

Abraço,
 

Attachments

  • IMG_1384.jpg
    IMG_1384.jpg
    30.4 KB · Views: 695
Legal Rodrigo, é ótimo tu postar isso pois tem muita gente interessada.

EU, continuo não gostando. Pra ti podes funcionar, mas sinceramente, pra uso com pellets, a cada 10 que vi até hoje, 8 não funcionam direito.

Mas pra mim, sinceramente, o que define o fato de eu não gostar é que fazendo whirlpool direito a perda é mínima também.

Além disso, existem outras técnicas mais seguras e "naturais", como usar anéis no fundo da panela para que o cone de trub fique represado. Isso é usado por muitas cervejarias.

Abraço,
 
Eu tenho usado uma peneira de inox na saída da válvula...

Retém bastante trub, e quando a peneira "entope" fecho a válvula e jogo o trub fora
 
Deixa eu "meio" que ressucitar este tópico, se me permitem...

1) Fazer whirlpool, esperar uns 15 minutos, resfriar.

2) Resfriar, fazer whirlpool, e aguardar uns 15 (ou mais) minutos.

Pensando no chiller de imersão:

Sei que uma galera usa whirlpool com bomba tendo o chiller de imersão dentro da panela, mas o whirlpool de colher com o chiller imerso não daria certo por não permitir uma movimentação suficientemente vigorosa? Há algum outro problema?

Pensando na opção 1 citada, "Fazer whirlpool, esperar uns 15 minutos, resfriar", mata uma facilidade que é deixar o chiller fervendo nos últimos minutos para ajudar na sanitização.

Por fim, se der para fazer com o chiller imerso, existe problema em fazer o whirlpool durante o resfriamento? Vai resfriar mais rápido, mas pode interferir na formação do cone?

Valeu!
 
Deixa eu "meio" que ressucitar este tópico, se me permitem...



Pensando no chiller de imersão:

Sei que uma galera usa whirlpool com bomba tendo o chiller de imersão dentro da panela, mas o whirlpool de colher com o chiller imerso não daria certo por não permitir uma movimentação suficientemente vigorosa? Há algum outro problema?

Pensando na opção 1 citada, "Fazer whirlpool, esperar uns 15 minutos, resfriar", mata uma facilidade que é deixar o chiller fervendo nos últimos minutos para ajudar na sanitização.

Por fim, se der para fazer com o chiller imerso, existe problema em fazer o whirlpool durante o resfriamento? Vai resfriar mais rápido, mas pode interferir na formação do cone?

Valeu!
Fazer whirlpool durante o resfriamento com chiller de imersão (whirlpool feito com bomba, por exemplo) funciona PERFEITAMENTE.

Abraço,
 
Ah sim, eu sei, mas a questão é se vocês já tentaram isso com a colher... :)
 
Aí eu já acho demais.... inviável.

Eu sigo uma premissa que é o seguinte: "Quanto a coisa tá muito difícil de fazer, é porque tá ERRADO."

Ou seja, nesse caso, faça o whirlpool antes, espere decantar, e depois coloque o chiller lentamente para não desmanchar o cone.

Ou, se for uma cerveja com muito lúpulo de aroma e adições pós final da fervura, resfrie primeiro, e depois faça o whirlpool com o chiller fora.

Abraço,
 
Opa Gunther, me tira uma duvida então. To querendo fazer o resfriamento com chiler de imersão juntamente com o whirlpool, minha ideia seria em outro balde cheio dágua deixar outro chiler dentro e por para congelar.
Aí passaria a água da torneira nesse pré chiller para essa água bem fria passar no chiller de imersão que tá na panela. Assim creio que vai esfriar ben rápido. Sendo assim o melhor é fazer o whirlpool pela bomba durante todo resfriamento?

Abraço Fernando
 
Fazer whirlpool durante o resfriamento com chiller de imersão (whirlpool feito com bomba, por exemplo) funciona PERFEITAMENTE.

Abraço,

Opa Gunter me tira uma duvida então. Quero fazer o whirlpool com bomba junto com o resfriamento com chiller de imersão. Minha ideia é fazer um pré chiller dentro de um balde com água e por pra congelar no dos anterior. Aí passaria a água da torneira nesse pré chiller para depois Passat no chiller de imersão na panela. Minha dúvida é se o melhor e deixar o whirlpool rolando durante todo o processo?

Valeu
Fernando
 
Depois o Guenther te responde também, mas vou te dar o meu relato.

Um pré chiller vai ajudar a baixar principalmente quando o mosto já estiver perto dos 30 graus. Pra baixar de 100 até 30, digamos, a água da torneira manda bem. Um pré chiller ajuda, lógico, mas também da mais trabalho. Eu por enquanto aboli o pré chiller do meu processo. Talvez quando estiver mais calor, ele seja necessário de novo, pois a água da torneira vai estar mais quente.

O que mudou minha vida em termos de resfriamento, foi o novo chiller que fiz, de 1/2 polegada (dica do Guenther também). Aí respondendo a tua pergunta, sim, o whirpool rolando durante todo o resfriamento ajuda muuuito. Eu não faço com bomba, faço com a pá mesmo (muito menos eficiente que com a bomba). E mesmo assim estou bem satisfeito. Não tenho os números exatos, mas baixo 25 litros pra baixo de 40 graus em 10 minutos.

Abraços
 
Não tem exatamente um projeeeto. Hehehe.
É um tubo de alumínio de 15 metros de 1/2 polegada enrolado com o diâmetro um pouco maior que o de um postmix.
 
Depois o Guenther te responde também, mas vou te dar o meu relato.

Um pré chiller vai ajudar a baixar principalmente quando o mosto já estiver perto dos 30 graus. Pra baixar de 100 até 30, digamos, a água da torneira manda bem. Um pré chiller ajuda, lógico, mas também da mais trabalho. Eu por enquanto aboli o pré chiller do meu processo. Talvez quando estiver mais calor, ele seja necessário de novo, pois a água da torneira vai estar mais quente.

O que mudou minha vida em termos de resfriamento, foi o novo chiller que fiz, de 1/2 polegada (dica do Guenther também). Aí respondendo a tua pergunta, sim, o whirpool rolando durante todo o resfriamento ajuda muuuito. Eu não faço com bomba, faço com a pá mesmo (muito menos eficiente que com a bomba). E mesmo assim estou bem satisfeito. Não tenho os números exatos, mas baixo 25 litros pra baixo de 40 graus em 10 minutos.

Abraços

Galera, me perdi.
1- O que é pré-chiller ?
2- Como é esse chiller de 1/2 pol.? é um chiller de imersão mais grosso ?
3- Alguém tem um passo de como fazer um chiller de contra-fluxo ? Disseram que é extremamente eficiente.
 
Galera, me perdi.
1- O que é pré-chiller ?
2- Como é esse chiller de 1/2 pol.? é um chiller de imersão mais grosso ?
3- Alguém tem um passo de como fazer um chiller de contra-fluxo ? Disseram que é extremamente eficiente.

1 - Pré-chiller seria como a imagem abaixo:
2 - Sim, de imersão de feito com tubo de 1/2 pol.
3 - Segue video explicando como fazer: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=KkiqBVnvBEI[/ame]
 

Attachments

  • pre-chiller-diagram.png
    pre-chiller-diagram.png
    81.6 KB · Views: 205
Galera fiz um pré chiller dentro de um balde com água e puz pra congelar. Aí usei um chiller de imersão. Em 2 minutos abaixou para 55 graus em 20 minutos para 27 graus e em 30 para 23 graus.
 
Eu tenho uma duvida, não sei se tem respondida e eu passei batido.
Com adição de lúpulo a 0 min, faz diferença o momento do whirpool?
 
Olha... eu não sou tão experiente assim, mas pelo que percebi e li em outros lugares, a adição de lúpulo a 0 minutos serve para extrair aromas e eles vão sim ganhar volume rápido (mesmo que vc resfrie em 10 min o mosto).

Por isso acho que o whirlpool deve ser feito normalmente, talvez dê 60 segundos após a adição para fazer o whirlpool.
 
Estou pensando em começar a fazer o whirlpool usando a bomba e passando o mosto por um chiller de 30 placas. Minha dúvida é: instalar uma valvula para entrada do mosto um pouco acima da valvula de saida e um cotovelo interno é suficiente? ou precisaria de um caninho ou coisa parecida?
 
Pessoal lendo as respostas aí, como é feito esse whirlpool com bomba? Seria a bomba de recirculacao?

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
Maldito trub ... :p

Ja tentei de todo jeito (4 brassagens) e não saiu direito o whirlpool ainda, mesmo usando whirlfloc.
 
O problema de fazer o whirlpool usando a bomba e o chiller de placas é a quantidade de material que vai parar dentro do seu chiller....depois para limpar vai ser complicado.
 
O problema de fazer o whirlpool usando a bomba e o chiller de placas é a quantidade de material que vai parar dentro do seu chiller....depois para limpar vai ser complicado.
Li todo o tópico e vou tentar uma nova abordagem em breve... Vou fazer o resfriamento junto com whirpool circulando o mosto quente pela espiral do meu herms (hlt) q nesse momento estará cheia de gelo. Qd chegar a temperatura desejada eu paro a bomba espero a circulação do líquido parar e aí ligo a bomba denovo só q agora drenando para o fermentador. Posto depois os resultados!

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
 
Maldito trub ... :p

Ja tentei de todo jeito (4 brassagens) e não saiu direito o whirlpool ainda, mesmo usando whirlfloc.

Whirlpool serve somente para formar cone de partículas de lúpulo no meio da panela. As proteínas aglutinadas dificilmente formam cone, e se formam algo parecido, dissolvem rapidamente, usando ou não whirlfloc. O whirlfloc não aumenta o "sucesso" do whirlpool, apenas da aglutinação e decantação de proteínas... Se vc quer uma decantação maior de proteínas no fundo da panela, deixa o mosto parado por mais tempo depois do resfriamento.
 
Li todo o tópico e vou tentar uma nova abordagem em breve... Vou fazer o resfriamento junto com whirpool circulando o mosto quente pela espiral do meu herms (hlt) q nesse momento estará cheia de gelo. Qd chegar a temperatura desejada eu paro a bomba espero a circulação do líquido parar e aí ligo a bomba denovo só q agora drenando para o fermentador. Posto depois os resultados!

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk

Vou fazer isso tb, só que usando um chiller de contra fluxo.
 
Back
Top