Trigo não maltado no BeerSmith

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, encontrei e comprei trigo em grãos não maltado no supermercado para a minha receita de witbier que farei no sábado.

A pergunta que não quer calar: como simular isso no BeerSmith?

Será que a melhor opção é considera-lo como trigo em flocos (wheat flaked)?

SDS,

Fabiano da Mata
 
Outra questão relacionada ao assunto: Há diferença entre trigo não maltado e trigo em flocos (não maltado)? Eu testei os dois tipos em uma simulação, peguei 100g da cada e coloquei em panelas com agua a 65º em cada. A densidade do flocos foi de 1,5 brix no refratrometro, enquanto o trigo em graos foi de apenas 0,5 brix. Então conclui que a eficiencia do em flocos é melhor, agora quanto a ajuda na formação de espuma das cevas não sei se dá alguma diferença.
Alguem saberia dizer se da alguma diferença usando flocos ou grão in natura?
 
Cara essa diferença é devido ao fato dos flocos já estarem gelatinizados, dai o açúcar está mais "disponível" digamos assim...

E pro malte de trigo vc teria que ter uma rampa tb entre 40-45 graus inicialmente... Talvez assim não tivesse tanta diferenca
 
Frkleal,

Acho que dá muito próximo, o peso do floco e do grão, já que o trigo não tem o peso da casca...

ebraun,

A maior diferença entre os dois é que o trigo in natura é uma B#&$%A pra moer e não está gelatinizado, mas... ele é bem mais barato do que comprar o floco nas lojas de insumos.

Interessante a experiência com o refratometro... o trigo tava moído ou inteiro? usou a mesma quantidade de água pros dois? quanto tempo deixou?
 
Tiago, eu moi o trigo in natura igual aos maltes. As medidas foram no "olhometro" mas aparentemente igual.
 
Tiago, sem querer desmerecer o seu teste, sera que a massa específica dos dois são semelhantes? Se não forem, volumes iguais dao massas diferentes e com isso o resultado seria falso.

SDS,

Fabiano da Mata
 

Latest posts

Back
Top