Dúvidas Trigo NÃO Maltado em WITBER

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Barone Flavio

Well-Known Member
Joined
Aug 24, 2019
Messages
188
Reaction score
95
Boa noite confrades
Estou querendo brassar minha primeira Witber e tenho algumas dúvidas :
1 - Não encontro esse ingrediente ( trigo não maltado ) no BS .....como faço então para montar minha receita ?
2- Seu uso em 50% no grid da receita requer parada proteica ?....ou posso fazer somente rampa de 67 Cº ?
3- Trigo NÃO Maltado tem poder diastático ? não encontrei nada a respeito ...então como alcançar uma OG 1050 , em 20 lt , com 50% de seu uso ?

No aguardo
 
Barone,

Começando pela terceira, não tem poder diastático , mas o restante do grist com malte com alto poder diastatico deveria ser o suficiente para a conversão. Malte Pilsner, por exemplo, vai te trazer ~110 degress lintner. Veja aqui:

http://beersmith.com/blog/2010/01/04/diastatic-power-and-mashing-your-beer/
Um mash mais longo (ex 90 min) pode te ser útil aqui.
 
Last edited:
Pergunta 2:

Unmalted wheat
Unmalted wheat is used in some recipes that require its specific attributes; namely, the raw grain flavor and cloudy appearance associated with Belgian white beer. It requires a multiple-temperature mashing regime with temperature rests at 120° F (beta glucan rest), 150° F (beta amylase rest) and 170° F (alpha amylase rest). The gelatinization temperature is lower than barley so it can be mixed into the mash directly

https://byo.com/article/adjuncts-explained/
 
Outra dica, você encontrará não maltado "grão cru" e "em flocos". Recomendo em flocos pois ja foi gelatinizado no processo produtivo, além do grão cru ser um parto de ouriço pra moer, extremamente duro (a ponto de travar furadeira no moinho de rolos).

Abs
 
Se te interessar , essa receita é uma boa base.

https://www.homebrewersassociation.org/homebrew-recipe/beer-recipe-of-the-week-hoegaarden-white/
Achar a levedura é um problema. Já fiz com WLP400 e ficou fantástica. Com Bio4 ficou boa.

Recomendo pesquisar outras receitas baseadas nas cervejas do Pierre Cellis, o cara que ressucitou a Hoegaarden antes dela ser vendida à Inbev. No fim da carreira ele se mudou pro US e produziu a Cellis White, parecida com a Hoegaarden mas com toques de lupulos americanos, bem legal.

abs
 
[QUOTE = "Persevalli, post: 5184906, membro: 161391"]
Se te interessar , essa receita é uma boa base.

[URL unfurl = "true"] Hoegaarden White Clone | Beer Recipe | American Homebrewers Association [/ URL]

Achar a levedura é um problema. Já fiz com WLP400 e ficou fantástica. Com Bio4 ficou boa.

Recomendo pesquisar outras receitas baseadas nas cervejas do Pierre Cellis, o cara que ressucitou a Hoegaarden antes dela ser vendida à Inbev. No fim da carreira ele se mudou pro US e produziu a Cellis White, parecida com a Hoegaarden mas com toques de lupulos americanos, bem legal.

Seção
[/CITAR]
Boa noite Persevalli
Muito obrigado pela ajuda ....realmente tu é um expert em Witbier .... me sinto confiante com sua experiencia e esclarecimentos .... vou tentar o clone da Hoegarden ..e vou de trigo em flocos e uns 5 % de aveia ....não tenho acesso a leveduras liquidas .. vou tentar om o MJ M 21
Valeu confrade
 
[QUOTE = "Persevalli, post: 5184906, membro: 161391"]
Se te interessar , essa receita é uma boa base.

[URL unfurl = "true"] Hoegaarden White Clone | Beer Recipe | American Homebrewers Association [/ URL]

Achar a levedura é um problema. Já fiz com WLP400 e ficou fantástica. Com Bio4 ficou boa.

Recomendo pesquisar outras receitas baseadas nas cervejas do Pierre Cellis, o cara que ressucitou a Hoegaarden antes dela ser vendida à Inbev. No fim da carreira ele se mudou pro US e produziu a Cellis White, parecida com a Hoegaarden mas com toques de lupulos americanos, bem legal.

Seção
[/CITAR]
Boa noite Persevalli
Muito obrigado pela ajuda ....realmente tu é um expert em Witbier .... me sinto confiante com sua experiencia e esclarecimentos .... vou tentar o clone da Hoegarden ..e vou de trigo em flocos e uns 5 % de aveia ....não tenho acesso a leveduras liquidas .. vou tentar om o MJ M 21
Valeu confrade
O melhor clone que fiz de Hoegaarden foi usando o fermento t-58, ficou muuuuito parecido com a antiga hoegaarden (fiz esse clone há uns 8 anos atras, na época nao exisita quase fermento aqui no brasil, só da fermentis) e ficou muito bom. Hoje a Hoegaarden tá um lixo, vendida pra Inbev, eles tacam extrato de malte liquido, que tem aquele gosto de xarope horroso de cerveja comercial....a receita eu infelizmente perdi. Na época nao existia a nuvem pra salvar as receitas :( mas lembro que fiz 60/40% de pilsen e trigo nao maltado respectivamente. Já a quantidade de raspa de casca de laranja e semente de coentro eu nao me recordo.
 
O melhor clone que fiz de Hoegaarden foi usando o fermento t-58, ficou muuuuito parecido com a antiga hoegaarden (fiz esse clone há uns 8 anos atras, na época nao exisita quase fermento aqui no brasil, só da fermentis) e ficou muito bom. Hoje a Hoegaarden tá um lixo, vendida pra Inbev, eles tacam extrato de malte liquido, que tem aquele gosto de xarope horroso de cerveja comercial....a receita eu infelizmente perdi. Na época nao existia a nuvem pra salvar as receitas :( mas lembro que fiz 60/40% de pilsen e trigo nao maltado respectivamente. Já a quantidade de raspa de casca de laranja e semente de coentro eu nao me recordo.

Rins,
por acaso você lembra a temp de fermentação que usou essa T-58?

Obrigado

Abs

Persevalli
 
Back
Top