Trasfega em panela de alumínio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduardohvandrade

Well-Known Member
Joined
Sep 20, 2015
Messages
52
Reaction score
3
Pessoal, uma dúvida! Teria problema fazer a trasfega em uma panela de alumínio (claro, limpa e sanitizada) ou corro algum risco? É mais pra deixar o processo mais pratico enquanto não chega os Fermentadores cônicos!
Obrigado!!
 
Pessoal, uma dúvida! Teria problema fazer a trasfega em uma panela de alumínio (claro, limpa e sanitizada) ou corro algum risco? É mais pra deixar o processo mais pratico enquanto não chega os Fermentadores cônicos!
Obrigado!!

Não deve ter nenhum problema fazendo isso com os cuidados habituais. Mas para que a trasfega? É já na hora do primming pra envazar?
 
Não deve ter nenhum problema fazendo isso com os cuidados habituais. Mas para que a trasfega? É já na hora do primming pra envazar?


Exatamente, Fagner! É a trasfega para o primming e envase. Meu medo era passar algum gosto metálico (como ocorre em certos tipos de oxidação)!
 
Eu faço trasfega para minha panela de alumínio pra fazer o primming e engarrafar, nunca tive problema.
Na hora de sanitizar as garrafas já preparo a solução na própria panela. Depois de sanitizadas as garrafas eu dou uma chacoalhada na solução dentro da panela, escorro e jogo a cerveja lá dentro para engarrafar.
Acho que não tem problema de pegar algum gosto pois a cerveja fica pouco tempo lá...
 
Quanto a gosto não vai ter problemas. Se não pega gosto em 3, 4 horas a temperaturas altas, não vai ser esta 1 hora para o envase que vai pegar.

O problema da panela é que ela tem muito mais focos de contaminação que um balde/bombona. tu tem a conexão da válvula que é fixa, a válvula em si que é fixa, e tu pode fazer a mostura ou fervura na panela. É fácil de pegar algum resíduo que tu não vai conseguir tirar, porque é praticamente impossível lavar dentro da válvula.
Pode não contaminar, mas a chance com certeza é bem maior que num balde ou bombona, onde a cada envase se desmonta a torneira e se sanitiza, e que não entra em contato com cascas de malte, que podem ficar presas facilmente.

Faria só em último caso. E se fosse fazer, faria com a panela de lavagem, que entra em contato só com água.
 
Antes de fazer isso, em vez de sanitizar com sanitizante, enche alguns dedos de água e ferve. Se tiver válvula, o nível de água tem que passar da altura dela.

Abraço,
 
....mas a chance com certeza é bem maior que num balde ou bombona, onde a cada envase se desmonta a torneira e se sanitiza....

a propósito, esse é o procedimento correto com a torneira em fermentador plastico?
limpar e sanitizar com ela em posição é contra-indicado?
 
Com certeza o melhor é desmontar a torneira do balde e lavar bem lavado, depois de fermentar sempre fica lama grudada
 
a propósito, esse é o procedimento correto com a torneira em fermentador plastico?
limpar e sanitizar com ela em posição é contra-indicado?
Torneira de fermentador tem que desmontar SEMPRE, se não, é pedir pra ter problemas..... já perdi as contas de quantas vezes vi cervejeiros terem contaminações e gushing por causa disso.

Abraço,
 
Torneira de fermentador tem que desmontar SEMPRE, se não, é pedir pra ter problemas..... já perdi as contas de quantas vezes vi cervejeiros terem contaminações e gushing por causa disso.

Abraço,

Não tive gusher, mas tive problema com resto de fermento que ficou preso na torneira.

Passei a usar fermentador sem torneira por causa disso. Não tenho saco pra desmontar e lavar essas coisas. :)

Abraços,
 
jalexandre, por curiosidade, como tu mede a densidade sem torneira?

Abraço
 
Com certeza o melhor é desmontar a torneira do balde e lavar bem lavado, depois de fermentar sempre fica lama grudada

Torneira de fermentador tem que desmontar SEMPRE, se não, é pedir pra ter problemas..... já perdi as contas de quantas vezes vi cervejeiros terem contaminações e gushing por causa disso.

Abraço,

Bom saber!
E para as próximas já vou fazer isso.
O problema é que eu tinha esguelado a porca da torneira (com alicate) para ficar bem firme..hahaha.. mas daqui para frente acho bobagem fazer isso pois dificulta montagem e desmontagem... se apertar de leve só com a mão (para facilitar remoção) já veda bem?
Valeu!
 
a propósito, esse é o procedimento correto com a torneira em fermentador plastico?
limpar e sanitizar com ela em posição é contra-indicado?

Sim, é o procedimento correto. Desmonta a torneira, junto com vedações e todos os acessórios. Pra mim, o melhor procedimento:
Limpa 1 a 1 com algo que não seja abrasivo (lado amarelo da esponja)
Faz um bom enxágue, pra não ficar resíduo de detergente
Deixa de molho em sanitizante, com a válvula na posição aberta
deixa secar bem antes de guardar. Eu deixo ela desmontada até o dia que vou utilizá-la. Deixo dentro do fermentador tampado. Assim evita que entre sujeira nela.
 
mas daqui para frente acho bobagem fazer isso pois dificulta montagem e desmontagem... se apertar de leve só com a mão (para facilitar remoção) já veda bem?
Valeu!


Se seus o´rings estiverem ok e o furo razoavelmente simétrico (já ví furos horríveis, pareciam que tinham sido feitos no dente!!!!!!), fechar só com a mão deve ser suficiente para evitar vazamentos, não precisa de veda rosca nem nada do tipo.
 
Antes de fazer isso, em vez de sanitizar com sanitizante, enche alguns dedos de água e ferve. Se tiver válvula, o nível de água tem que passar da altura dela.

Abraço,

@Guenther, nesse caso, não precisaria encher a panela de alumínio com água até atingir quase a boca? Ou o próprio calor nas laterais da panela já serviria para esse fim?

Estava pensando em fazer com o iodofor, mas dessa forma seria mais fácil.

Abraços!
 
@Guenther, nesse caso, não precisaria encher a panela de alumínio com água até atingir quase a boca? Ou o próprio calor nas laterais da panela já serviria para esse fim?

Estava pensando em fazer com o iodofor, mas dessa forma seria mais fácil.

Abraços!
Se eu fosse fazer isso.......... sendo que nunca vou fazer pois não confio.... eu sanitizaria as laterais com iodo.... e depois, encheria de água até um nível acima da válvula, e ferveria.

Panela de alumínio com válvula e conexões SEMPRE fica sujeira dentro das conexões, etc. Quem já desmontou uma panela assim sabe do que eu estou falando.

Abraço,
 
Valeu, Guenther! A minha panela de alumínio não tem torneira, faço BIAB e uso sifão para a transfega.

Abs
 
Back
Top