Trappist Dubbel - Opiniões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlexCorsato

Well-Known Member
Joined
Feb 10, 2014
Messages
105
Reaction score
20
Iniciantes fazendo receita sabe como é né...

Por favor avaliem e digam suas opiniões.
 

Attachments

  • Receita Trappist Dubbel DuZe.bsmx
    23.4 KB · Views: 131
  • Receita Trappist Dubbel DuZe_001.jpg
    Receita Trappist Dubbel DuZe_001.jpg
    53.7 KB · Views: 546
Cara, quanto a receita usualmente esse estilo de cerveja sempre leva açucar, seja como candy sugar, demerara, mascavo, etc) eu não deixaria de utilizar. Essa medidas de malte tu esta usando por que tu tens sobrando essas pequenas quantidades? Se não não faz muito sentido, ao invés de usar esses caraMunich e caraaroma eu usaria o Special B que apresenta uma caracteritica menos tostada que esses da Weirmann (ou o proprio Special W da weirmann).
Porque o fermento Nottinghan, esse fermento tem caracteristicas de cervejas inglesas e não de belgas, onde tu procura um frutado maior e complexidade (maior geração de esteres e fenólicos), o fermento que você vai usar é bem neutro... Se fica difícil adquirir um fermento líquido tipo as séries 500 da WLP, usa o t-58 ou algum desse tipo...
Abraço

Pedro Buffon
 
Eu coloquei esses maltes pensando mais na cor da cerveja, eu to começando e não faço idéia do que acontece se eu usar esse malte ou aquele.. só sei o que eu leio, experiência zero por enquanto, só fiz cerveja de receita pronta até então.

Não tenho saldo de nada e vou comprar nas lojas de Campinas, pois não tenho que pagar frete, justamente por isso que eu usei esse fermento, o líquido não tem no estoque e eu sei menos de fermento do que sei de malte.. hahahaha..
T-58 me parece mais adequado agora que você falou... :mug:


Me explica melhor essa do açucar mascavo, eu pensei nisso mas não faço a menor idéia de como fazer e adicionar.
Coloco durante a fervura? Desde o começo ou mais no final?

Obrigado
 
E ai Alex, os açucares nas cervejas belgas são importantes pois adicionam uma leve marca de "caramelo", esses açucares também facilitam a fermentação da cerveja, uma vez que estes estilos possuem uma OG mais elevada, esses açucares são consumidos mais facilmente pelas leveduras e o risco de "sobrar" açucares residuais diminuem... Pode coloca-lo no início da fervura. Se tu não comprou o malte ainda vai no Special B para conseguir a cor que tu quer, esse malte é um espetáculo, eu usaria só o vienna de base sem o Pilsen, o malte pilsen é mais chatinho de trabalhar por ter um grau de modificação bastante baixo, tem que ferver mais o mosto etc... Como tu vai estar usando somente cereais maltados, não vejo necessidade de um descanso proteico no mash, faz um single mash em 66/68 direto, para a cerveja não secar muito e se quiser pode fazer o teu mash out.
Outra dica é com os lupulos, não precisa dois tipos de lúpulos, nesse estilo isso é meio secundário, o galena é meio resinoso demais eu não usaria, usaria um ingles da familia Goldings ou qualquer especie nobre europeia (Saaz, Mittelfruit, tetnager, etc) duas adições esta ótimo pra chegar aos 20/25 IBUs...

Cara, mas isso que estou colocando é bastante particular. Experimentar é a melhor coisa, tu esta no caminho certo, segue o Baile vivente ;)
 
Receitas belgas tem como ator principal, o fermento. Em casos específicos, algum malte especial para dar cor ou alguma característica. Por isso, a carga principal de fermentáveis vem sempre do pilsen e do açucar. Quando eu chegar em casa em posto a minha receita de Dubbel, ficou bem interessante e olha que eu uso 20% de açucar (tem que controlar bem o inicio da fermentação para não parecer solvente).

A Delirium Tremens (Belgian Strong Golden Ale), reza a lenda, só pilsen e açucar, nada a mais. Quem manda é o fermento. Lupulagem nas minhas belgas faço sempre 3 adições padronizadas: Magnum, Stiryan e Saaz, mas confesso que pelo fato do lúpulo ter apenas função de equilíbrio, não vejo grandes vantagens.

Abraço!
 
Como eu faço para adicionar açúcar no beersmith?
Eu mexi lá, mas não consegui fazer.. Pelo menos acho que não tá certo...
Só assim que eu consigo montar a receita
 
@drelimainacio

Poderia por favor postar a sua receita de Dubbel por favor. Essa é a minha próxima. Se possível o fermento usado também.
 
Ingredients:
------------
Qtd Nome Tipo # %/IBU
1,40 kg *Vienna Malt (Weyermann) (8,0 EBC) Grão 2 11,8 %
7,57 kg *Pilsen AGRÁRIA (3,3 EBC) Grão 1 64,0 %
1,00 kg *Munich II (Weyermann) (22,5 EBC) Grão 3 8,5 %
0,50 kg *Special B Malt (Castle Malting) (290,0 Grão 4 4,2 %
2,0 pkg SafBrew Specialty Ale (DCL/Fermentis #T-58 Levedura 8 -
1,14 kg Cane (Beet) Sugar (0,0 EBC) Açúcar 9 9,6 %
0,22 kg *Caraaroma (Weyermann) (400,0 EBC) Grão 5 1,8 %
13,00 g *Galena [12,10 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 7 4,3 IBUs
22,00 g *Galena [12,10 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 6 14,7 I
 
Ingredients:
------------
Qtd Nome Tipo # %/IBU
1,40 kg *Vienna Malt (Weyermann) (8,0 EBC) Grão 2 11,8 %
7,57 kg *Pilsen AGRÁRIA (3,3 EBC) Grão 1 64,0 %
1,00 kg *Munich II (Weyermann) (22,5 EBC) Grão 3 8,5 %
0,50 kg *Special B Malt (Castle Malting) (290,0 Grão 4 4,2 %
2,0 pkg SafBrew Specialty Ale (DCL/Fermentis #T-58 Levedura 8 -
1,14 kg Cane (Beet) Sugar (0,0 EBC) Açúcar 9 9,6 %
0,22 kg *Caraaroma (Weyermann) (400,0 EBC) Grão 5 1,8 %
13,00 g *Galena [12,10 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 7 4,3 IBUs
22,00 g *Galena [12,10 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 6 14,7 I

Já que ressucitaram o tópico,
ALex, o que você achou do resultado com o T-58? Lembra mesmo as trapistas?

Abraço!
 
@drelimainacio

Poderia por favor postar a sua receita de Dubbel por favor. Essa é a minha próxima. Se possível o fermento usado também.

Cara, desculpa a demora...não encontrei minha primeira receita. Mas na época, usei o T-58. Gostei bastante do resultado mas realmente para cervejas belgas do tipo Trapista, fermento líquido não tem comparação. Fiz uma Belgian Ale, sem estilo definido, na seguinte receita pra 75 litros finais:

15kg Pilsen Nacional
1kg Caramalt Muntons
1Kg trigo Weyermann
1kg Defumado Wyermann
0,5kg Aromatic Best Malz
+- 100g de carunchos vivos :)
(essa combinação de maltes foi aleatória para queimar um lote de maltes carunchados que ganhei)

Lupulagem não me lembro ao certo a quantidade, mas usei Perle pra amargor e Willamette pra aroma (60 e 5 minutos) pra um total de 30IBU.

Usei o WLP500 Trappist Ale, vencido há 18 meses, propagado em 5 steps dolorosos, kkkkkkk.

O resultado foi espetacular, uma das melhores cervejas que eu já fiz.

Abraços!
 
Cara, desculpa a demora...não encontrei minha primeira receita. Mas na época, usei o T-58. Gostei bastante do resultado mas realmente para cervejas belgas do tipo Trapista, fermento líquido não tem comparação. Fiz uma Belgian Ale, sem estilo definido, na seguinte receita pra 75 litros finais:

15kg Pilsen Nacional
1kg Caramalt Muntons
1Kg trigo Weyermann
1kg Defumado Wyermann
0,5kg Aromatic Best Malz
+- 100g de carunchos vivos :)
(essa combinação de maltes foi aleatória para queimar um lote de maltes carunchados que ganhei)

Lupulagem não me lembro ao certo a quantidade, mas usei Perle pra amargor e Willamette pra aroma (60 e 5 minutos) pra um total de 30IBU.

Usei o WLP500 Trappist Ale, vencido há 18 meses, propagado em 5 steps dolorosos, kkkkkkk.

O resultado foi espetacular, uma das melhores cervejas que eu já fiz.

Abraços!

Vou experimentar ela, antes de partir pras líquidas!
Obrigado!
 
Usei o WLP500 Trappist Ale, vencido há 18 meses, propagado em 5 steps dolorosos, kkkkkkk.

O resultado foi espetacular, uma das melhores cervejas que eu já fiz.

Abraços!

Olá.. você pode explicar melhor esses steps, por favor?
 
Foi esse blog que li tbm. Segui a lógica dele usando a calculadora do brewers friend.

Mas não fiz com 1010. Na verdade fiz assim:

1º Step: 200ml de mosto com 1025 no stir plate por 1 semana. Geladeira pra decantar por 24 horas, decantei o liquido;
2º Step: 250ml de mosto 1035 no stir plate, 1 semana, idem acima;Aqui eu peguei uma amostra e fiz contagem de células totais e já estava com 22 bilhões (pouco ainda mas já tinha um numero)
Aqui vale uma observação: em nenhum dos passos acima houve atividade de fermentação aparente, como bolhas ou liberação de gás. Apenas um aumento notável de massa.
3° Step: 2 litros de mosto 1035, idem acima. Aqui já tive sinais claros de atividade, com formação de Krausen e liveração de gás. Pela calculadora, 382 bilhões de células;
4º Step: 2 litros de mosto com 1050 (pra dar uma abusada). Aqui p baguio foi loco, mesmo com um pouco de luftal o krausen subiu loucamente, muita liberação de gas, lindo de se ver. Bati 880 bilhões.


Abraço.
 
Back
Top