Transformador p/ Resistência Elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gevaudan1

Well-Known Member
Joined
Jun 7, 2014
Messages
80
Reaction score
21
Pessoal, estou querendo montar uma panela elétrica, mas no prédio onde moro só tem a tensão 110v contratada.

Sei que para dimensionar a potência da resistência o ideal é considerar 1kW para cada 10 litros de mosto, mas será que consigo uma fervura razoável para 35 litros com uma resistência de 3kW?
Dessa forma eu posso continuar nos 110v.

Caso não seja possível, um transformador de 5.000va dá conta de uma resistência de 4kW ligada por umas 3 horas, sendo 1h em fervura? Ou preciso de um de 7.000va ou mesmo um de 10.000va P/ Maquina De Solda?
 
Lembre-se que para esta sua configuração de 110V e 3000kW você já precisará de uma corrente de ~27A. Já terá que trocar a fiação da tomada em específico para suportar esta corrente.

Na minha cidade/estado a tensão também é 110V mas o sistema do prédio é bifásico. Basta trocar de neutro por uma fase que tenho 220V. Verifique com o síndico se o sistema não é igual.
 
Lembre-se que para esta sua configuração de 110V e 3000kW você já precisará de uma corrente de ~27A. Já terá que trocar a fiação da tomada em específico para suportar esta corrente.

Na minha cidade/estado a tensão também é 110V mas o sistema do prédio é bifásico. Basta trocar de neutro por uma fase que tenho 220V. Verifique com o síndico se o sistema não é igual.

Eu tava querendo puxar um cabo direto do quadro geral, de um disjuntor específico pra isso.

Segundo o síndico, o prédio onde moro não foi dimensionado para tensão 220v mesmo. :(
 
... mas será que consigo uma fervura razoável para 35 litros com uma resistência de 3kW?
Dessa forma eu posso continuar nos 110v...

Quando faço 30l de volume final (fermentador) , chego na fervura com algo próximo a 36l.
Utilizo uma resistência de 3.200w , atinjo uma fervura bastante satisfatória. Como referência de intensidade de fervura , nessa configuração eu perco aproximadamente 12% de volume por hora devido a evaporação. Acho que é razoável.

Abs

Persevalli
 
Quando faço 30l de volume final (fermentador) , chego na fervura com algo próximo a 36l.
Utilizo uma resistência de 3.200w , atinjo uma fervura bastante satisfatória. Como referência de intensidade de fervura , nessa configuração eu perco aproximadamente 12% de volume por hora devido a evaporação. Acho que é razoável.

Abs

Persevalli

Atualmente eu perco 17% na evaporação (6l pra uma leva de 23l no fermentador).
O seu sistema é 110 ou 220v?
 
Atualmente eu perco 17% na evaporação (6l pra uma leva de 23l no fermentador).
O seu sistema é 110 ou 220v?

17% me parece bastante , costumo ver de 10 a 15% como taxas mais comuns. Será que não está com uma intensidade maior do que o necessário? Costuma ter Boil-over? Legal vermos a opinião de outros também... Quem sabe seja eu que estou fora do baseline...

No meu caso , 220v.
Mas entendo que para fins de resultado dessa análise em específico, a tensão (u ou v) tanto faz , no fundo o elemento vai dobrar a corrente (i) utilizada para chegar na mesma potência (w).

Abs

Persevalli
 
Eu tava querendo puxar um cabo direto do quadro geral, de um disjuntor específico pra isso.

Segundo o síndico, o prédio onde moro não foi dimensionado para tensão 220v mesmo. :(
Não existe instalações que não se tenha as 03 fases em prédios ou condomínios, menos se forem antigos, caso na seja monofásicos você pode solicitar a mudança junto com a concessionária, aconselho chamar um eletricista para avaliar a sua alteração
 
17% me parece bastante , costumo ver de 10 a 15% como taxas mais comuns. Será que não está com uma intensidade maior do que o necessário? Costuma ter Boil-over? Legal vermos a opinião de outros também... Quem sabe seja eu que estou fora do baseline...

No meu caso , 220v.
Mas entendo que para fins de resultado dessa análise em específico, a tensão (u ou v) tanto faz , no fundo o elemento vai dobrar a corrente (i) utilizada para chegar na mesma potência (w).

Abs

Persevalli
Pode ser que esteja acima mesmo, mas a intensidade da chama fica bem abaixo do potencial do fogareiro. Nunca tive boil-over, mas prq fico de olho no início da fervura, pois o mosto sempre sobe.


Não existe instalações que não se tenha as 03 fases em prédios ou condomínios, menos se forem antigos, caso na seja monofásicos você pode solicitar a mudança junto com a concessionária, aconselho chamar um eletricista para avaliar a sua alteração

O meu prédio tem mais de 30 anos. A última vez que falei com o síndico ele disse que seria preciso reformar o quadro e todo o esquema de distribuição do prédio.
 
Back
Top