Torneira Pic-nic

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ebraun

Well-Known Member
Joined
Oct 7, 2013
Messages
106
Reaction score
27
Pessoal, tenho uma torneira para servir direto do Postmix ou Barril, a tal da torneira Pic Nic, mas as poucas vezes que tentei usar ela servia só espuma. Há algum segredo para instalar, como comprimento de mangueira, pressão especial para usar esse tipo de torneira ou algo diferente para operacionalizar a dita cuja?
 
Baixar a pressão interna do barril o máximo possível para conseguir expulsar a cerveja, ter a cerveja bem carbonatada e uma mangueira com um comprimento longo ajuda, mas tenho uma com uns 20 cm e consigo servir bem
 
Baixar a pressão interna do barril o máximo possível para conseguir expulsar a cerveja, ter a cerveja bem carbonatada e uma mangueira com um comprimento longo ajuda, mas tenho uma com uns 20 cm e consigo servir bem

Pessoalmente não acho legal a opção de descomprimir o gás do barril cada vez que for servir. Primeiro pq tem q ficar repondo e gasta um tanto de gás, segundo pq a cerveja fica lá dentro espumando e as proteínas que formam a espuma vão se degradando, até vc ficar com uma cerveja praticamente sem retenção...

O negócio é usar uma mangueira de diametro pequeno e de comprimento adequado, dá até pra fazer cálculos pra ter uma pressão exata na saída, mas nao faço ideia.

A solução que eu tive foi passar uma mangueira de silicone de diametro menor dentro de uma de diametro maior, pra não precisar ter uma mangueira muito longa. Deu um trampo, pq a menor tinha o diametro externo quase igual ao diametro interno da maior, mas foi...
 
Eu não vejo muitos problemas em esvaziar o barril até acabo fazendo isso no máximo umas 4 vezes por barril
 
Pessoalmente não acho legal a opção de descomprimir o gás do barril cada vez que for servir. Primeiro pq tem q ficar repondo e gasta um tanto de gás, segundo pq a cerveja fica lá dentro espumando e as proteínas que formam a espuma vão se degradando, até vc ficar com uma cerveja praticamente sem retenção...

O negócio é usar uma mangueira de diametro pequeno e de comprimento adequado, dá até pra fazer cálculos pra ter uma pressão exata na saída, mas nao faço ideia.

A solução que eu tive foi passar uma mangueira de silicone de diametro menor dentro de uma de diametro maior, pra não precisar ter uma mangueira muito longa. Deu um trampo, pq a menor tinha o diametro externo quase igual ao diametro interno da maior, mas foi...
me explica melhor isto aí
pq tu fez?
 
O que o Tiago Schaumlöffel disse está 100% correto. Reduzir a pressão no barril na hora de servir é apenas uma "gambiarra" para não precisar ter uma linha muito longa.
Experimenta fazer o seguinte: 3 metros de mangueira cristal 3/16" (pode enrolar em forma de bobina), temperatura (da cerveja e da linha) entre 1 e 5ºC, e pressão entre 10 e 12 PSI (0,7 a 0,8 Kg/cm²). Aí avisa se ainda tiver problemas...
Uma ressalva: Não adianta tentar servir com perfeição uma cerveja que está com a carbonatação errada. Níveis muito elevados de carbonatação tornam impossível servir um copo perfeito: ocorre a formação de grande quantidade de espuma e o líquido fica totalmente sem gás.

Não desanime: No começo é difícil acertar a carbonatação e servir um bom copo.
 
Isso... são duas coisas que reduzem a pressão de saída, o comprimento da mangueira e o diâmetro dela.

Pra não precisar usar uma mangueira de 3m eu passei uma mangueira dentro da outra. Ela tem 1m de comprimento.
 

Attachments

  • DSC03008.jpg
    DSC03008.jpg
    19.3 KB · Views: 541
Só lembrando que na hora de servir tem que apertar a válvula até o final e abrir a torneira completamente. Se vai na intuição e abre só um pouquinho espuma mesmo.

Também uso uns 2m de mangueira de 3/16". Posso adicionar como vantagem de "balancear" o sistema o fator "set-it-and-forget", ou seja, você dimensiona a mangueira para que a perda de carga na mesma compense a pressão injetada e pode "esquecer" o barril na pressão de carbonatação. Num kegerator/keezer você pode se servir de um choppinho na hora que quiser sem se preocupar em ficar ajustando o gás.
 
Não gosto de fazer isso, mas ressuscitando o tópico...

Também venho enfrentando problemas com minha torneira pic-nic. Na ultima leva, fiz uma parte engarrafada e outra parte no Keg de 10lts.

A proporção do priming (sim, fiz priming no barril) foi exatamente a mesma, mas no barril não consigo tirar cerveja sem fazer uma lambança... tenho 7,5mts de serpentina na chopeira a gelo e mais 1m aproximado de mangueira até o pic-nic.

Outra coisa que tem me irritado muito são os constantes vazamentos da torneira. Com pressão, sem pressão... essa desgraçada sempre vaza!

Alguém tem mais alguma idéia mirabolante pra resolver isso?

Mais uma pergunta: Vocês utilizam as mangueiras "cristal trançada" ou mangueiras de silicone pra servir?

Tks galera!
 
Não gosto de fazer isso, mas ressuscitando o tópico...

Também venho enfrentando problemas com minha torneira pic-nic. Na ultima leva, fiz uma parte engarrafada e outra parte no Keg de 10lts.

A proporção do priming (sim, fiz priming no barril) foi exatamente a mesma, mas no barril não consigo tirar cerveja sem fazer uma lambança... tenho 7,5mts de serpentina na chopeira a gelo e mais 1m aproximado de mangueira até o pic-nic.

Outra coisa que tem me irritado muito são os constantes vazamentos da torneira. Com pressão, sem pressão... essa desgraçada sempre vaza!

Alguém tem mais alguma idéia mirabolante pra resolver isso?

Mais uma pergunta: Vocês utilizam as mangueiras "cristal trançada" ou mangueiras de silicone pra servir?

Tks galera!

Não sei se é uma boa idéia usar silicone com pressão. Use cristal, trançada ou não.

Em relação ao primming, que eu saiba você deve usar menos açúcar em barril que em garrafas. As relações entre headspace/área de contato/volume são bem diferentes.

Será que não está mesmo supercarbonatada e o excesso de pressão causando o vazamento?
 
Não gosto de fazer isso, mas ressuscitando o tópico...

Também venho enfrentando problemas com minha torneira pic-nic. Na ultima leva, fiz uma parte engarrafada e outra parte no Keg de 10lts.

A proporção do priming (sim, fiz priming no barril) foi exatamente a mesma, mas no barril não consigo tirar cerveja sem fazer uma lambança... tenho 7,5mts de serpentina na chopeira a gelo e mais 1m aproximado de mangueira até o pic-nic.

Outra coisa que tem me irritado muito são os constantes vazamentos da torneira. Com pressão, sem pressão... essa desgraçada sempre vaza!

Alguém tem mais alguma idéia mirabolante pra resolver isso?

Mais uma pergunta: Vocês utilizam as mangueiras "cristal trançada" ou mangueiras de silicone pra servir?

Tks galera!

Qual é o diâmetro dessa serpentina? 7,5m deveria reduzir bastante a pressão do sistema, pressionando pra abrir toda a torneirinha na hora de servir não deveria estar espumando. O barril está gelado na hora de servir ou quente?

Sobre o vazamento, tem algumas que vazam e outras não... tenta abrir ela, mexer na borracha, girar um pouco pra ver se a mudança de posição acerta melhor o fechamento.

Eu uso mangueira de silicone mesmo, se tiver a parede grossa ela aguenta uma pressão razoável, que é em torno de 1 kgf/cm², barril gelado... entre barril e serpentina não usaria de silicone se o barril tiver quente, até ja usei e sem problemas, mas tinha uma parede muito grossa.
 
Levando isso em conta, pode ser que eu tenha errado no primming.

Mas mesmo quando carbonatei com CO² direto no barril a torneira vazava, e a cerveja não ficou tão bem carbonatada.
 
Algumas torneirinhas vazam mesmo, outras não. Talvez abrir elas e mexer na borracha resolva o problema...

Uso mangueira de silicone mesmo, nunca tive problema, mas elas tem parede mais grossa e a pressão dos barris, na geladeira, dificilmente fica muito acima de 1kgf/cm²...
 
Levando isso em conta, pode ser que eu tenha errado no primming.

Mas mesmo quando carbonatei com CO² direto no barril a torneira vazava, e a cerveja não ficou tão bem carbonatada.

Como vc faz pra carbonatar a cerveja?
 

Latest posts

Back
Top