Toasted Red Ale.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Adrianodfms

Well-Known Member
Joined
Jun 30, 2015
Messages
139
Reaction score
37
Boa tarde pessoal!

Sábado vou fazer minha primeira Toasted Ale, que além do tradicional malte de cevada e lúpulo, leva também restos de pão tostado na mosturação. Ela é tradicionalmente feita com malte pale-ale e crystal, porém resolvi inovar e fazer o esquema com uma Red.

Quero compartilhar com vocês afim de ter um feedback...

Segue a receita para 15 litros finais (BIAB com eficiência de 65%):

- 3.750 kg de malte RED-X (90%);
- 250 g de açúcar mascavo (6%);
- 150 g de pão integral de forma levemente tostado ao forno (4%);
- 25 g de lúpulo Fuggle por 60 min;
- 20 g de lúpulo Saaz por 5 min; (sei que esse tipo não é indicado para red-ale's mas quero usar pois está sobrando a muito tempo no refrigerador);
- 1 pacote de levedura US-05.

OG: 1055 - FG: 1010 / IBU: 20.4 / ABV: 6,0% / SRM: 14.35

Abraço!
Adriano.
 
cara, sobre a intenção de ter um sabor tostado na red, eu consegui um tostado bem pronunciado colocando o malte "mild" da muntons (acho que equivale ao vienna), devo ter colocado algo perto de 10% de malte mild, e como base utilizei o malte maris otter tb da muntons (a ceva ficou muito, mas MUITO, boa!) claro, não falei do caramelo, mas tem que ir tb!
sobre os lúpulos... se quiser usar o saaz, não vejo galho, mas eu não colocaria nada de lúpulo com menos de 45 min de fervura.... pq a intenção na red (normalmente) é não ter aroma de lúpulo...
 
Legal a dica do malte mild. A minha referência pra tostado tipo pão escuro/biscoito seria o malte biscuit e o victory.

Sobre utilizar o pão na cerveja... parece bem interessante, mas na receita dele não tem óleo?
 
cara, sobre a intenção de ter um sabor tostado na red, eu consegui um tostado bem pronunciado colocando o malte "mild" da muntons (acho que equivale ao vienna), devo ter colocado algo perto de 10% de malte mild, e como base utilizei o malte maris otter tb da muntons (a ceva ficou muito, mas MUITO, boa!) claro, não falei do caramelo, mas tem que ir tb!
sobre os lúpulos... se quiser usar o saaz, não vejo galho, mas eu não colocaria nada de lúpulo com menos de 45 min de fervura.... pq a intenção na red (normalmente) é não ter aroma de lúpulo...

Oi Oswaldo, você poderia compartilhar esta tua receita? Fiquei muito interessado nela.

Grato pela atenção.
Att,
Luiz Gabriel
 
Legal a dica do malte mild. A minha referência pra tostado tipo pão escuro/biscoito seria o malte biscuit e o victory.

Sobre utilizar o pão na cerveja... parece bem interessante, mas na receita dele não tem óleo?

E ae Tiago!

Então... Eu não verifiquei isso ainda. A inspiração para fazer essa adição veio de um post do Scaranello onde ele mostrou um link sobre a "Toast Ale" (escrevi "Toasted", me confundi...).

Lá tem tudo explicado, saca só: http://www.toastale.com/our-story/

Não há nenhuma referência aos componentes que tem no pão, e creio que mesmo que haja óleo a quantia é bem pequena. Pretendo usar somente 150g também... Não acho que isso vá "engordurar" a cerveja.
 
@oswaldoborba legal saber sobre esse malte mild! Vou experimentar em algum lote futuro...

Quanto ao Saaz creio que vou colocar nos 5 minutos finais msm. Na verdade o intuito que tenho nessa cerveja é esquecer que existe "BJCP" sabe?

Percebi que ando muito preso a esse guia de estilos, o que limita a criatividade num hobbie onde existem infinitas combinações a serem feitas.

Estou pensando inclusive em fazer um dry-hopping para reforçar ainda mais o aroma... :-D
 
@Adrianodfms interessante a iniciativa. Vai postando aqui eu eu vou acompanhar também :D
 
Back
Top