Tipos de Açúcar x Priming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AntonioMartins

Well-Known Member
Joined
May 5, 2014
Messages
802
Reaction score
390
Location
Nova Friburgo
Caros Cervejeiros

Poderiam esclarecer os efeitos na cerveja decorrentes do uso de diferentes tipos de açúcar para fazer o "açúcar invertido" usado no priming?

Quais seriam as diferenças na cerveja pronta se usarmos :

Açúcar Refinado

Açúcar Cristal

Açúcar Demerara

Açúcar Mascavo

Existe alguma indicação de qual seria o mais indicado para as cervejas em geral, ou mesmo indicação de tipo de açúcar x tipo de cerveja?
 
Para fazer priming, você não vai notar muita diferença entre elas. Eu uso o açucar comum (acho que seria o cristal) e nunca tive problemas. Eu usava glicose pura antes, mas parei porquê não fazia sentido gastar mais para ter o mesmo resultado.

Talvez seria o caso para cervejas escuras usar demerara ou mascavo, por causa do melaço. Mas se realmente faz diferença numa quantidade tão baixa não sei.

Eu não faço invertido, só fervo um pouco de água, desligo o fogo e adiciono o açucar. Espero esfriar e misturo na cerveja.
 
Olá AntonioMartins,

Neste link tem bastante informação sobre a fermentação e características de diversos tipos de açúcar (fonte confiável)

http://byo.com/stories/issue/item/1441-sweetness-brewing-sugars-how-to-use-them

Saúde!

Masiero, esse material é excelente! Ele explica tudo direitinho! Mais uma vez obrigado por compartilhar.

Muito resumidamente, quanto mais refinado, mais simples o açúcar e menos influência vai ter no sabor da cerveja.

Então, para o priming, se quisermos apenas carbonatar, o açúcar refinado ou cristal é o ideal.

Se quisermos acrescentar algo de gosto e aroma, então usamos o Mascavo, Melaço, Mel, etc...
 
Masiero, esse material é excelente! Ele explica tudo direitinho! Mais uma vez obrigado por compartilhar.

Muito resumidamente, quanto mais refinado, mais simples o açúcar e menos influência vai ter no sabor da cerveja.

Então, para o priming, se quisermos apenas carbonatar, o açúcar refinado ou cristal é o ideal.

Se quisermos acrescentar algo de gosto e aroma, então usamos o Mascavo, Melaço, Mel, etc...

O açucar refinado e o cristal são o mesmo, sacarose... não é exatamente o mais simples, esses seriam a glicose e a frutose, frutos do açucar invertido, por ex, ou daquele xarope de milho.

Mas concordo sobre ser ideal usar o cristal (ou refinado), é muito mais fácil e não faz diferença.

Não tem motivo pra usar mel no priming, além de arriscado (porque a composição dele pode variar muito em questão do teor de açucar) o resultado pode ser decepcionante, é uma quantidade muito pequena pro sabor aparecer.

Abraço
 
No geral, tirando exceções, primming não é um momento em que queremos saborizar a cerveja.... ou seja, é um momento só pra gaseificar, e pronto. Técnicas diferentes devem ser usadas com muita certeza do que está se fazendo, de outra forma, a chance de ter um resultado ruim é maior do que ter alguma vantagem.

No final das contas, pessoal, tudo se resume em Glicose e Frutose... os dois açúcares que o fermento realmente come.

Rapidamente, e lembrando que açúcares pequenos (cadeia curta) são bem doces, e grandes vão ficando cada vez menos doces quanto maiores forem suas cadeias.

- Glicose = G
- Frutose = F
- Sacarose = G-F
- Maltose = G-G
- Maltotriose = G-G-G

- Amiloses/amidos = (abaixo)
G-G-G-G-G
G-G-G-G-G
G-G-G-G-G

- Rafinose = G=G/F - fermentos lager conseguem transformar isso em G=G e mais um F. Esse G=G tem uma ligação diferente da maltose G-G (por isso usei um "=" em vez de "-"). Esse G=G se chama Melibiose...... e melibiose só consegue ser dividida em duas G por fermentos Lager, e não por Ales.

Por isso que muitas vezes Lagers ficam mais secas.

Dextrinas = GGGGGGGGGGGGGG................ (cadeias longas..... açúcares que quase não são doces).

Ou seja, resumindo, no final das contas se o açúcar é invertido, não é, etc... pouca diferença faz.... a diferença é se o açúcar utilizado tem outros compostos que deixam gosto, etc.

Eu particularmente... só uso açúcar normal ou cristal.

Abraço,
 
O calculo de primming com açúcar cristal é o mesmo do açúcar refinado?
No beersmith, para açúcar cristal e refinado seleciono a opção de carbonatação Table Sugar?
 
Pessoal, faço o Priming na garrafa e esqueci de aquecer a água para diluir o açucar na água.

Será que as leveduras conseguirão se alimentar dessa calda e transformar em, CO2?

Qual o motivo de ferver a água?
 
Eu misturo açúcar na água e fervo por pelo menos 10 minutos. Pra eliminar o cloro da água a tentar matar alguma bactéria do açúcar.
 
Pessoal, faço o Priming na garrafa e esqueci de aquecer a água para diluir o açucar na água.

Será que as leveduras conseguirão se alimentar dessa calda e transformar em, CO2?

Qual o motivo de ferver a água?

Não entendi bem... vc só misturou o açúcar na água, sem aquecer? É isso?

Provavelmente as leveduras serão capaz sim de metabolizar essa calda.

Até onde eu saiba, o principal motivo de ferver a água com o açúcar é para esterilizar a solução. Portanto, talvez role uma contaminação...
 
Ola cervejeiros.. estou na minha quinta brassagem, e ja engarrafei 2. A primeira foi uma pale ale, carbinatacao mto boa. Mas a segunda, q foi uma apa, nao tive o mesmo resultando. Ela parece sem gas. Usei 6g por litro com o acucar cristal.
Alguem consegue me ajudar qual seria o motivo.
Detalhe: na brassagem tive um problema de subir mto a temperatura do mosto logo no comeco da brassagem, era pra manter em 68° mas tive um descuido e chegou a 76°. Isso influenciaria na carbonatacao?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ola cervejeiros.. estou na minha quinta brassagem, e ja engarrafei 2. A primeira foi uma pale ale, carbinatacao mto boa. Mas a segunda, q foi uma apa, nao tive o mesmo resultando. Ela parece sem gas. Usei 6g por litro com o acucar cristal.
Alguem consegue me ajudar qual seria o motivo.
Detalhe: na brassagem tive um problema de subir mto a temperatura do mosto logo no comeco da brassagem, era pra manter em 68° mas tive um descuido e chegou a 76°. Isso influenciaria na carbonatacao?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Olá gregorymarquezin,

Em qual temperatura estava carbonatando essa sua APA?
 
Ola cervejeiros.. estou na minha quinta brassagem, e ja engarrafei 2. A primeira foi uma pale ale, carbinatacao mto boa. Mas a segunda, q foi uma apa, nao tive o mesmo resultando. Ela parece sem gas. Usei 6g por litro com o acucar cristal.
Alguem consegue me ajudar qual seria o motivo.
Detalhe: na brassagem tive um problema de subir mto a temperatura do mosto logo no comeco da brassagem, era pra manter em 68° mas tive um descuido e chegou a 76°. Isso influenciaria na carbonatacao?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não, não influencia...

Quanto à carbonatação ruim...verifique se ocorreu em todas as garrafas e caso negativo, pode ter sido problema na homogenização antes do envase, tampas mal fechadas e etc...
 
Não, não influencia...



Quanto à carbonatação ruim...verifique se ocorreu em todas as garrafas e caso negativo, pode ter sido problema na homogenização antes do envase, tampas mal fechadas e etc...



Ja abri 3 e as 3 estao com mesmo problema.. 2 com rolha de pressao e 1 com tampinha..



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
0 graus..


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cara, carbonatação por refermentação na garrafa não ocorre a zero grau!!!!

Vamos lá:

- O que é o priming? Uma solução de açúcar adicionada à cerveja pronta para que seja consumida pelas leveduras e seja produzido CO2, o qual ficará retido na garrafa tampada;

- Em qual temperatura deve ficar a cerveja durante a refermentação? Em temperatura ambiente, local fresco e ao abrigo da luz. Se quiser, pode também utilizar um ambiente com temperatura controlada mantendo a temperatura de atuação da cepa de levedura utilizada (Por ex: 18-20 graus).

- E se minhas garrafas estiverem a 0ºC? Simples: as leveduras estarão e permanecerão em estado de dormência. Assim, não haverá o consumo do açúcar do priming para a produção de CO2.
 
Cara, carbonatação por refermentação na garrafa não ocorre a zero grau!!!!



Vamos lá:



- O que é o priming? Uma solução de açúcar adicionada à cerveja pronta para que seja consumida pelas leveduras e seja produzido CO2, o qual ficará retido na garrafa tampada;



- Em qual temperatura deve ficar a cerveja durante a refermentação? Em temperatura ambiente, local fresco e ao abrigo da luz. Se quiser, pode também utilizar um ambiente com temperatura controlada mantendo a temperatura de atuação da cepa de levedura utilizada (Por ex: 18-20 graus).



- E se minhas garrafas estiverem a 0ºC? Simples: as leveduras estarão e permanecerão em estado de dormência. Assim, não haverá o consumo do açúcar do priming para a produção de CO2.



Desculpa.. eu tinha entendido maturacao.. priming fiz a temperatura ambiente, em torno de 25 a 30 graus..


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Desculpa.. eu tinha entendido maturacao.. priming fiz a temperatura ambiente, em torno de 25 a 30 graus..


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Então talvez seu problema tenha sido na homogenização do priming na cerveja. Descreva melhor como foi seu processo. Ou então as garrafas não estão bem vedadas e o gás foi embora.
 
Então talvez seu problema tenha sido na homogenização do priming na cerveja. Descreva melhor como foi seu processo. Ou então as garrafas não estão bem vedadas e o gás foi embora.



Entao.. sempre tiro do balde de maturacao e passo para outro balde pra fazer o priming, uso uma regua para medir a litragem, usei 6g por litro. Ontem abri outra cerveja, parece estar melhor. Ontem deu 10 dias de priming, mas a consistencia de espuma eh zero.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, faço o Priming na garrafa e esqueci de aquecer a água para diluir o açucar na água.

Será que as leveduras conseguirão se alimentar dessa calda e transformar em, CO2?

Qual o motivo de ferver a água?

Colega, o motivo de ferver a água é evitar a contaminação.
 
Back
Top