TIC17 direto na resistencia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FabioRolfsen

Member
Joined
Jul 2, 2013
Messages
20
Reaction score
6
Olá,

Estou montando um RIMS com panela de fervura de 100 litros (totais), e panela de brassagem com 75 litros (totais) com fundo falso.

Para simplificar as coisas, queria usar uns TIC17 que já possuo. Como em 220V ele suportaria 16A, ou seja, até uma resistência de 3520W, pensei em colocar uma de 3.300W abaixo do fundo falso, para a panela de brassagem com bomba e recirculação contínua.

Já vi o Guenther falando que usou muito o TIC17 numa resistencia de 3.000W. Outros dizendo que queimou usando em 9A. Alguém tem essa experiência?

Outra dúvida... Mesmo que o TIC aguente a resistencia de 3.300W, não vai demorar muito para subir as temperaturas nas rampas, com 15 kg de malte e mais uns 50 litros de água?

Obrigado!

Fábio Rolfsen
 
Olá Fábio!

Quanto a corrente, 3300W @ 220V = 15A, acho que vai trabalhar muito no limite do TIC, eu recomente utilizar uma contatora externa ou um relé de estado sólido (SSR). por exemplo se tua rede não estiver bem dimensionada e quando ligar essa carga a tensão cair para uns 200V (já vi isso) a corrente vai para 16,5A, já passou do limite do TIC...

Eu uso em minha panela, onde mosturo 8kg de malte com 24 litros de água uma resistência de 2500W, me atende, mas para rampa de 68 a 78 ºC por exemplo são em torno de 15 min para subir esses 10°C, o que resulta em 0,66 °C/min. Acho que poderia sem mais potente para chegar na ordem de 1°C/min. Se ainda não tem a resistência, compra uma de uns 4500W e use dimmer para regular a potência que achar ideal, hoje eu faria isso...

________________
Eduardo Hoffmann

Fermentando: Amercican Stout
Maturando: APA
Nos barris: APA e Blond
 
Olá Fábio!

Quanto a corrente, 3300W @ 220V = 15A, acho que vai trabalhar muito no limite do TIC, eu recomente utilizar uma contatora externa ou um relé de estado sólido (SSR). por exemplo se tua rede não estiver bem dimensionada e quando ligar essa carga a tensão cair para uns 200V (já vi isso) a corrente vai para 16,5A, já passou do limite do TIC...

Eu uso em minha panela, onde mosturo 8kg de malte com 24 litros de água uma resistência de 2500W, me atende, mas para rampa de 68 a 78 ºC por exemplo são em torno de 15 min para subir esses 10°C, o que resulta em 0,66 °C/min. Acho que poderia sem mais potente para chegar na ordem de 1°C/min. Se ainda não tem a resistência, compra uma de uns 4500W e use dimmer para regular a potência que achar ideal, hoje eu faria isso...

________________
Eduardo Hoffmann

Fermentando: Amercican Stout
Maturando: APA
Nos barris: APA e Blond

Eduardo,
Obrigado! Encomendei a resistência com 5k. Um dimmer de até 10k . E vamos testar, e vamos em frente.
Valeu! Era exatamente o que eu queria saber.

Fábio Rolfsen
 
Gente, aproveitando este post, alguem sabe indicar como montar um rele de estado sólido, nas condições que foram colocadas ai? ou sabe onde teria pronto para comprar..
 
Só pra completar, esqueci de mencionar: liguei o meu tic17 em minha resistencia de 4kw, e torou...
 
Olá,

Estou montando um RIMS com panela de fervura de 100 litros (totais), e panela de brassagem com 75 litros (totais) com fundo falso.

Para simplificar as coisas, queria usar uns TIC17 que já possuo. Como em 220V ele suportaria 16A, ou seja, até uma resistência de 3520W, pensei em colocar uma de 3.300W abaixo do fundo falso, para a panela de brassagem com bomba e recirculação contínua.

Já vi o Guenther falando que usou muito o TIC17 numa resistencia de 3.000W. Outros dizendo que queimou usando em 9A. Alguém tem essa experiência?

Outra dúvida... Mesmo que o TIC aguente a resistencia de 3.300W, não vai demorar muito para subir as temperaturas nas rampas, com 15 kg de malte e mais uns 50 litros de água?

Obrigado!

Fábio Rolfsen

Eu montei um RIMS com 3 panelas, todas com resistencias:

Panela 38- Agua de lavagem: resistencia de 1500w, com ssr e dimmer. Acionamento é manual;

Panela 36 litros- Mosturaçao: resistencia de 2500w, com ssr e dimmer. Acionamento é manual;

Panela 45- Fervura: resistencia de 4000w, com ssr e dimmer. Acionamento manual. Neste caso precisaria aumentar a potencia para uns 5000, pois a fervura com o dimmer no maximo nao é vigorosa.
 
É 220 sim! Então, mas e a instalacão dele? por que pelo que eu vejo ali só tem das entradas; e precisaria da entrada da corrente, saída para a resistencia e a conexão com o tic pro acionamento, correto?

Desculpa a ignorancia, mas eu sou antropólogo e essas coisas são meio que grego pra min hehe
 
Brother, como a saída do tic17 é relê contato seco, vc vai precisar de mais uma fonte 12V pra ligar no SSR. Já começa a complicar né. Veja o desenho abaixo, que é pro controlador REX-C100

116afecd18b0bc8594bfd47d4dedada7.jpg


Ele tem saída direta alimentada pwm para o SSR. Já o tiv17 vc precisaria de uma fonte em série pra alimentar.


Enviado do meu telefone usando Tapatalk
 
Poxa, numa dessa então vale a pena comprar o REX-C100, fica mais fácil de instalar..o tic sempre vai ter uma utilidade hehe
 
Boa tarde pessoal,

Escrevo pra pedir ajuda na fiação do controlador REX. Comprei um do modelo REX C-100FK02V*AN, ligado a um SSR, com o objetivo de controlar uma resistencia para o HLT do meu setup. Montei a fiação utilizando o esquema postando anteriormente, utilizando apenas os pinos 4+ e 5- do controlador (ligados ao input do SSR). Ok, quando eu ligo o controlador, a luz do SSR ascende quando a temperatura passa do parametro e desliga quando retorna. O problema é que a saida do sistema fica sempre ligada, seja com o SSR ligado ou desligado. Tou batendo cabeça com isso a duas semanas (segue em anexo as fotos), peço ajuda pra quem manjar ai!


Abraços
André
 

Attachments

  • 2017-02-02 17.25.00.jpg
    2017-02-02 17.25.00.jpg
    206.5 KB · Views: 113
  • 2017-02-02 17.25.23.jpg
    2017-02-02 17.25.23.jpg
    198.9 KB · Views: 83
  • 2017-02-02 17.25.42.jpg
    2017-02-02 17.25.42.jpg
    151.1 KB · Views: 89
  • 2017-02-02 17.25.58.jpg
    2017-02-02 17.25.58.jpg
    140.2 KB · Views: 80
Gente, aproveitando este post, alguem sabe indicar como montar um rele de estado sólido, nas condições que foram colocadas ai? ou sabe onde teria pronto para comprar..

Olá, não é muito difícil não. o Relé de Estado Sólido tem 2 entradas de controle e duas "saídas". As entradas de controle funcionam como uma torneira, que com o aumento da corrente de controle, ele permite (ou não) apassagem da carga alta. Então para acionar o relé voce deve aplica de 3~32V na entrada (veja o modelo que voce usa) e assim ele vai liberar a passagem de corrente que vai para resistencia.
 
Eu montei um RIMS com 3 panelas, todas com resistencias:

Panela 38- Agua de lavagem: resistencia de 1500w, com ssr e dimmer. Acionamento é manual;

Panela 36 litros- Mosturaçao: resistencia de 2500w, com ssr e dimmer. Acionamento é manual;

Panela 45- Fervura: resistencia de 4000w, com ssr e dimmer. Acionamento manual. Neste caso precisaria aumentar a potencia para uns 5000, pois a fervura com o dimmer no maximo nao é vigorosa.


Cara, gostei dessa simplicidade! Tava pensando em montar um esquema com PID, depois pensei em um Arduino, mas cheguei a conclusão de que o qto mais simples melhor. E tbem não manjo nada de eletrônica. Teria q aprender td do zero.

Daniel vc poderia passar esse esquema de ligação?

Sou leigo quando o assunto é elétrica.

Como vc fez pra ligar o SSR no dimmer?

E como eh esse acionamento manual?

Se puder passe esse esquema de ligação pra mim q quero reproduzir no meu equipamento.

Valeu!
 
Last edited:
Olá,

Estou montando um RIMS com panela de fervura de 100 litros (totais), e panela de brassagem com 75 litros (totais) com fundo falso.

Para simplificar as coisas, queria usar uns TIC17 que já possuo. Como em 220V ele suportaria 16A, ou seja, até uma resistência de 3520W, pensei em colocar uma de 3.300W abaixo do fundo falso, para a panela de brassagem com bomba e recirculação contínua.

Já vi o Guenther falando que usou muito o TIC17 numa resistencia de 3.000W. Outros dizendo que queimou usando em 9A. Alguém tem essa experiência?

Outra dúvida... Mesmo que o TIC aguente a resistencia de 3.300W, não vai demorar muito para subir as temperaturas nas rampas, com 15 kg de malte e mais uns 50 litros de água?

Obrigado!

Fábio Rolfsen
Cara pode usar mas não recomendo ligar direito não....mas pode usar um SSR que vai funcionar legal
veja a ligação:

 
Back
Top