teste de levedura para fg alta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Shawlin

Active Member
Joined
Mar 28, 2016
Messages
42
Reaction score
6
boas galera , fiz uma blonde e não atenuou até o estimado da receita que era de 1021 , esta em 1024 . brasei em 68,5 graus e sei que são gerados açucares não fermentáveis . lendo no fórum vi que varias pessoas adicionam mais levedura para tentar consertar isso , o que nem sempre da certo por não haver mais açucares fermentáveis .
eu instintivamente adicionei açúcar cristal dentro da proveta onde meço a gravidade para ver se as leveduras fermentariam mais e ter certeza de que na gravidade do meu mosto o problema não é pitch rate baixo e sim açúcar complexo .
o resultado é que em menos de 10 minutos havia uma atividade enorme na proveta , fermentando muito e ja esta saindo para fora do frasco o blow.
alguém tem a experiencia de saber se este teste que fiz é valido , e não há mais fermentáveis no meu mosto?

aroma e sabor estão dentro do desejado .
 

Attachments

  • 20171011_121910.jpg
    20171011_121910.jpg
    135.6 KB · Views: 26
Não entendi, na ficha está dizendo que a OG medida foi 1.046, tá certo isso? Acho que não né? Foi 1.069 mesmo?

3 pontos de OG é margem de erro, cada pessoa tem seu processo e o resultado fica diferente mesmo. Usou quanta levedura e qual OG e volume correto?
 
Não entendi, na ficha está dizendo que a OG medida foi 1.046, tá certo isso? Acho que não né? Foi 1.069 mesmo?

3 pontos de OG é margem de erro, cada pessoa tem seu processo e o resultado fica diferente mesmo. Usou quanta levedura e qual OG e volume correto?

1069 , não aprendi mexer direito no beersmith. Não fui eu que adicionei aquelas medidas no measured og . O volume final foi 50 lts e a levedura foi propagada com agitador seguindo o metodo braukaiser e com injeção direta de oxigênio
 
1069 , não aprendi mexer direito no beersmith. Não fui eu que adicionei aquelas medidas no measured og . O volume final foi 50 lts e a levedura foi propagada com agitador seguindo o metodo braukaiser e com injeção direta de oxigênio

Qual foi a levedura? Também não está na ficha.

De 69 para 24 foram (OG-FG)/OG = 65% de atenuação. Considerando a temperatura de mostura elevada e a presença do Carapils, dependendo da cepa utilizada, está no padrão.
 
Qual foi a levedura? Também não está na ficha.

De 69 para 24 foram (OG-FG)/OG = 65% de atenuação. Considerando a temperatura de mostura elevada e a presença do Carapils, dependendo da cepa utilizada, está no padrão.
Foi usada a t58
 
Cara, T-58 costuma ser problemático, pode ser uma impressão minha, mas também tenho observações negativas quanto a atenuação desse fermento...

No mais, acho q o colega Raisoshi matou a charada.
 
Não que seu teste não dê pra tirar conclusões, mas o teste do livro Yeast é o seguinte:

Pegar uma determinada quantidade do seu mosto com a fermentação parada, acrescentar um pouco de fermento (qualquer um, inclusive o de pão) e deixar no stir plate por um tempo pra ver se continua atenuando.
Se sim, você está com algum inconveniente no fermentador, aí pode ser várias coisas entre elas:
- Seu fermento resolveu te sacanear e decantar antes do tempo. Uma agitação pode colocar ele novamente em suspensão e reiniciar a fermentação.
- O fermento que você usou não é adequado para o atual ambiente alcóolico que se encontra o mosto. Não tem muito o que fazer. Se quiser e achar que está na hora de se aventurar no mundo de utilizar dois tipos de fermento durante a fermentação, acredito que essa é a hora de inocular outro fermento pra atenuar ainda mais sua bera.
- E por último, não tenho certeza, mas talvez a quantidade de fermento que você usou pode ter sido inadequado ou a maneira que você inoculou não foi legal (alta temperatura, baixa oxigenação). Uma nova inoculação do fermento pode resolver e baixar um pouco mais.

Caso o teste do stir plate não mostre mais sinais de fermentação, quer dizer que seu mosto já não tem mais fontes de alimento. Essa mesma conclusão dá pra obter do seu teste. Quando você colocou o açúcar, você deu mais alimento pras leveduras em suspensão e pronto. Concluindo que já não tem mais açucares para fermentar.

Eu acho que 65% de atenuação é pouco, então você tem que dar uma concentrada em melhorar oxigenação, pitch rate, temperatura de inoculação etc...

Boa sorte.
 
Back
Top