Termostato com defeito

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leonesio

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
106
Reaction score
102
Tenho utilizado termostatos da Logicatec como controladores de temperatura em minhas geladeiras, ao longo dos 4 anos que faço cerveja. Sempre foram confiáveis e robustos, nunca me deram problemas. Até ontem, quando os dois que utilizo quase que como acometidos de um "bug" (rsrsrs...) passaram a registrar temperaturas completamente absurdas, seja em líquidos quentes ou frios... Na verdade, eles nem parecem fazer nenhuma leitura através do sensor, apenas apresentam medidas sem nenhum sentido...

Alguém já passou por isso? Existe alguma maneira de resetar o termostato? No manual do fabricante não há nenhuma referência a um reset...

Abraços a todos!
 
Vou tentar relembrar meus tempos de técnico. Se for um sensor NPN ou PNP, que normalmente são esses que são utilizados em controladores, você pode simplesmente fazer um curto entre as duas entradas dos fios dos sensores lá n controlador.

O sensor deve ter dois fios conectados ao controlador, faça um curto la, se apresentar 0 graus é praticamente certo que seus sensores estragaram, podem ter quebrado um fio por exemplo, muito comum. Mas se continuar maluca a temperatura aí ja não tem muito o que fazer. O estranho é que os dois foram ao mesmo tempo, não teve alguma queda de energia na sua casa ou mexeu bruscamente neles mara quebrar o fio por exemplo?
 
Olá, Fagner, obrigado pela resposta!

De fato, curto-circuitando os terminais do sensor, o display marca zero graus.

Vou ver se encontro os sensores à venda.

Acredito que nesses 4 anos de trabalho duro, os sensores devem mesmo ter sofrido muita agressão física... rsrsrs...

Mais uma vez, obrigado!
 
Já passei por isso com sensores da FullGauge.

Basicamente, ocorreu por problemas no sensor decorrentes de utilizá-lo diretamente em líquido. Acredito que justamente por esse motivo que eles recomendam não fazer isso.

Abraço,
 
Esse tipo de problema acontece também com sensor emborrachado?
Porque eu uso o sensor do g101 da ageon direto no líquido. Ele vem emborrachado, nunca tive nenhum problema nem com o termostato e nem com o sensor.
De qualquer forma, devo evitar usar o sensor direto no líquido mesmo assim?
 
Muito bem, gente, já resolvi o problema dos meus controladores. Comprei 2 sondas da própria logicatec, R$ 12,00 cada uma. Substituí as sondas antigas e voltou a funcionar perfeitamente!

Obrigado a todos pelas respostas!
 

Latest posts

Back
Top