Termômetro na mosturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatoat

Well-Known Member
Joined
Jul 23, 2013
Messages
296
Reaction score
87
Olá,

Eu tenho aquele esquema de duas mangueiras de silicone para isolar a ponta do sensor do TIC17 na mosturação, mas não quero ficar usando um termostato só para isso, ai estou pensando numa alternativa barata.

Se que já houve conversas aqui parecidas, analógico vs. digital, etc, mas os links de produtos tanto do Lamas quanto do MercadoLivre estão quebrados.

Alguém já usou algum deste tipo?

termmetro-digital-lcd-uso-geral-com-sensor-externo-110111-MLB20458550383_102015-O.webp


Basicamente funcionaria do mesmo jeito apenas com a ponta do sensor em contato com o mosto, mas mesmo assim, não sei se esta ponta pode soltar alguma toxicidade.

Alguém?

Obrigado.
 
Tenho alguns termômetros desses da.foto. Nao recomendo pra mostura. Nao sao precisos. Alguns dos meus tem erro de mais de 2C.

Enviado de meu LG-D625 usando Tapatalk
 
Putz. Obrigado.

Alguém tem algum outro sensor deste tipo, que recomenda?

Tenho o de vidro da Incoterm e digital de espeto também mas acho muito mais prático esse esquema de deixar o sensor lá dentro, com a tampa em cima e o visor externo.
 
Olá.

Ao contrário do colega rabello, eu uso um desses na mostura e o considero bastante preciso.

Abraço!
 
Olá.

Ao contrário do colega rabello, eu uso um desses na mostura e o considero bastante preciso.

Abraço!

Opa Carlos, que bom!

Acho que vou arriscar, tenho outros termômetros para fazer uma comparação antes de usá-lo na prática... pelo preço, acho que vale a pena.

Obrigado!
 
@rabello e @cgfischer,

Poderiam nos informar quais os critérios que vocês usaram para dizer que não e são precisos? Fizeram testes com ponto de fusão e ebulição? Comparam com outros modelos nesses testes?

Obrigado!
 
@rabello e @cgfischer,

Poderiam nos informar quais os critérios que vocês usaram para dizer que não e são precisos? Fizeram testes com ponto de fusão e ebulição? Comparam com outros modelos nesses testes?

Obrigado!

Comparei com meu termômetro cervejeiro analógico.
 
Tenho dois termômetros

Esse:
term_metro_cervejeiro_-_tipo_espeto1.png


E esse:
term%C3%B4metro-cervejeiro-intercom.jpg


O velho termômetro de plástico detectou mais rapidamente as mudanças de temperatura. Não é tão prático como o de espeto com clip pra prender na panela. Minimizo esse problema prendendo ele na alça da panela com um arame.
 
@rabello e @cgfischer,

Poderiam nos informar quais os critérios que vocês usaram para dizer que não e são precisos? Fizeram testes com ponto de fusão e ebulição? Comparam com outros modelos nesses testes?

Obrigado!

olá gabriel,

comparei com vários termometros de diversas naturezas hehe Até mesmo aquele termômetro de mercurio pra medir febre.


Faca o seguinte teste: compre uns 3 termometros desses IGUAIS. Una as 3 condas com fita crepe. Coloque em seguida em uma água quente e depois fria. Você verá que cada um deles vai medir um valor completamente diferente...

Por fim, comparei com um digital certificado (calibrado) de um amigo e comprovei o erro. Dos 4 que eu tinha, o que errava menos errava +0,5C.
 
olá gabriel,

comparei com vários termometros de diversas naturezas hehe Até mesmo aquele termômetro de mercurio pra medir febre.


Faca o seguinte teste: compre uns 3 termometros desses IGUAIS. Una as 3 condas com fita crepe. Coloque em seguida em uma água quente e depois fria. Você verá que cada um deles vai medir um valor completamente diferente...

Por fim, comparei com um digital certificado (calibrado) de um amigo e comprovei o erro. Dos 4 que eu tinha, o que errava menos errava +0,5C.

Como estava muito barato e para aproveitar o frete, peguei dois no ML. Vou comparar com uns 5 termômetros que tenho (3 digitais, 2 analógicos) pra ver se vale a pena usá-lo na mosturação.

Chegou agora há pouco aqui no trabalho, coloquei os dois em cima da mesa (sem isolamento, as sondas soltas, nada científico) e um está marcando 23.1 e o outro 23.4-23.5.

Pela sua experiência, a imprecisão é linear ou simplesmente não dá para confiar mesmo fazendo ajuste?
 
Olá,

Eu tenho aquele esquema de duas mangueiras de silicone para isolar a ponta do sensor do TIC17 na mosturação, mas não quero ficar usando um termostato só para isso, ai estou pensando numa alternativa barata.

Se que já houve conversas aqui parecidas, analógico vs. digital, etc, mas os links de produtos tanto do Lamas quanto do MercadoLivre estão quebrados.

Alguém já usou algum deste tipo?

termmetro-digital-lcd-uso-geral-com-sensor-externo-110111-MLB20458550383_102015-O.webp


Basicamente funcionaria do mesmo jeito apenas com a ponta do sensor em contato com o mosto, mas mesmo assim, não sei se esta ponta pode soltar alguma toxicidade.

Alguém?

Obrigado.

Alguém sabe dizer se é seguro colocar o cabo desse termômetro direto no mosto? É atóxico? Aguenta altas temperatura?
 
Como estava muito barato e para aproveitar o frete, peguei dois no ML. Vou comparar com uns 5 termômetros que tenho (3 digitais, 2 analógicos) pra ver se vale a pena usá-lo na mosturação.

Chegou agora há pouco aqui no trabalho, coloquei os dois em cima da mesa (sem isolamento, as sondas soltas, nada científico) e um está marcando 23.1 e o outro 23.4-23.5.

Pela sua experiência, a imprecisão é linear ou simplesmente não dá para confiar mesmo fazendo ajuste?
Os que eu tenho nao aceitam nenhum tipo de.ajuste.
Tambem nao.tenho.segurança de que o erro é sempre o.mesmo, o que permitiria corrigir a leitura toda vez.

Testa ai e depois conta pra gente hehehe

Enviado de meu LG-D625 usando Tapatalk
 
Bom, os dois termômetros realmente diferem um pouco na medição, mas vale lembrar que a precisão esperada deles é em torno de +-1ºC mesmo.

A ponta do sensor tem um diâmetro menor que o do TIC e de outro sensor que uso. Poderia usar outro diâmetro de mangueira, mas no fim vou usá-lo para outras coisas, não para a mosturação, onde concluo que não vale a pena.

Sigo usando o TIC e busquei corroborar (e saciar minha curiosidade) o uso contínuo de um termostato na mosturação sem o uso de um poço termométrico entrando em contato com a Full Gauge, Coel e Ageon.

Perguntei se poderia usar desta forma que "copiei" do @Guenther (isolando a ponta do sensor) e as respostas foram:

Full Gauge:
Não podemos garantir a eficacia da sua adaptação com o tubo de silicone. Recomendamos apenas a utilização de um poço termométrico que pode seguir como exemplo o material em anexo.

Coel:
Sim entendi, nos não indica.
Mesmo explicando que apenas a ponta ficaria submersa...
[...] nosso modelo NCT é IP67 não indicamos para ser submerso.

Desta forma mesmo, deixou uma péssima impressão.

Ageon:
O sensor emborrachado pode ser utilizado com líquidos, sem problemas.

Ele é um sensor do tipo ntc emborrachado, que pode ser utilizado sim para produtos alimentícios, como por exemplo na fabricação de cerveja artesanal.

Eu nem havia citado cerveja artesanal. Questionei:
Confirmando então, este sensor pode ficar submerso em líquidos quentes, certo? Posso submergir inclusive o cabo, ou devo isolar o cabo e deixar apenas a ponta do sensor no líquido?
Estou achando estranho pois no link http://www.ageon.com.br/produtos/serie-g fala que os sensores são "resistente a jatos d´água (grau de proteção IP65)" e parece que para ser submerso precisa ser IP67. Você pode confirmar esta informação, por favor?

Eles:
O texto refere-se ao frontal emborrachado, não ao sensor. Pode ficar tranquilo.
Para fabricação de cerveja, sugiro um G101, um termostato simples, que possui este sensor. Na realidade, todos os nossos produtos são com sensor emborrachado.

Basicamente o suporte técnico da Ageon afirmou que o sensor deles pode ficar totalmente submerso em líquido, o que foi uma surpresa para mim, se realmente for verdade. É interessante pois mesmo que eu continue usando a técnica da mangueira de silicone, vira uma garantia a mais em caso de algum acidente.

Os outros "não garantem" mas está claro que é mais um "lavo minhas mãos" do suporte do que algo a ser estritamente seguido.
 
uso este da ageon na mostura muito bom todo emborrachado suporta até 100ºc como na mostura o maximo é 76 tá muito bom
 

Latest posts

Back
Top