Termômetro analógico ou digital?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu tenho três termometros em casa.

O analógico de espeto, eu uso dentro do forno, pra fazer assados, mas pode ficar legal se você furar a panela e instalar na posição correta. O digital de espeto, eu uso pra medir temperatura da agua que eu uso pra hidratar fermento, medir temperatura da proveta quando vou medir densidade, e essas coisas.

Pra fazer cerveja, eu uso um desses:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-621045548-termmetro-cervejeiro-1-a-110c-_JM

Pra mim, até agora, é o melhor. E o preço dessa loja está caro. Dá uma pesquisada em lojas de utilidades domésticas e utensílios de cozinha que você acha bem mais barato.
 
Eu já não gosto desse termômetro a álcool da incoterm ali, do link do mercadolivre. Já tive um desses e ele era extremamente impreciso, descobri isso depois de adquirir 2 termômetros digitais. Um deles é similar ao do último link do lamas. Usando ao mesmo tempo, verifiquei que a temperatura do termometro a álcool estava vários graus abaixo (ou acima, nao lembro) dos digitais.

Esse termometro digital tipo espeto é o que eu recomendo, já utilizei em conjunto com outro digital pra confirmar que estava medindo corretamente, e estavam iguais. Além disso a leitura dele é praticamente imediata comparado com o a álcool, que leva minutos pra atingir o equilíbrio. Tem uma precisão suficiente também.
 
Eu tenho os dois tipos, o analógico "cervejeiro" e o digital de espeto, só que o meu digital de espeto é da Tramontina.

Uso o analógico para verificar a temperatura da água antes de colocar o malte e para controlar a temperatura da água do sparge. Deixo o termômetro largado dentro da água mesmo.

Antes usava o analógico para a mostura também, mas uso fundo falso e não gostava muito da "bagunça" que o termômetro fazia na cama de grãos.

Ele é muito grande, se eu deixasse enterrado nos grãos, não conseguia ler a temperatura, se deixasse de modo a pode ler a temperatura, não dava para colocar a tampa direito, então ficava puxando para cima e enterrando na cama de grãos de novo a cada leitura (mas sem tirar totalmente da cama de grãos).

Isso acabava criando um "fosso" na cama e poderia criar um caminho preferencial na hora do sparge.

Com o digital de espeto, deixo a panela tampada e o espeto dentro da cama de grãos, mas o mostrador para fora da panela, apoiado na borda e na tampa.

Achei bem melhor assim, a cama de grãos fica intacta.

Então, acho que depende do seu método, se usar fundo falso, acho melhor o de espeto. Se for outro método, aí vai da sua preferência.
 
Eu já não gosto desse termômetro a álcool da incoterm ali, do link do mercadolivre. Já tive um desses e ele era extremamente impreciso, descobri isso depois de adquirir 2 termômetros digitais. Um deles é similar ao do último link do lamas. Usando ao mesmo tempo, verifiquei que a temperatura do termometro a álcool estava vários graus abaixo (ou acima, nao lembro) dos digitais.


O que eu uso é da marca HG, funciona bem e eu não percebi diferenças quando usado em conjunto com os outros 2.

Usei o link do mercado livre só para exemplificar o tipo de termometro que eu uso.

@AntonioMartins

Como uso BIAB, não preciso me preocupar com a cama de grãos, mas concordo com sua colocação. Ele deve ser ruim de usar com fundo falso mesmo.

Abraços.
 
O que eu uso é da marca HG, funciona bem e eu não percebi diferenças quando usado em conjunto com os outros 2.

Usei o link do mercado livre só para exemplificar o tipo de termometro que eu uso.

@AntonioMartins

Como uso BIAB, não preciso me preocupar com a cama de grãos, mas concordo com sua colocação. Ele deve ser ruim de usar com fundo falso mesmo.

Abraços.

Claro.. é uma questão de preferência. A questão da imprecisão talvez seja variável na construção desses instrumentos analógicos mais baratos. Porém se há realmente essa variação eu não sei, talvez tenha tido o azar de ser um caso especial...

Quanto à limpeza desses termômetros analógicos vejo outro ponto negativo, que é o envólucro plástico... após cada uso tem que tirar o termometro do envólucro pra limpar, senão fica muito sujo...

Já um ponto negativo dos digitais é que se vc deixar cair acidentalmente no mosto, ele pode dar problema. Isso ja me aconteceu duas vezes e o termômetro parou de funcionar momentaneamente, até que estivesse seco por dentro. Poderia ser um problema maior caso não estivesse no meio da brassagem e não tivesse outro. Pode ser interessante pendurar uma cordinha nele.
 
Termômetro digital pode estragar com o mínimo de umidade.

Analógico, só se quebrar.

O que eu faço é simplesmente pedir a aferição do termômetro ao comprar, ou seja, pedir para a pessoa da loja testar 2 ou 3 num copo d'água e ver se há diferenças.

Eu gosto bastante desses da Incoterm, pois são simples, desmontáveis pra limpar, sanitizar, etc.

Abraço,
 
Termômetro digital pode estragar com o mínimo de umidade.

Analógico, só se quebrar.

O que eu faço é simplesmente pedir a aferição do termômetro ao comprar, ou seja, pedir para a pessoa da loja testar 2 ou 3 num copo d'água e ver se há diferenças.

Eu gosto bastante desses da Incoterm, pois são simples, desmontáveis pra limpar, sanitizar, etc.

Abraço,

Guenther,

Já vi acontecer desses termômetros analógicos sofrendo um impacto razoável, como ser jogado numa bancada e sofrer uma descalibração violenta e sem volta.

Talvez a questão da sensibilidade seja válida pra qualquer tipo de termômetro (como é pra quase todos instrumentos de medição).
 
Eu acho esses com sensor remoto bem práticos:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/termometro-digital-compacto.html

Acredito que o fio não seja alimentício, mas por ser uma área tão pequena e pouco tempo de contato não ligo muito.

Quanto a precisão já conferi com outros de espeto e até esses de medir temperatura do corpo (na faixa dos 36C, claro) e são razoavelmente precisos. Um deles eu deixei na fervura e ele passou a medir um pouco abaixo e demora mais pra convergir.

Já comprei do lamas, mercadolivre, e china, e são equivalentes.
 
Guenther,

Já vi acontecer desses termômetros analógicos sofrendo um impacto razoável, como ser jogado numa bancada e sofrer uma descalibração violenta e sem volta.

Talvez a questão da sensibilidade seja válida pra qualquer tipo de termômetro (como é pra quase todos instrumentos de medição).
Sim mas, isso eu já vi acontecer com qualquer tipo de termômetro.
 
Pessoal, reativando o tópico, qual a opinião de vocês sobre aqueles termómetros analógicos que ficam "espetados" pela lateral da panela?
Tipo instalados na panela mesmo. Estou pensando em fazer uma panela nova e queria instalar um desses que vi em fotos, mas não sei exatamente qual é o tipo correto e se é bom mesmo.
 
Termômetro digital pode estragar com o mínimo de umidade.

Analógico, só se quebrar.

O que eu faço é simplesmente pedir a aferição do termômetro ao comprar, ou seja, pedir para a pessoa da loja testar 2 ou 3 num copo d'água e ver se há diferenças.

Eu gosto bastante desses da Incoterm, pois são simples, desmontáveis pra limpar, sanitizar, etc.

Abraço,

Guenther, qual é a "técnica" para fazer a medição de temperatura com esse termômetro da Incoterm?

Percebi que ele costuma demorar para responder à variação da temperatura (por exemplo, a temperatura fica um tempo em 66ºC e, de repente, ela cai até 62ºC em 30 segundos e fica lá até subir rapidamente de novo).
 
Guenther, qual é a "técnica" para fazer a medição de temperatura com esse termômetro da Incoterm?

Percebi que ele costuma demorar para responder à variação da temperatura (por exemplo, a temperatura fica um tempo em 66ºC e, de repente, ela cai até 62ºC em 30 segundos e fica lá até subir rapidamente de novo).
O que eu faço, e funciona bem, é enterrá-lo ou submergí-lo até a metade, e ficar fazendo movimentos circulares para que eu troque temperatura mais rápido com o líquido. Normalmente, em até 1 minuto ele estabiliza completamente, às vezes 30 segundos, algo assim.

Termômetros digitais são mais rápidos..... mas eventualmente, estragam. :)

Abraço,
 
O que eu faço, e funciona bem, é enterrá-lo ou submergí-lo até a metade, e ficar fazendo movimentos circulares para que eu troque temperatura mais rápido com o líquido. Normalmente, em até 1 minuto ele estabiliza completamente, às vezes 30 segundos, algo assim.

Termômetros digitais são mais rápidos..... mas eventualmente, estragam. :)

Abraço,

Depois de passar por dois digitais desisti deles exatamente por causa disso... o analógico apesar de ser de vidro acaba sendo menos problemático.
 
amigo, tenho um termômetro parecido com esse, mas parece q na fervura ele n funciona direito, n chega a 100° nunca... e o meu dizia que ia a 120°... usa na fervura o seu?
 
amigo, tenho um termômetro parecido com esse, mas parece q na fervura ele n funciona direito, n chega a 100° nunca... e o meu dizia que ia a 120°... usa na fervura o seu?

Deve ser pq está ebulindo antes de atingir os 100 graus.
Ou então, vai chegar a 100 graus provavelmente bem no fundo da panela, isso se a pressão atmosférica estiver igual ou superior a 1 atm (760 mmHg).

Abraço!
 
mas por estar ebulindo antes de chegar a 100º pode comprometer a fervura e a qualidade da breja?!
 
Pessoal, alguém sabe dizer sobre esses da incoterm "cervejeiro" vejo muita gente recomendando, mas a parte plástica dele pode ter contato com alta temperatura?
 

Latest posts

Back
Top