Termômetro analógico espeto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celso Peres

Well-Known Member
Joined
Feb 22, 2020
Messages
131
Reaction score
62
Location
Belo Horizonte/MG
Salve cervejeiros. Por acaso alguém já usou ou usa aqueles termômetros analógicos de espeto que se prenda na borda do caldeirão? São bons? Queria uma solução melhor que usar aquele velho conhecido termômetro de imersão. Ele funciona bem, mas eu gostaria de poder medir a temperatura com a panela de mostura fechada, sem tem que ficar abrindo. E ainda tenho um sparge na tampa da panela e quando quero fazer o mash out por exemplo, que o termômetro tem que ficar dentro da panela, acaba que a tampa fica meio torta e a recirculação acaba caindo de um lado só da cama de grãos e acredito que isso atrapalhe a homogeneização da temperatura. Eu uso fundo falso. Eu até cheguei a comprar um daqueles termômetros digitais de aquário. Achei que seria o ideal, colocando o sensor no meio da cama de grãos. Mas a medição do negócio é um lixo. Tem hora que trava em certa temperatura e do nada sobe 6, 7 graus de uma vez só. Não sei se o meu veio com defeito ou se é ruim mesmo. Também, não dá pra esperar muito de algo produzido na China aos milhões e que custa 15 conto. Então? Se alguém tiver uma solução melhor também, por favor compartilhe. Obrigado.
 
Boa noite,
Quando você mede a temperatura na cama de grãos muitas vezes não consegue uma leitura correta...
Essas travadas e aumentos repentinos são característicos da leitura na cama de graos que voce relatou...
Depois que instalei um poço termométrico abaixo da altura de meu cesto, nunca mais tive problemas... Você pode instalar um poço abaixo do seu fundo falso e utilizar o termômetro digital sem problemas...
Vou anexar uma foto da minha panela e você vai ver onde instalei o poço, ele fica numa altura abaixo da parte inferior de meu cesto e próximo de onde a bomba puxa o mosto para a recirculação o que ajuda na homogeneização da temperatura
 

Attachments

  • 587EC69A-13DE-4CF4-9533-B5352AE50EC2.jpeg
    587EC69A-13DE-4CF4-9533-B5352AE50EC2.jpeg
    84 KB · Views: 58
  • D08F460E-CA67-46DD-B93D-2253FF090F06.jpeg
    D08F460E-CA67-46DD-B93D-2253FF090F06.jpeg
    30.8 KB · Views: 55
Boa noite,
Quando você mede a temperatura na cama de grãos muitas vezes não consegue uma leitura correta...
Essas travadas e aumentos repentinos são característicos da leitura na cama de graos que voce relatou...
Depois que instalei um poço termométrico abaixo da altura de meu cesto, nunca mais tive problemas... Você pode instalar um poço abaixo do seu fundo falso e utilizar o termômetro digital sem problemas...
Vou anexar uma foto da minha panela e você vai ver onde instalei o poço, ele fica numa altura abaixo da parte inferior de meu cesto e próximo de onde a bomba puxa o mosto para a recirculação o que ajuda na homogeneização da temperatura
Poxa, não sabia que essas variações de temperatura na cama de grãos são normais. Interessante. Quer dizer que meu termômetro chinês funciona. Nunca duvide dos chinas.

Mas esse negócio de medir a temperatura próximo da saída do registro me confundiu. Por tudo que li até hoje, recomendam medir na cama de grãos. Então o que eu faço é, quando a temperatura está quase próxima da desejada, eu desligo o fogo e deixo a bomba ligada por mais um tempo até atingir, e desligo a bomba. Acredito que você deva fazer algo do tipo também. Quando a temperatura na saída atinge a desejada, desliga o fogo e recircula por mais um tempo pra homogeneizar.

Obrigado pela resposta.
 
Salve cervejeiros. Por acaso alguém já usou ou usa aqueles termômetros analógicos de espeto que se prenda na borda do caldeirão? São bons? Queria uma solução melhor que usar aquele velho conhecido termômetro de imersão. Ele funciona bem, mas eu gostaria de poder medir a temperatura com a panela de mostura fechada, sem tem que ficar abrindo. E ainda tenho um sparge na tampa da panela e quando quero fazer o mash out por exemplo, que o termômetro tem que ficar dentro da panela, acaba que a tampa fica meio torta e a recirculação acaba caindo de um lado só da cama de grãos e acredito que isso atrapalhe a homogeneização da temperatura. Eu uso fundo falso. Eu até cheguei a comprar um daqueles termômetros digitais de aquário. Achei que seria o ideal, colocando o sensor no meio da cama de grãos. Mas a medição do negócio é um lixo. Tem hora que trava em certa temperatura e do nada sobe 6, 7 graus de uma vez só. Não sei se o meu veio com defeito ou se é ruim mesmo. Também, não dá pra esperar muito de algo produzido na China aos milhões e que custa 15 conto. Então? Se alguém tiver uma solução melhor também, por favor compartilhe. Obrigado.
Você pode instalar um poço termométrico numa altura da sua panela onde você sabidamente vai ter a leitura do meio da cama de malte. Daí você pode utilizar um TIC (minha recomendação) ou um termômetro a sua escolha. Sobre instalar abaixo do fundo falso, não aconselho. A temperatura abaixo do fundo falso não reflete a temperatura dos grãos. Abaixo estará inevitavelmente com a temperatura superior à da cama de grãos. No fim das contas o que importa é a temperatura de mosturação e não do que está abaixo do fundo falso. Espero ter ajudado.
 
Já medi na parte superior da cama de grãos, instalei um poço termométrico verticalmente na panela que virou o cesto dos grãos e deixava a mangueira jorrando o mosto neste poço como pode ver na primeira foto em anexo mas preferi instalar um poço horizontal na panela principal... Antes, fiz um teste mergulhando o sensor na cama de grãos e tive os problemas que você relatou. Estou utilizando resistência na minha panela e um Brewuno que controla a temperatura, mas você consegue controlar perfeitamente acendendo e apagando o fogo.
A segunda foto mostra a instalação definitiva do poço ao lado do registro, na esquerda.
Ainda estou finalizando meu equipamento, próximo passo vai ser conexões de engate rápido para conectar a bomba direto no registro da panela e instalação de um tubo de inox ao invés da mangueira na saída da bomba.
O início é fogo, depois a gente vai aprendendo e melhorando nosso processo
 

Attachments

  • DF110140-3C56-43F4-98F7-ED67D28973B0.jpeg
    DF110140-3C56-43F4-98F7-ED67D28973B0.jpeg
    65.7 KB · Views: 44
  • 8ECBD78F-41B3-4A2B-9A23-CF835CDB2AC3.jpeg
    8ECBD78F-41B3-4A2B-9A23-CF835CDB2AC3.jpeg
    95.2 KB · Views: 42
Salve cervejeiros. Por acaso alguém já usou ou usa aqueles termômetros analógicos de espeto que se prenda na borda do caldeirão? São bons? Queria uma solução melhor que usar aquele velho conhecido termômetro de imersão. Ele funciona bem, mas eu gostaria de poder medir a temperatura com a panela de mostura fechada, sem tem que ficar abrindo. E ainda tenho um sparge na tampa da panela e quando quero fazer o mash out por exemplo, que o termômetro tem que ficar dentro da panela, acaba que a tampa fica meio torta e a recirculação acaba caindo de um lado só da cama de grãos e acredito que isso atrapalhe a homogeneização da temperatura. Eu uso fundo falso. Eu até cheguei a comprar um daqueles termômetros digitais de aquário. Achei que seria o ideal, colocando o sensor no meio da cama de grãos. Mas a medição do negócio é um lixo. Tem hora que trava em certa temperatura e do nada sobe 6, 7 graus de uma vez só. Não sei se o meu veio com defeito ou se é ruim mesmo. Também, não dá pra esperar muito de algo produzido na China aos milhões e que custa 15 conto. Então? Se alguém tiver uma solução melhor também, por favor compartilhe. Obrigado.
Comprei um termômetro desse recentemente e ele deu uma diferença de apenas 1°C em comparação com o controlador de temperetura do frigobar e um outro termômetro.
Se vc quer algo simples, acredito que vale sim a pena comprar esse tipo espeto e fazer um furo na tampa para passar a haste como solução para deixar a tampa sempre fechada.
 
Back
Top