Tempo ideal de recirculação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ortiz

Well-Known Member
Joined
Jun 2, 2014
Messages
185
Reaction score
20
Olá amigos,

Fiz até agora três levas com recirculação, da seguinte maneira :
1ª - na canequinha ... 5 minutos - ficou bem turva
2ª - na bomba uns 10 minutos - ficou razoável
3ª - na bomba 30 minutos - ficou bem límpida.

Nessa última apesar de ter ficado muito límpida, não gostei do sabor.
as receitas são diferentes, mas acho que essa ficou com um pouco de gosto de malte torrado ou algo assim (usei 100% pale ale).

o excesso de recirculação/filtragem pode extrair substâncias indesejáveis da casca, por exemplo ?
Qual seria o tempo "ideal" de recirculação ?

Minhas levas tem 30 litros, faço batch sparge.

Obrigado.
 
A recirculação e filtração, em si, não causam esse tipo de problema. Tanto que vários cervejeiros utilizam sistemas com recirculação contínua e, em algumas cervejarias, o tempo de recirculação/lauter passa de 2h.

Gosto de malte torrado usando 100% pale ale não é comum. Por acaso você não usa algum tipo de aquecimento na panela que possa estar queimando o malte?

O mosto já tinha gosto ruim ou ele apareceu só depois da cerveja pronta?
 
A recirculação e filtração, em si, não causam esse tipo de problema. Tanto que vários cervejeiros utilizam sistemas com recirculação contínua e, em algumas cervejarias, o tempo de recirculação/lauter passa de 2h.

Gosto de malte torrado usando 100% pale ale não é comum. Por acaso você não usa algum tipo de aquecimento na panela que possa estar queimando o malte?

O mosto já tinha gosto ruim ou ele apareceu só depois da cerveja pronta?

Uso um cooler no Mash, não tem como....
Não sei se o gosto é de queimado mesmo, é difícil identificar.

valeu....
 
Contaminação também pode dar gosto de queimado, já vi algumas cervejas assim.
 
A recirculação e filtração, em si, não causam esse tipo de problema. Tanto que vários cervejeiros utilizam sistemas com recirculação contínua e, em algumas cervejarias, o tempo de recirculação/lauter passa de 2h.

Gosto de malte torrado usando 100% pale ale não é comum. Por acaso você não usa algum tipo de aquecimento na panela que possa estar queimando o malte?

O mosto já tinha gosto ruim ou ele apareceu só depois da cerveja pronta?

Paulo, nesses casos com recirculação que passam de 2 horas, a bomba fica ligada o tempo todo mesmo? e a saída aberta para apenas um fio de mosto eu imagino. Não tem perigo de queimar a bomba?
 
eu uso herms com uma bombinha 12V da China e recirculo full time (para aquecimento e resfriamento do mosto). Minha primeira bombinha de máquina de lavar ainda vive, usei por umas 8 brassagens de 20 litros - e realmente obtenho cervejas bem límpidas mesmo quando esqueço do whirfloc
 
Paulo, nesses casos com recirculação que passam de 2 horas, a bomba fica ligada o tempo todo mesmo? e a saída aberta para apenas um fio de mosto eu imagino. Não tem perigo de queimar a bomba?

Isso é tranquilo, existem bombas que são projetadas para trabalhar nessas condições. Quanto ao 'fio de mosto', isso depende do volume de líquido, da geometria das panelas, da capacidade da bomba, das características da cama de grãos e possivelmente vários outros fatores. Um aparato profissional possivelmente vai contar com um inversor de frequência para controlar a vazão da bomba ao invés de uma válvula estrangulando a saída.
 
Não existe.

Recirculação tem como objetivo clarificar o mosto, o que ocorre com a formação adequada da cama de grãos (filtro natural) decorrente da recirculação (faz com que pequenas partículas fiquem na parte de cima trancadas, e as maiores cascas junto ao filtro).

Ou seja, em alguns equipamentos a recirculação necessária pode ser mínima, e em outros longa. Depende de uma série de fatores.

Abraço,
 
Não existe.

Recirculação tem como objetivo clarificar o mosto, o que ocorre com a formação adequada da cama de grãos (filtro natural) decorrente da recirculação (faz com que pequenas partículas fiquem na parte de cima trancadas, e as maiores cascas junto ao filtro).

Ou seja, em alguns equipamentos a recirculação necessária pode ser mínima, e em outros longa. Depende de uma série de fatores.

Abraço,

@guenther

Isso tá entendido, mas continuo com a dúvida :
o excesso de recirculação/filtragem pode extrair substâncias indesejáveis da casca, causando algum off flavor ?
 
Só por isso não.

Extrair coisas ruins só acontece com excesso de LAVAGEM, excesso de TEMPERATURA ou pH alto demais.

Abraço,
 
Ontem testando meu equipo com recirculação continua, me foram geradas algumas duvidas.
1- Quando tentava controlar o fluxo pelo registro começava a formar bolhas ( detalhe meu registro é de passagem reduzida atrapalha?
2- como estou usando fundo falso ao transferir todo o liquido para fervura não sugou todo o liquido do keg. alguma ideia?

Estou usando um barril keg 50l e uma bomba chugger.
 
Ontem testando meu equipo com recirculação continua, me foram geradas algumas duvidas.
1- Quando tentava controlar o fluxo pelo registro começava a formar bolhas ( detalhe meu registro é de passagem reduzida atrapalha?
2- como estou usando fundo falso ao transferir todo o liquido para fervura não sugou todo o liquido do keg. alguma ideia?

Estou usando um barril keg 50l e uma bomba chugger.

Sobre retirar o liquido abaixo da válvula:
1. Inclinar o keg
2. Acoplar uma mangueira de silicone na parte interna do keg tocando o fundo dele.
Ligar a bomba ou fazer um sifão na saída da válvula para a panela de fervura (melhor é um auto sifão, se for fazer com a boca, a fervura mata possível contaminação, mas cuidado pra não se queimar)
 
realmente mexer com liquidos quentes tem que ter cuidado.
eu uso um tubo como este da foto junto com fundo falso. agora como sou iniciante fica a duvida liquidos abaixo do fundo falso sempre tem que dar uma inclinada basica?
e o registro tem diferença passagem plena e passagem reduzida?
 

Attachments

  • dip-tube3.jpg
    dip-tube3.jpg
    41.8 KB · Views: 146
Ontem testando meu equipo com recirculação continua, me foram geradas algumas duvidas.
1- Quando tentava controlar o fluxo pelo registro começava a formar bolhas ( detalhe meu registro é de passagem reduzida atrapalha?
2- como estou usando fundo falso ao transferir todo o liquido para fervura não sugou todo o liquido do keg. alguma ideia?

Estou usando um barril keg 50l e uma bomba chugger.
Provavelmente tentou regular o fluxo pela saída da panela, certo? Se for isso..... está errado. Nunca deve-se restringir o fluxo de entrada da bomba, sempre da saída. Se a entrada da bomba for mais restringida que a saída, causará um efeito chamado CAVITAÇÃO, que gerará estas bolhas.

Abraço,
 
Como eu sempre digo Guenther é o mestre.
Não é que é verdade, tentei controlar o fluxo antes de entrar na bomba.
kkkkkk
 
Provavelmente tentou regular o fluxo pela saída da panela, certo? Se for isso..... está errado. Nunca deve-se restringir o fluxo de entrada da bomba, sempre da saída. Se a entrada da bomba for mais restringida que a saída, causará um efeito chamado CAVITAÇÃO, que gerará estas bolhas.

Abraço,

@Guenther Uma duvida que surgiu e aue vejo outras pessoas terem é sobre o registro de passagem reduzida e passagem plena. Existe algum problema de usar o de passagem reduzida?
 
@Guenther Uma duvida que surgiu e aue vejo outras pessoas terem é sobre o registro de passagem reduzida e passagem plena. Existe algum problema de usar o de passagem reduzida?

Na saída da bomba, não, tirando o fato de que você nunca poderá usar 100% da capacidade da bomba.

Na entrada, pode ocorrer o que falei antes.

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top