Tempo de fermentação x Volume de mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

José Vitor

New Member
Joined
May 12, 2020
Messages
1
Reaction score
0
Location
Hortolândia
Bom dia galera, a pergunta parece um pouco ignorante mas gostaria de saber se para fermentar 5L de cerveja leva o mesmo tempo que fermentar 20L, estou com essa dúvida pois já fiz algumas brassagens com 20L e agora estou fazendo algumas com 5L e observei que no 4 dia o mosto já estava bem limpo praticamente sem atividade. Eu não reparava isso antes mas levas de 20L pois usava fermentador branco. Existe essa relação da quantidade do mosto com o tempo de fermentação?
 
Olá, José Vitor, tudo bem?

Para poder te ajudar, precisamos de mais informações. As mais básicas são:
Qual e quanto fermento vc usou nas suas brassagens de 5L?
Qual e quanto fermento vc usou nas suas brassagens de 20L?
Por quanto tempo vc manteve suas levas de 5L e por quanto tempo manteve duas levas de 20L no fermentador?

A princípio, se vc utilizou, nas mesmas proporções, as mesmas quantidades de fermento para as levas de 5L e de 20L, não deveria, ao meu ver, fazer diferença.
O que muitas vezes acontece, é de o pessoal mais iniciante utilizar uma quantidade mais próxima da correta para levas menores e uma quantidade um pouco insuficiente de fermento para levas maiores.

A grosso modo, para cervejas de baixa densidade, utiliza-se 1g de fermento para cada litro de mosto. Ou seja, 01 envelope de fermento para 10L de mosto.

Agora... o mosto estar LIMPO, pode sim ter a ver com a questão do tempo.
Quanto maior o volume de mosto, mais tempo ele levará para decantar as partículas em suspensão. O que é algo diferente de fermentação.

Para saber se a fermentação está concluída, utilize o densímetro. Se após 2 ou 3 dias a FG não se alterar, a fermentação está concluída.

Mas para um mosto limpo, imagine que vc tem 1000 litros, será que não demoraria mais tempo para limpar do que 5 litros?

Espero ter ajudado.
Qualquer coisa, dá um grito aí.

Boas cervejas!

Carlos.
 
Eu discordo do nosso amigo @cgfischer... Por mais que eu tenha lido ultimamente que se usa 1g por litro de mosto, acho muito. Em minhas primeiras brassagens usando nessa proporção sentia que a cerveja ficava com um certo retrogosto de fermento. Hoje, depois de dezenas de brassagens cheguei a conclusão que um pacote de seca (11,5g) é mais do que suficiente para uma fermentação de 20... Até 25L de mosto. E não vejo diferença de tempo para fermentar 10 ou 25L com um pacote de fermento. Tomamos como base que a fermentação acaba quando a densidade estabiliza por 2 ou mais dias.
Já quanto ao mosto estar "limpo", entendo que sua colocação seja sobre "não haver atividade de fermentação" e não sobre menor turbidez como parece que o @cgfischer entendeu. Teoricamente, falando sobre "mosto mais límpido" creio que não diretamente relacionado a quantidade, mas sim em como o líquido está distribuído e sua temperatura. Se sob mesma temperatura você tiver 10L em um recipiente com 20cm de altura e os mesmos 10L em um recipiente com 10cm de altura, qual você acha que irá decantar mais rápido as partículas?
Agora, especificamente sobre a sua dúvida, há relação de tempo de acordo com a temperatura e o quão saudável a fermentação decorre, mas não diretamente ligado a quantidade. Aqui por exemplo, levas do mesmo mosto de 50L (2 pacotes de levedura) e 20L (um pacote) completam a fermentação em tempos iguais, com resultados identicos.
 
Back
Top