Tempo da brassagem ao copo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

headphone

Active Member
Joined
Apr 3, 2014
Messages
27
Reaction score
5
Boa tarde, pessoal.

Gostaria da opinião de vocês quanto ao meu processo, pois tenho visto por aqui relatos de cervejas prontas em um mês, da brassagem ao copo, e as minhas primeiras levas tem levado em torno de 1 mês e meio. Sei que, na grande maioria das etapas, o transcurso do tempo não é parâmetro para finalizá-las, mas sim outros indícios, e também já percebi que o cervejeiro caseiro precisa, sobretudo, de paciência, hehehe. Mas gostaria da avaliação de vocês para ver se não estou fazendo nada desnecessário em alguma etapa.

1) Fermentação primária - permanece até que a leitura da densidade se mantenha estável três dias consecutivos. Em média, leva 7 dias;
2) Fermentação secundária - deixo 4 dias para descanso de diacetil;
3) Maturação - cold crash a 7ºC e 10 dias gradualmente descendo até o mínimo que consigo sem que congele;
4) Envase - Faço priming e engarrafo, deixando na temperatura da fermentação primária por 3 a 4 semanas para carbonatar;
5) Mais maturação - dois dias, ao menos para que o fermento sedimente;

Somando tudo, dá entre 44 e 51 dias. Na próxima leva, estou pensando em passar direto da secundária para o envase, e só então fazer a maturação conforme o passo 3.

Agradeço desde já qualquer contribuição.
 
Acredito que a diferença esteja no tempo de carbonatação... Muitos deixam menos tempo...
 
Acredito que a diferença esteja no tempo de carbonatação... Muitos deixam menos tempo...

Estou com uma Pale Ale carbonatando, na qual usei 6g/l de açucar para refermentar na garrafa. Calculei usando calculadora de priming, levando em consideração o CO2 residual. Após uma semana ela ainda estava quase sem carbonatação e com pouca espuma. Após mais uma semana, aconteceu uma enorme melhora na carbonatação, mas a espuma ainda está pouca. Acredito que em mais uma ou duas semanas fique do jeito que eu espero. O que tenho visto em alguns posts é galera que envasa sem ter finalizado a fermentação, aí rapidinho, às vezes menos de uma semana, já consegue carbonatar e logo manda pra maturação. Isso eu não quero fazer. Será que dá pra melhorar meus tempos sem cometer esse tipo de atropelo que citei?
 
Acredito que os seus tempos estão corretos.

A carbonatação é bem complicado pra mim ainda. Por exemplo, embalei uma APA segunda passada, na qual utilizei gelatina, e experimentei uma ontem. Está carbonatada e com boa espuma. Claro que vai melhorar ainda, mas já está boa.

Já uma blonde que fiz fim do ano passado, demorou um mês pra carbonatar... E nem estava muito clarificada...
 
Os tempos para cada fase vão variar dependendo do tipo de cerveja. Uma weiss, que tem baixa OG, fermenta em temperaturas altas (em torno de 21°C) e não requer muita maturação, dá pra tomar em até 3 semanas.
 
Boa tarde, pessoal.

Gostaria da opinião de vocês quanto ao meu processo, pois tenho visto por aqui relatos de cervejas prontas em um mês, da brassagem ao copo, e as minhas primeiras levas tem levado em torno de 1 mês e meio. Sei que, na grande maioria das etapas, o transcurso do tempo não é parâmetro para finalizá-las, mas sim outros indícios, e também já percebi que o cervejeiro caseiro precisa, sobretudo, de paciência, hehehe. Mas gostaria da avaliação de vocês para ver se não estou fazendo nada desnecessário em alguma etapa.

1) Fermentação primária - permanece até que a leitura da densidade se mantenha estável três dias consecutivos. Em média, leva 7 dias;
2) Fermentação secundária - deixo 4 dias para descanso de diacetil;
3) Maturação - cold crash a 7ºC e 10 dias gradualmente descendo até o mínimo que consigo sem que congele;
4) Envase - Faço priming e engarrafo, deixando na temperatura da fermentação primária por 3 a 4 semanas para carbonatar;
5) Mais maturação - dois dias, ao menos para que o fermento sedimente;

Somando tudo, dá entre 44 e 51 dias. Na próxima leva, estou pensando em passar direto da secundária para o envase, e só então fazer a maturação conforme o passo 3.

Agradeço desde já qualquer contribuição.
Eu sinceramente acho o teu processo melhor que a grande maioria que conheço, fazendo tudo certinho, e com calma.

Sobre o "3) Maturação - cold crash a 7º"... etc... lembre-se que maturação é algo constante que está acontecendo ETERNAMENTE... ou seja, isso isso acontece quer você queira, quer não, em qualquer temperatura.

Resumindo, essa parada aí serve muito mais como CLARIFICAÇÃO para não levar muitos sedimentos pra garrafa... então você que precisa avaliar se está bom, ou se pode fazer menos tempo.

Deixar X dias "maturando" antes de engarrafar ou depois... não faz nenhuma diferença. Agora, deixar X dias a frio antes de engarrafar diminui um monte a quantidade de borra dentro da garrafa, por isso que normalmente se chama esse processo de clarificação, pois essa é a vantagem que está tendo fazendo isso.

Agora, como já falam, numa Weiss ou Wit, eu faria o Cold Crash de somente 1 ou 2 dias, só pra tirar o excesso. E se não vai reaproveitar fermento, não existe necessidade nenhuma de fazer isso lentamente.

Abraço,
 
Geralmente sigo um padrão:

+- 14 dias entre fermentação primária e secundária.
2 dias de dry hopping(Faço na maioria das minhas levas, se não tiver pulo essa etapa)
2 dias de clarificação(Com gelatina a 0C)
7 dias de carbonatação(Faço forçada no post mix)
ai segue na maturação contínua mas já vou bebendo...
 
Eu sinceramente acho o teu processo melhor que a grande maioria que conheço, fazendo tudo certinho, e com calma.

Sobre o "3) Maturação - cold crash a 7º"... etc... lembre-se que maturação é algo constante que está acontecendo ETERNAMENTE... ou seja, isso isso acontece quer você queira, quer não, em qualquer temperatura.

Resumindo, essa parada aí serve muito mais como CLARIFICAÇÃO para não levar muitos sedimentos pra garrafa... então você que precisa avaliar se está bom, ou se pode fazer menos tempo.

Deixar X dias "maturando" antes de engarrafar ou depois... não faz nenhuma diferença. Agora, deixar X dias a frio antes de engarrafar diminui um monte a quantidade de borra dentro da garrafa, por isso que normalmente se chama esse processo de clarificação, pois essa é a vantagem que está tendo fazendo isso.

Agora, como já falam, numa Weiss ou Wit, eu faria o Cold Crash de somente 1 ou 2 dias, só pra tirar o excesso. E se não vai reaproveitar fermento, não existe necessidade nenhuma de fazer isso lentamente.

Abraço,

Oi Guenter, aproveitando o tópico do colega gostaria de uma opinião sobre essa questão de tipo de cerveja x tempo. Amanhã vou fazer minha primeira leva, uma ordinary bitter, e depois de ler bastante, principalmente aqui no fórum, vi que é uma cerveja que fica pronto mais rápida do que outras, similar as wit e a weiss que você citou.
Sei que o tempo da fermentação varia e que deve ser acompanhado, mas fiz uma estimativa dos seguintes tempos e temperaturas:

Fermentação primaria: começar aos 17º e ir subindo um grau até 22º, 4 dias ou ate não variar a FG.
Fermentação secundária:3 dias nos 22º graus.
Clarificação : 7 dias com 7º.
Engarrafar com 6g de açúcar por litro e esperar uma semana para verificar.

Fermento vou usar o s-04.

O que acha das estimativas?
 
Eu sinceramente acho o teu processo melhor que a grande maioria que conheço, fazendo tudo certinho, e com calma.

Sobre o "3) Maturação - cold crash a 7º"... etc... lembre-se que maturação é algo constante que está acontecendo ETERNAMENTE... ou seja, isso isso acontece quer você queira, quer não, em qualquer temperatura.

Resumindo, essa parada aí serve muito mais como CLARIFICAÇÃO para não levar muitos sedimentos pra garrafa... então você que precisa avaliar se está bom, ou se pode fazer menos tempo.

Deixar X dias "maturando" antes de engarrafar ou depois... não faz nenhuma diferença. Agora, deixar X dias a frio antes de engarrafar diminui um monte a quantidade de borra dentro da garrafa, por isso que normalmente se chama esse processo de clarificação, pois essa é a vantagem que está tendo fazendo isso.

Agora, como já falam, numa Weiss ou Wit, eu faria o Cold Crash de somente 1 ou 2 dias, só pra tirar o excesso. E se não vai reaproveitar fermento, não existe necessidade nenhuma de fazer isso lentamente.

Abraço,

Obrigado pelo alerta, Guenther. Realmente, eu estava confundindo clarificação com maturação. Entendi também que o tempo na clarificação vai depender do quão clara eu quero que fique, mas como faço isso com o balde direto na geladeira, como eu poderia medir o grau de clarificação da leva? Outra dúvida: usar gelatina logo no primeiro dia de cold crash poderia encurtar esse tempo de clarificação?

Notei também que após fazer priming e deixar em temperatura de primária, a levedura fica subindo e descendo e, assim, vai se acumulando nas paredes da garrafa (isso aconteceu com minha APA, em que usei US-05). Solução para sedimentar melhor seria uns dias na geladeira a 0º após o período de carbonatação?

[]'s
 
Acho que sempre vale experimentar menos tempo ou mais tempo. Pessoalmente para IPA's gosto de ter a cerveja pronta em 1 mes para ter aquele frescor do dryhop bem presente. Ja tive experiencias deixando carbonatar por 5 dias, por 7 dias e por 2 semanas. A diferença que eu sinto é que em 5 dias a cerveja geralmente está um pouco mais adocicada. Mas isso depende do nivel de açucar/l que vc usou também.

Acho que para 20l o processo de 45 dias é um tempo bom. Para quem faz 5 litros (meu caso) consigo cervejas boas (para o meu gosto) com 25-30 dias. Pode ser que não tenha relação nenhuma com volume ou pode ser que eu não tenha experiencia suficiente para notar a diferença.
 
Oi Guenter, aproveitando o tópico do colega gostaria de uma opinião sobre essa questão de tipo de cerveja x tempo. Amanhã vou fazer minha primeira leva, uma ordinary bitter, e depois de ler bastante, principalmente aqui no fórum, vi que é uma cerveja que fica pronto mais rápida do que outras, similar as wit e a weiss que você citou.
Sei que o tempo da fermentação varia e que deve ser acompanhado, mas fiz uma estimativa dos seguintes tempos e temperaturas:

Fermentação primaria: começar aos 17º e ir subindo um grau até 22º, 4 dias ou ate não variar a FG.
Fermentação secundária:3 dias nos 22º graus.
Clarificação : 7 dias com 7º.
Engarrafar com 6g de açúcar por litro e esperar uma semana para verificar.

Fermento vou usar o s-04.

O que acha das estimativas?
Acho que tá legal, mas se puder fazer a fermentação secundária a 25 ºC, melhor.

Já nos 7 dias de clarificação, que é o que recomendo, não entendi o motivo dos 7 graus. O ideal é fazer o mais baixo possível desde que não congele a cerveja.

Já o primming, ok, podes verificar depois de uma semana, mas eu recomendo não tocar nelas antes de duas, pois apesar de poder chegar na pressão máxima, é preciso mais tempo para o CO² de dissolver legal na cerveja.

Abração!
 
Obrigado pelo alerta, Guenther. Realmente, eu estava confundindo clarificação com maturação. Entendi também que o tempo na clarificação vai depender do quão clara eu quero que fique, mas como faço isso com o balde direto na geladeira, como eu poderia medir o grau de clarificação da leva? Outra dúvida: usar gelatina logo no primeiro dia de cold crash poderia encurtar esse tempo de clarificação?

Notei também que após fazer priming e deixar em temperatura de primária, a levedura fica subindo e descendo e, assim, vai se acumulando nas paredes da garrafa (isso aconteceu com minha APA, em que usei US-05). Solução para sedimentar melhor seria uns dias na geladeira a 0º após o período de carbonatação?

[]'s
Cara, na real não tem que medir a clarificação antes de engarrafar. Esse período é só pra tirar o excesso. Clarificação mesmo vai vir depois de engarrafada/embarrilada e guardada a frio.

No entanto, é possível conseguir que ela fique cristal ou quase isso utilizando gelatina, e sim, podes aplicá-la assim que ela estiver gelada no cold-crash. Dá uma olhada num tópico que escrevi sobre o uso de gelatina na área de Equipamentos e Técnicas.

Sobre tua última questão, cara, sinceramente, nem te preocupa com isso..... segue o básico... deixa carbonatar, então deixa mais uns dias a quente pra garantir consumo total dos açúcares, e depois estoca ela bem gelada... sem mistério. A maioria da galera sempre fica querendo abrir as garrafas assim que carbonatar, naquela loucura......... deixem elas descansarem...... por isso que eu recomendo não tocar nelas antes de duas semanas, e aí sim, depois disso..... gelo!

Abraço!
 
Acho que tá legal, mas se puder fazer a fermentação secundária a 25 ºC, melhor.

Já nos 7 dias de clarificação, que é o que recomendo, não entendi o motivo dos 7 graus. O ideal é fazer o mais baixo possível desde que não congele a cerveja.

Já o primming, ok, podes verificar depois de uma semana, mas eu recomendo não tocar nelas antes de duas, pois apesar de poder chegar na pressão máxima, é preciso mais tempo para o CO² de dissolver legal na cerveja.

Abração!

Beleza Guenther, muito obrigado pela dica. Vou tentar deixar as garrafas quietinhas para carbonatar do jeito certo.
O lance dos 7º foi por conta do que li em minhas pesquisas que o ideal era começar a clarificação + ou - 10 graus abaixo da temperatura inicial de fermentação. Você acha que já posso jogar para uns 2 ou 3 graus, ou ousar ir logo para o 0º?

Abraços!
 
Acho que esse processo de maturação pode ser reduzido ou excluído. Sinceramente não acho fundamental. Numa cerveja estilo ale deixe fermentar por 7 dias. Envase e deixe por mais uns 10 dias. Apos esse período sua cerveja esta pronta para beber.
 
Acho que esse processo de maturação pode ser reduzido ou excluído. Sinceramente não acho fundamental. Numa cerveja estilo ale deixe fermentar por 7 dias. Envase e deixe por mais uns 10 dias. Apos esse período sua cerveja esta pronta para beber.
Sobre o que exatamente está falando quando diz "maturação"?
 
Beleza Guenther, muito obrigado pela dica. Vou tentar deixar as garrafas quietinhas para carbonatar do jeito certo.
O lance dos 7º foi por conta do que li em minhas pesquisas que o ideal era começar a clarificação + ou - 10 graus abaixo da temperatura inicial de fermentação. Você acha que já posso jogar para uns 2 ou 3 graus, ou ousar ir logo para o 0º?

Abraços!
Pode ir direto ao mais baixo possível desde que não congele a cerveja. Baixar lentamente só serve mesmo pra quem reaproveita fermento, para estimular a produção de trehalose.

Abraço!
 
Acho que esse processo de maturação pode ser reduzido ou excluído. Sinceramente não acho fundamental. Numa cerveja estilo ale deixe fermentar por 7 dias. Envase e deixe por mais uns 10 dias. Apos esse período sua cerveja esta pronta para beber.


Boa tarde, fiz um teste com uma Weiss, 8 dias de fermentação, e 6 dias de carbonatação, fiquei surpreso com o resultado, muito melhor que algumas Weiss comerciais que tomei.
 

Attachments

  • IMG-20190707-WA0065.jpg
    IMG-20190707-WA0065.jpg
    44.2 KB · Views: 22

Latest posts

Back
Top