Tempo até fervura com resistência elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eutenio neto

Well-Known Member
Joined
Nov 14, 2019
Messages
93
Reaction score
40
Location
Recife
Boa Noite, Pessoal
Instalei uma resistência de 2000W numa panela de 20 litros (vou utilizar um dimmer posteriormente).
No primeiro teste com 13 litros de água demorou 40 minutos até a fervura, achei que levou muito tempo...
Alguém que utiliza resistência nas brassagens poderia compartilhar suas experiências por favor?
Grato, Eutenio de Melo...
 

Attachments

  • 75D8C04A-7AFD-4E24-B341-F45F1B0F851A.jpeg
    75D8C04A-7AFD-4E24-B341-F45F1B0F851A.jpeg
    73.9 KB · Views: 33
  • 682F3055-749A-4749-957B-FF0DBC064F77.jpeg
    682F3055-749A-4749-957B-FF0DBC064F77.jpeg
    39.8 KB · Views: 36
  • 96CF2507-5656-4046-B516-FF140D9F74BC.jpeg
    96CF2507-5656-4046-B516-FF140D9F74BC.jpeg
    41.1 KB · Views: 35
  • 52BD6B7C-68BB-4F3E-8D5A-C87E9A88F01A.jpeg
    52BD6B7C-68BB-4F3E-8D5A-C87E9A88F01A.jpeg
    38.3 KB · Views: 32
  • 05C1132A-9149-46F9-B53D-6E1102A6B4BA.jpeg
    05C1132A-9149-46F9-B53D-6E1102A6B4BA.jpeg
    47.8 KB · Views: 30
Boa noite, estou pesquisando para colocar uma resistência na minha panela, também de 20 litros.
Em todo lugar vi essa regra de 1000w para cada 10l mas fiquei com essa preocupação que 2000w seria pouco pra fervura, principalmente para ter uma fervura vigorosa, que é o meu problema agora.
Não sei se teria algum problema utilizar o fogão em conjunto com a resistência pra acelerar esse tempo.
Posso estar viajando, mas é uma ideia.
 
Comecei com uma broca de 1/8, depois 1/4 e depois 3/8 que era a maior aqui em casa... Esmerilhei com esta ferramenta na furadeira (foto), depois ainda passei uma lima cilindrica e dei acabamento (rebarbas) com um pedaço de lixa... a resistência encaixou apertada nos 2 furos, apertei bem as porcas e não vazou nada... Para o diâmetro dos furos marquei a panela com uma caneta utilizando as juntas da própria resistência. Antes do primeiro furo utilizei um martelo e prego para marcar o centro...
 

Attachments

  • 66639844-6BA9-4E30-92F6-50BAE852AE55.jpeg
    66639844-6BA9-4E30-92F6-50BAE852AE55.jpeg
    60.4 KB · Views: 23
  • 0090031F-96CC-4EAB-8DB0-6A2EC2200BEB.jpeg
    0090031F-96CC-4EAB-8DB0-6A2EC2200BEB.jpeg
    34.8 KB · Views: 23
Last edited:
Muito bom, pela foto parece que ficaram muito na os buracos.
Já ouvi dizer que serra copo e broca chata de madeira funciona no alumínio, mas fico com um pé atrás de estragar a broca.
 
A broca que se usa em alumínio é a mesma que se usa em madeira, alumínio é um metal “mole”.
O serra copo vai vibrar bastante, tipo sacudindo... o indicado seria uma furadeira de bancada Para usar serra copo, na mão é muito difícil!
 
Boa Noite, Pessoal
Instalei uma resistência de 2000W numa panela de 20 litros (vou utilizar um dimmer posteriormente).
No primeiro teste com 13 litros de água demorou 40 minutos até a fervura, achei que levou muito tempo...
Alguém que utiliza resistência nas brassagens poderia compartilhar suas experiências por favor?
Grato, Eutenio de Melo...
Boa noite, estou pesquisando para colocar uma resistência na minha panela, também de 20 litros.
Em todo lugar vi essa regra de 1000w para cada 10l mas fiquei com essa preocupação que 2000w seria pouco pra fervura, principalmente para ter uma fervura vigorosa, que é o meu problema agora.
Não sei se teria algum problema utilizar o fogão em conjunto com a resistência pra acelerar esse tempo.
Posso estar viajando, mas é uma ideia.

Colegas, vou deixar aqui a minha pequena experiência com uso de resistências.
Atualmente uso uma resistência 6000w 220v para uma panela de 68 litros, minhas levas chegam na fervura com uns 55 litros de mosto. Consigo uma fervura vigorosa e sem usar a resistência na potência máxima, controlo com um dimmer que fica em mais ou menos 75% da potência máxima.

Essa regra de 1000w para cada 10 litros é uma ótima referência e as vezes acho que é até mais do que o necessário, acredito que no meu caso, se tivesse uma panela maior eu conseguiria ferver uns 80/90 litros com essa resistência de 6000w que uso.

Uma dica, tente medir com um multímetro a potência da sua resistência, pode ser que ela não esteja atingindo a potência máxima.

Espero ter colaborado com algumas questões.

Boas brassagens!
 
Tem como fazer alguns cálculos:

Sabendo que o calor(energia) para aquecer 1g de água é igual a 4,186 joules e que a relação entre potência, energia e tempo é P=E/t, consegue-se saber o tempo para aquecer determinada massa de água e a energia gasta.

Se não souber a potência de sua resistência, conduza um experimento:

Aqueça uma determinada massa de água e meça a diferença de temperatura e o tempo.
 
Esse cálculo ajuda muito, mas 1 caloria é a energia necessária pra elevar a temperatura de 14,5 para 15,5 graus, a energia para levar a fervura é muito maior.
Além disso não leva em conta outras variáveis, como a transferência para o ambiente.
Pelo que eu percebi conforme o volume aumenta, não é necessária tanta potência, indo pra casa dos 75W para cada litro.
Já para levas pequena ficaria perto de 125W por litro.
 
Sim, esses cálculos são simplificados, pois um modelo que levasse em conta perda de calor pro ambiente seria muito complexo.

A minha experiência com uma resistência de 2KW é de aproximadamente 45 minutos para levar 20l de água até a temperatura de strike, um delta de cerca de 60 graus Celsius.
 
no sábado usei um ebulidor de 2000 w para ferver 25 L de mosto, usei junto com o fogão para atingir a fervura e depois deixei somente o ebulidor, ele manteve a fervura mas não foi vigorosa.
 
Para este volume acredito que seria no mínimo 2500w. Tenho uma panela com resistência de 3000w e a fervura é muito vigorosa. Às vezes abaixo a potência pra 2500w pra não ter tanta evaporação e ainda assim a fervura é bem legal. Normalmente faço brassagens para colocar 25l no fermentador.
 
no sábado usei um ebulidor de 2000 w para ferver 25 L de mosto, usei junto com o fogão para atingir a fervura e depois deixei somente o ebulidor, ele manteve a fervura mas não foi vigorosa.

vixi, cuidado com esses ebulidores! Usei na fervura de uma german pils e ele simplesmente queimou! Até furou! Conclusão: o gosto de queimado e cinza de cigarro na cerveja está horrível!! Está em cold, carbonatei forçado 1 litro para provar! Duvido perder o cheiro e gosto, vou esperar!
 
Boa Noite, Pessoal
Instalei uma resistência de 2000W numa panela de 20 litros (vou utilizar um dimmer posteriormente).
No primeiro teste com 13 litros de água demorou 40 minutos até a fervura, achei que levou muito tempo...
Alguém que utiliza resistência nas brassagens poderia compartilhar suas experiências por favor?
Grato, Eutenio de Melo...
Você demorou 40 minutos até a fervura, mas pelo que entendi o seu teste foi com água em temperatura ambiente, certo?

Acho 2KW mais do que suficiente para sua panela, já que vai trabalhar sempre com menos de 20L de água/mosto nela... Pra fervura você já vai estar com o seu mosto em uma temperatura alta, imagino que da mostura para fervura você vai levar por volta 20 minutos...
Eu sugiro usar um ebulidor apenas para atingir a temperatura de strike na mostura, enquanto ainda tem somente água na panela, pelo motivo descrito acima pela Leticia.
 
Boa Noite, Pessoal
Instalei uma resistência de 2000W numa panela de 20 litros (vou utilizar um dimmer posteriormente).
No primeiro teste com 13 litros de água demorou 40 minutos até a fervura, achei que levou muito tempo...
Alguém que utiliza resistência nas brassagens poderia compartilhar suas experiências por favor?
Grato, Eutenio de Melo...
amigo põe o aterramento põem o aterramento
 
Boa Noite, Pessoal
Instalei uma resistência de 2000W numa panela de 20 litros (vou utilizar um dimmer posteriormente).
No primeiro teste com 13 litros de água demorou 40 minutos até a fervura, achei que levou muito tempo...
Alguém que utiliza resistência nas brassagens poderia compartilhar suas experiências por favor?
Grato, Eutenio de Melo...
 
Muito importante mesmo aterrar e instalar um DDR. Recomendo instalar o DDR dentro da caixa de comando, dessa forma terá a segurança em qualquer lugar que for brassar.

20190803_164357.jpg
 
Esse cálculo ajuda muito, mas 1 caloria é a energia necessária pra elevar a temperatura de 14,5 para 15,5 graus, a energia para levar a fervura é muito maior.
Além disso não leva em conta outras variáveis, como a transferência para o ambiente.
Pelo que eu percebi conforme o volume aumenta, não é necessária tanta potência, indo pra casa dos 75W para cada litro.
Já para levas pequena ficaria perto de 125W por litro.
Bom dia. Então, na teoria, para 7 litros eu precisaria de 875W? Eu tenho uma resistência de 1200W 110V que ainda não instalei, e minha produção é pequena (Cesto inox BIAB com panela de 8,7L para produção de 5L, e uso 7L de água total). Abs
 
Last edited:
Back
Top