Temperatura ideal de guarda

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jeffrey1

Active Member
Joined
Aug 31, 2015
Messages
26
Reaction score
7
Olá pessoal, possuo duas geladeiras com controladores, uma para fermentar e a outra para guardar as cervejas depois de egarrafadas. Deixava esta segunda com temperatura de 3º para a guarda, mas lendo um artigo sobre maturação na garrafa, acoselhava deixar na média de 10º, pois aí o fermento, ainda que pouco, tinha ação e ia fazendo o seu trabalho.
Gostaria de saber a opinião do pessoal sobre esta temperatura.
Agradeço!
 
A grande dúvida é saber quais as vantagens/desvantagens de guardar/maturar em uma temperatura mais alta (10º) e quais em uma temperatura menor (3º).
 
Alguns das diferenças de se estocar em temperaturas mais altas e baixas eu escrevi no tópico "Breve explicação sobre fermentação primária, secundária, maturação.." da área de fermentação.

Quais seriam as outras dúvidas?

Temperatura parar guardar a cerveja é algo dinâmico... não existe "ideal". Depende da cerveja, depende do objetivo.

Abraço,
 
Alguns das diferenças de se estocar em temperaturas mais altas e baixas eu escrevi no tópico "Breve explicação sobre fermentação primária, secundária, maturação.." da área de fermentação.

Quais seriam as outras dúvidas?

Temperatura parar guardar a cerveja é algo dinâmico... não existe "ideal". Depende da cerveja, depende do objetivo.

Abraço,

A miha dúvida é, manter a 3º, mantém as propriedades da cerveja por mais tempo, mas também obtém menores reabsorção de off flavours?
Mantedo a 10º, ainda mantém as propriedades, mas há ainda ação da levedura, obtendo com o passar do tempo o amadurecimento da cerveja?

A menos que tenha uma leva considerada "ideal", o ganho benefício para a cerveja seria melhor guardada a 10º, pois li este tópico, e como disse a maturação nunca acaba...
 
A miha dúvida é, manter a 3º, mantém as propriedades da cerveja por mais tempo, mas também obtém menores reabsorção de off flavours?
Mantedo a 10º, ainda mantém as propriedades, mas há ainda ação da levedura, obtendo com o passar do tempo o amadurecimento da cerveja?

A menos que tenha uma leva considerada "ideal", o ganho benefício para a cerveja seria melhor guardada a 10º, pois li este tópico, e como disse a maturação nunca acaba...
Esqueça esse entendimento de que baixa temperatura faz "manter as propriedades por mais tempo".

Entenda que baixa temperatura faz com que:

- ações que dependam do fermento não ocorram, ou ocorram mais lentamente
- oxidação ocorra mais devagar
- coisas decantem mais rápido


Ou seja, quando for maturar uma cerveja, tente se perguntar:

- Eu preciso que o fermento haja nessa cerveja? Preciso que ele reabsorva excesso de diacetil ou acetaldeído? Preciso que ele atenue açúcares residuais em excesso ao longo do tempo? Se precisa, talvez uma temperatura mais alta seja melhor. Se não, pode deixar gelada.

- Oxidação nessa cerveja é um problema, ou pode ser até bem legal? Se for problema, deixe gelada. Se for legal, pode deixar quente.

- Preciso que essa cerveja fique muito límpida rapidamente e somente por decantação? Ou vou deixar meses maturando e ela vai ficar límpida de qualquer maneira? Se quiser que limpe rapidamente pois não pretende maturar muito.... gelada. Se não, pode-se deixar a quente. 'Ah, mas eu quero deixar a quente, e depois quero que fique cristal, e em pouco tempo!!!". Ok, então deixe a quente, e aplique gelatina se necessário.


Ou seja, o cervejeiro padrão... médio... vai fazer algo sempre igual.

O cervejeiro DE VERDADE é aquele entende a cerveja como uma coisa viva, que quase se põe no lugar dela pra decidir e projetar sua estratégia de maturação.

Essas perguntas que citei são um exemplo de coisas que cada cervejeiro deve se perguntar antes de decidir como maturar suas cervejas. Há outras coisas além disso, e há uma inter-relação entre elas, mas é basicamente isso.

Sinta a cerveja e o fermento, imagine que você é ela. :) - E isso que eu faço com a cerveja e com meus equipamentos para conseguir entender a biologia/química/física que os afeta quando tomo as decisões, ou quando construo algo.

Abraço,
 
cara que bacana, acho que vou mudar meu jeito de maturar... velho fazer cerveja e muito bom, mas entender e pesquisar sobre ela é melhor ainda...
 
Boa explicação... pra entendermos precisamos aprender! Valeu...
Na real o negócio é ser menos mecânico e mais cientista!
 
Boa a explicação, tendo isso e como estou começando creio que a melhor opção para mim é deixar em temperatura ambiente até que ela esteja agradável ao meu paladar e, a partir daí, colocar as garrafas na geladeira.
O que acham?
 
Caramba...essa frase do Guenther marcou legal: " O Cervejeiro de verdade é aquele que entende a cerveja como uma coisa viva, que se põe no lugar dela para decidir e projetar sua estratégia de maturação. " Sabe essas coisas como respirar profundamente ar puro na floresta e se sentir bem. Essa frase dez isso comigo hoje!

Mas dando meu pitaco nesse contexto a luz dos sábios ensinamentos do mestre Guenther.

O paladar é mandatório e sua proposta é legal. Mas que tal fazer experimentos em paralelo? Pegar algumas garrafas e fazer em temperaturas distintas pelo mesmo tempo e comparar os resultados.

No final, depois de julgar pelo seu paladar, analise como o Guenther colocou em termos de ação do fermento, oxigênio, clarificação, etc.

Cheers!
 
Back
Top