Temperatura: como medir de forma adequada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Zehzit0

Active Member
Joined
Feb 21, 2016
Messages
34
Reaction score
1
Bom dia cervejeiros,

Tenho tido uma dúvida frequente: como medir a temperatura do mosto de forma adequada?

A dúvida surge no momento em que temos temperaturas diversas em locais diferentes do mosto, com variações significativas, mesmo fazendo uma agitação vigorosa do mosto.

Como os srs. tem feito a medição?
 
Aqui em Salvador tá tão quente que a temperatura cai muito pouco durante a brassagem. Quando a brassagem exige uma única rampa, eu apenas verifico a temperatura inicial, pois após 60 minutos só terá caído uns 3°C no máximo. Mas voltando a pergunta, eu mexo o mosto levemente, com o termômetro. Minhas levas são de 20 litros, nunca tive problemas pra conferir a temperatura.
 
Bom dia cervejeiros,

Tenho tido uma dúvida frequente: como medir a temperatura do mosto de forma adequada?

A dúvida surge no momento em que temos temperaturas diversas em locais diferentes do mosto, com variações significativas, mesmo fazendo uma agitação vigorosa do mosto.

Como os srs. tem feito a medição?

Faço a medição na hora do strike, misturo o malte, e meço novamente. Se eu tiver que corrigir algo (raramente preciso), é nessa hora que eu faço.

Depois disso, só pego o termômetro novamente na hora de resfriar o mosto depois da fervura.

Deve ter um tópico fixo sobre isso em algum lugar. Sugiro que leia.
 
Obrigado pelas respostas.

Achei legal o gadget apresentado pelo vitorpipolo, pena não ter para android.

Andei dando uma pesquisada, mas ainda não encontrei alguém falando especificamente sobre isso.

Já tentei usar o poço térmico, mas acabei ficando mais confuso, rs.

Se alguém mais tiver ideias e observações que contribuam, serão de grande serventia!
 
Acho que estão vendendo muito barato (50,00r$) para queimar o estoque porque o sensor é do tipo 30-pin que só se conecta até o iphone 4 ( não testei com o adaptador do 4 p/5 no iphone mas novo).
Acho que pelo preço vale a pena comprar um iPhone usado só para isso, os gráficos que ele grava para exportar para excel são muito legais :D , ele grava uma faixa de 119 pontos por minuto

Ficha técnica do sensor:

"O iCelsius Pro é um sensor de temperatura para medição em soluções, alimentos, bebidas, ambiente em geral e muitas outras aplicações.
Conecta-se ao seu iPad, iPhone e iPod touch.
A temperatura é exibida em tempo real.
Substitui sondas industriais mais caras com a mesma precisão e intervalo de temperatura.
Gera alarmes quando a temperatura fica fora do limete configurável. No iPhone, liga para outros telefones quando isso acontece.
Produto certificado pela Made for iPhone onde passou nos testes de validação da Apple Inc.

Dados Técnicos:
Faixa de medição: -30+150°C
Exatidão: ±1ºC ao longo de toda a medição.
Resolução de exibição: 0,1ºC
Frequência de amostragem: 2Hz
Cabo de 1m
Sonda: 25mm ø4mm
Material da Sonda: Aço Inoxidável
Gera graficos
Configurações de alarmes de temperatura máxima e mínima;
Compartilha dado no formato CSV por e-mail, redes sociais ou através do Itunes
Dimensões: 35x28x07mm (1,38x1,1x0,28")
Unidade de medição em ºC ou ºF
Certificações: CE, RoHS, MFi (Made for iPod)
Modelo iCelsius


obs: eles demoram um pouco para entregar .
 
Back
Top