Temperatura brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 15, 2014
Messages
24
Reaction score
0
Olá pessoal. Comecei a usar o beersmith recentemente, até então eu fiz brassagens a 69 graus em caixa térmica, mas ao estar a receita o programa falou em 75m a 64 graus. Alguém já teve experiência com essa temperatura? Fica a mesma coisa? A receita e de uma witbier
 
Aproveitando o tópico do amigo, gostaria de pedir um esclarecimento ao pessoal mais experiente.

A dúvida é qual o resultado na cerveja quando a brassagem é feita em diferentes temperaturas.

Por exemplo, para uma receita igual, qual seria a diferença na cerveja pronta se fosse feita uma brassagem a 64ºC e outra a 69ºC? Digo, uma com temperatura bem baixa e outra com temperatura bem alta, mas dentro dos limites para uma correta mosturação.
 
Aproveitando o tópico do amigo, gostaria de pedir um esclarecimento ao pessoal mais experiente.

A dúvida é qual o resultado na cerveja quando a brassagem é feita em diferentes temperaturas.

Por exemplo, para uma receita igual, qual seria a diferença na cerveja pronta se fosse feita uma brassagem a 64ºC e outra a 69ºC? Digo, uma com temperatura bem baixa e outra com temperatura bem alta, mas dentro dos limites para uma correta mosturação.
O resultado final seria diferente com certeza, uma ficaria mais seca e alcoólica e outra mais encorpada e menos alcoólica. Temperaturas mais baixas favorecem a Beta amilase ao passo que as mais altas a Alfa amilase.
 
O resultado final seria diferente com certeza, uma ficaria mais seca e alcoólica e outra mais encorpada e menos alcoólica. Temperaturas mais baixas favorecem a Beta amilase ao passo que as mais altas a Alfa amilase.

Então

Temperaturas mais baixas = cerveja mais seca e alcoólica
Temperaturas mais altas = cerveja mais encorpada e menos alcoólica

É isso?
 
Isso, Antonio Martins. Em faixa de temperatura quando a Alfa Amilase trabalha mais, a cerveja tende a ser mais encorpada, com mais açúcar residual. Já em temperaturas que favorecem a Beta Amilase, a cerveja tende a ser mais seca e mais fermentável, sendo mais alcoólica.

O Guenther recomendou no tópico com as principais dicas para iniciantes utilizar uma faixa intermediária, algo como 66-68 graus, que é uma faixa que ambas as enzimas trabalham bem. Além disso, se a temperatura baixar um pouco durante a mosturação (até uns 62 graus, por exemplo), tu pode deixar assim porque a Beta vai quebrar os açúcares que a Alfa deixou.

Abraços!
 
Valeu pessoal! então, trazendo para o caso da minha witbier, a baixa temperatura seria a mais adequada?
 
Depende do perfil que tu deseja nela. Eu não conheço muito witbiers pra sugerir isso, mas se eu fosse fazer uma, seria numa temperatura de brassagem média, algo como 67 graus mais ou menos.

Dá uma olhada nesse link, ele fala bem sobre o perfil de uma witbier e dá sugestões de como brassar. https://byo.com/stories/item/1647-witbier-style-profile

Abraços!
 
Boa tarde galera,

Eu tenho em minha casa uma máquina elétrica com recirculação automática e controle de temperatura em rampas e patamares automático.

O caso é, no final, para uma ale a que temperatura eu adiciono o malte, quanto tempo em 62 C e quanto tempo a 70 C para uma cerveja bem balanceada? Uma Pale Ale, uma IPA e uma Scotish Ale por exemplo???

Não achei nenhuma literatura confiável que vá direto a esta resposta.
 
Valeu pessoal! então, trazendo para o caso da minha witbier, a baixa temperatura seria a mais adequada?

Se você utilizar o WB-06 com certeza te indicaria deixar a temperatura mais alta....70C...

O bicho é altamente atenuante...fiz uma Weiss de OG 1.050 e mesmo nessa temperatura atenuou até 1.011

Nas próximas vou ter que inocular um pouco menos de fermento.

Agora se você quiser um Witbier bem seca, 67C já lhe dará um resultado bacana...A minha penúltima Weiss nessa temperatura atenuou até 1.009...quase caí de costa na hora que medi a densidade...kkk
 
Boa tarde galera,

Eu tenho em minha casa uma máquina elétrica com recirculação automática e controle de temperatura em rampas e patamares automático.

O caso é, no final, para uma ale a que temperatura eu adiciono o malte, quanto tempo em 62 C e quanto tempo a 70 C para uma cerveja bem balanceada? Uma Pale Ale, uma IPA e uma Scotish Ale por exemplo???

Não achei nenhuma literatura confiável que vá direto a esta resposta.

Cara, tudo depende do que você quer...isso é meio que básico do hobby e dizer que não achou literatura confiável é sacanagem.

Quer uma cerveja mais seca? Mosture baixo, perto dos 61-62
Quer uma cerveja com um corpo evidente? Mosture alto, perto dos 68-69

Não sabe o que fazer? Mostura coringa, em uma temperatura no meio, perto dos 66. Toma a cerveja e analisa. Ficou seca pro seu gosto? Repete ela mosturando a 69, ficou muito encorpada? Mostura novamente a 62.

Bem-vindo ao hobby das possibilidades infinitas.
 
dizer que não achou literatura confiável é sacanagem.

Realmente, só aqui no fórum tu tens a disposição uma enormidade de informações. Provavelmente não vais encontrar a informação que queres mastigadinha e a graça desse hobby está justamente em estudar e experimentar as diversas possibilidades.
 
Pessoal, mas e a questão do tempo de brassagem?

Na minha máquina tenho limite de quantidade de malte que consigo acondicionar na cesta de filtragem São 3.3 kg de malte moido para fabricação de 15 litros de mosto.

Para atingir densidades na casa de 1.045, 1.050 eu preciso deixar mais tempo em cada patamar.

Existe a possibilidade de se danificar a cerveja por tempo de brassagem em exesso?

Valeu!!!
 

Attachments

  • IMG_4961.jpg
    IMG_4961.jpg
    188.4 KB · Views: 63
Tempo de brassagem você diz tempo de mosturação?

Que patamar você se refere? Rampas de temperatura?

Para que rampas? Que cerveja você quer fazer? Você sabe para que servem as rampas?

Provavelmente a cerveja que você quer fazer nem precisa de rampa, então é despejar o malte, misturar bem, deixar na temperatura desejada e esperar. A maioria das pessoas fazem uma mosturação de 60 minutos. Eu faço entre 75-90....mas de novo, tudo depende do que você quer. Quer mais corpo? Mostura a 68-69 por 45 minutos. E assim muito provável não terá uma conversão completa.

Realmente te aconselho a ler, no mínimo, os topicos fixos aqui. Vão te ajudar bastante.
 
Back
Top