Tampar furo em panela de alumínio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guilherme1

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
108
Reaction score
55
Pessoal, boa tarde. Preciso de ajuda em um problema aqui.

Comprei algumas resistências na china:

http://www.aliexpress.com/item/stai...ts-heater-pipe-electrical-part/663479727.html

Fiz a furação para instalar as resistências na panela, mas descobri que as resistências não são tão boas quanto eu esperava.

Bom, resumindo, tirei as resistências da panela. Mas fiquei com os buracos... rs

São cinco furos feitos com uma broca nº 6. São pequenos.

Alguém tem alguma ideia de como faço para tampar estes furos? O que posso usar que seja atóxico para vedar novamente?

Abraços!
 
Cara, eu tinha um furo a mais para um registro na panela, como era um furo grande, não vi outra opção mais fácil do que tampar com parafuso + contraporca de inox. Custou 8 dilmas, mas era um furo 3/4, então foi um parafuso de respeito, hehe.

Edit: Agora que vi que são varios furos de 6mm, Aí já não vai ficar legal tampar com parafuso.
 
James, pensei em parafusos também. Acho que é uma solução.

Mario, soldar seria a melhor solução de todas. Só não sei onde achar algum serralheiro que solde aluminio, ainda mais com uma liga atóxica...

Defler, andei pesquisando e acho que vou usar aquelas colas de silicone pra aquário. São atóxicas, e aguentam até 240º. Acho que encontrei a solução!

Obrigado a todos pelas dicas!

Abraços!
 
Guilherme

Eu colaria uma moeda (5 ou 10 centavos, de preferência bem nova) por dentro da panela, com cola de silicone, para tapar cada furo.

Depois, por fora colocaria mais silicone para vedar bem.

Quando a panela estiver cheia e em uso, a temperatura vai dilatar um pouco o furo e a pressão vai empurrar o silicone para fora. Essa moeda serviria para prevenir vazamentos ou mesmo a expulsão da cola de silicone, pois conteria a pressão.
 
Pessoal, consegui uma solução ótima pro meu problema.

Achei uma cola parecida com silicone, atóxica que aguenta até 120º, não agride a saúde, nem o meio ambiente, veda perfeitamente e adere em praticamente todo tipo de superfície. A cura dela é por absorção da umidade ambiente, então da pra aplicar a cola mesmo em superfícies molhadas.

Chama FixTudo. Comprei na Leroy Merlin aqui em SJC, paguei R$ 12,00 no tubo. O tubo é pequeno mas o rendimento dela é muito bom.

Achei legal pois a empresa tem selo de sustentabilidade, justamente por usar produtos não agressivos à saúde humana ou ao meio ambiente.

Ou seja, a cola não deixa resíduos nos alimentos. Entrei em contato com o fabricante, expliquei o que eu queria fazer e eles me garantiram de que não libera nenhum tipo de resíduo por não usar compostos voláteis nem solventes.

Deem uma olhada na FISQP do produto:
http://www.adespec.com.br/produtos/FISPQ/Pesilox Fixtudo Construção.pdf

E olha só como ficaram minhas panelas. Usei pra vedar as duas resistências na panela de fervura e a resistência da panela de mostura. Curou em aproximadamente 24h, já testei com água fervendo, não vazou nada e aguentou tranquilamente 1h com água à 98º. Apliquei a cola com o dedo mesmo, e limpei com água corrente e sabão... não fica nada na pele.

Parece merchan, mas não é... rsrs... só fiquei realmente surpreso com o resultado que essa cola apresentou. Acho que é a melhor solução para todos que precisarem vedar qualquer coisa tanto nas panelas, como fermentadores ou qualquer outro equipamento que entre em contato com a cerveja.

Abraços!
 

Attachments

  • vedacao resistencia.jpg
    vedacao resistencia.jpg
    27 KB · Views: 976
E tu continuas usando as resistências, Guilherme?

Eu tenho dessas em casa, mas não apliquei na panela, só no cooler que uso para esquentar a água da lavagem. Instalei apenas uma e com o cooler fechado ela esquenta em cerca de uma hora a água a 76ºC.
 
Muito bom este achado Guilherme. Obrigado por compartilhar a informação.
Com certeza tem muitos outros usos para um produto como esse.
 
E tu continuas usando as resistências, Guilherme?

Uso sim e recomendo.

O problema que eu estava enfrentando é que como minha panela tem parede de 2,5mm eu não conseguia parafusar as resistências quando usava aquele anel de vedação que vem com elas. Por isso tinha desistido de usar e ia tentar tampar os furos.

O que eu fiz foi parafusar sem o anel de vedação e usei essa cola que falei pra vedar por dentro. Na foto que eu mandei da pra ver a cola aplicada em volta da resistência.

Ainda não fiz nenhuma brassagem depois que instalei as resistências. Vou fazer a primeira neste fim de semana. Mas já fiz dois testes só com água, e com as duas resistências ligadas ao mesmo tempo consegui levar 50 litros de água de 22º para 98º (início de fervura) em aproximadamente 45 minutos. Elas são de 1,5kw cada, ou seja, tenho 3kw se ligar as duas juntas.

A panela que instalei é a de fervura. Vou fazer o teste com mosto este fim de semana e posto o resultado aqui para vocês. Mas acho que ainda assim vou precisar de ajuda do fogão para ter uma boa fervura. Afinal eu levo 50 litros de mosto para início de fervura e acho que os 3kw não vão dar conta. Faço minhas brassagens no apartamento, então uso fogão de cozinha normal.

Mas ainda tenho 3 resistências paradas (elas vêm com kit de 5 unidades), então futuramente talvez eu instale mais duas na panela de fervura pra realmente ficar só no esquema elétrico e poder dispensar o fogão a gás.

Gostei muito destas resistências. São fáceis de instalar e a conexão delas é feita com um cabo daqueles de fonte de computador. Recomendo pra quem quiser tentar.

Abraços!
 
Pessoal, consegui uma solução ótima pro meu problema.

Achei uma cola parecida com silicone, atóxica que aguenta até 120º, não agride a saúde, nem o meio ambiente, veda perfeitamente e adere em praticamente todo tipo de superfície. A cura dela é por absorção da umidade ambiente, então da pra aplicar a cola mesmo em superfícies molhadas.

Chama FixTudo. Comprei na Leroy Merlin aqui em SJC, paguei R$ 12,00 no tubo. O tubo é pequeno mas o rendimento dela é muito bom.

Achei legal pois a empresa tem selo de sustentabilidade, justamente por usar produtos não agressivos à saúde humana ou ao meio ambiente.

Ou seja, a cola não deixa resíduos nos alimentos. Entrei em contato com o fabricante, expliquei o que eu queria fazer e eles me garantiram de que não libera nenhum tipo de resíduo por não usar compostos voláteis nem solventes.

Deem uma olhada na FISQP do produto:
http://www.adespec.com.br/produtos/FISPQ/Pesilox Fixtudo Construção.pdf

E olha só como ficaram minhas panelas. Usei pra vedar as duas resistências na panela de fervura e a resistência da panela de mostura. Curou em aproximadamente 24h, já testei com água fervendo, não vazou nada e aguentou tranquilamente 1h com água à 98º. Apliquei a cola com o dedo mesmo, e limpei com água corrente e sabão... não fica nada na pele.

Parece merchan, mas não é... rsrs... só fiquei realmente surpreso com o resultado que essa cola apresentou. Acho que é a melhor solução para todos que precisarem vedar qualquer coisa tanto nas panelas, como fermentadores ou qualquer outro equipamento que entre em contato com a cerveja.

Abraços!

Boa tarde Guilherme,

Desculpem-me em reativar o tópico...

Comprei essa "cola" no intuito de vedar um perfil de silicone que serve como vedação para o tubo de malte e também para o próprio tubo de malte [que é uma lixeira com o fundo dobrado (tipo uma cartola... enfim) para ficar preso no cilindro] e como essas dobras apresentam frestas, pensei em utilizar para isso também.

Minha dúvida é se a cola se degradou com o tempo? Teve que refazer a aplicação? Teve algum sabor diferente na cerveja?

Abraço.
 
Vai na antiga mesmo.
Pra tampar furo de panela de alumínio é só arrumar arrebites de alumínio com cabeça e mandar ver martelo de um lado e bigorna do outro. Solda a frio.
Como o alumínio é mole, é bem tranquilo de fazer.
Se não souber como fazer, dá um pulo numa feira livre qualquer e dá uma espreitada naqueles caras que arrumam panelas.
Ou melhor ainda, leva p ele consertar.
Com certeza será bem mais barato e eficaz do que colas, parafusos, vedações, ou do que comprar uma panela nova.

Cheers
 
A questão é que eu não quero soldar só panela, na verdade, não é nem a panela e sim o tubo de malte (umas frestas) e o perfil de silicone que faz a vedação do tubo com a panela, portanto não dá pra usar rebite.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 
Simples, rolhas de silicone. Lojas de produtos químicos vndem rolhas de varios tamanhos. Como elas são conicas, você coloca o lado de menor diâmetro do furo pelo lado de dentro da panela e vai apertando.
Ja fechei panelas e fermentadores desse jeito e garanto que funciona.
 
Bom.... no meu caso não tem a ver com furos e sim frestas, portanto não me serve.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 
Silicone de aquário (tem grau alimentício e aguenta altas temperaturas).
É o que utilizo pra vedar as conexões das torneiras e nunca tive problemas.
 
Beleza. Era mais ou menos isso que eu queria saber, mas com relação ao produto especificado acima e se precisava fazer alguma reaplicação após alguns usos. De qualquer forma, muito obrigado.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 
Beleza. Era mais ou menos isso que eu queria saber, mas com relação ao produto especificado acima e se precisava fazer alguma reaplicação após alguns usos. De qualquer forma, muito obrigado.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk

Depois de quase 30 brassagens na conta, nunca tive q reaplicar silicone nas vedações.
 
Back
Top