Tamanho do peixinho para 2L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tintscevadis

Well-Known Member
Joined
May 27, 2016
Messages
142
Reaction score
20
Fala pessoal, bom dia;

Neste final de semana fiz um agitador magnético para começar meus starters. Bom, usei um imã grande de HD e consegui alinhar bem ele no agitador pois ao aumentar a velocidade no máximo ele não treme.

O imã também está bem elevado a milímetros da tampa do agitador.

Fiz os testes e com um erlenmeyer de 500ml cheio d'água onde funcionou tudo certo, porém quando fui testar com o meu erlenmeyer de 2L vi que o peixinho escapa quando aumento a velocidade.

Acham que o fundo de vidro desse erlenmeyer de 2L é muito mais grosso o que diminui um pouco o contato com o campo magnético do imã, então estava pensando se estou usando o peixinho certo.

O meu é a barra lisa de 9x25mm, vi que tem barras maiores e com um anel, nas não sei se vou compro maior o menor.

Alguém teve o mesmo problema?

Obrigado,
Rodrigo Screenshot_20170704-081535.png
ccfa4a13cf767b850bed9a02e2e99165.jpg


Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Não tem problema deixar rodando mais lentamente, não precisa de um redemoinho muito forte pra propagação de levedura.
 
Não é a grossura nem o tamanho do peixinho, é o formato do fundo dos erlenmeyers que vendem aqui todos que comprei tem fundos ligeiramente convexos e não completamente planos como deveriam ser. Eu uso peixinho de 2,5 e 3 para 2L sem problemas, para 5L uso o de 4,5.
 
Não é a grossura nem o tamanho do peixinho, é o formato do fundo dos erlenmeyers que vendem aqui todos que comprei tem fundos ligeiramente convexos e não completamente planos como deveriam ser. Eu uso peixinho de 2,5 e 3 para 2L sem problemas, para 5L uso o de 4,5.
Será que se eu trocar o peixinho por um maior ele compensa o fundo convexo do erlenmeyer?

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Não tem problema deixar rodando mais lentamente, não precisa de um redemoinho muito forte pra propagação de levedura.

Problema não tem, mas quanto mais rápido melhor, pois terá mais células.

O ideal é que o cone se forme até tocar o peixinho, fazendo com que o oxigênio possa ser espalhado da melhor maneira possível.

O ideal é usar um peixinho maior.

Testar com água é uma coisa, com mosto denso e depois com lama de levedura em suspensão, é outra coisa. Eu testei o meu de 2l com umas 3 colheres de fubá...


@matozo Nesse teste do Braukaiser é possível ver como a velocidade influencia no crescimento das células: http://braukaiser.com/blog/blog/2013/03/25/stir-speed-and-yeast-growth/
 
Problema não tem, mas quanto mais rápido melhor, pois terá mais células.

O ideal é que o cone se forme até tocar o peixinho, fazendo com que o oxigênio possa ser espalhado da melhor maneira possível.

O ideal é usar um peixinho maior.

Testar com água é uma coisa, com mosto denso e depois com lama de levedura em suspensão, é outra coisa. Eu testei o meu de 2l com umas 3 colheres de fubá...


@matozo Nesse teste do Braukaiser é possível ver como a velocidade influencia no crescimento das células: http://braukaiser.com/blog/blog/2013/03/25/stir-speed-and-yeast-growth/
Interessante tomazela, não conhecia esse experimento, obrigado por compartilhar.

De qualquer forma, eu não me preocuparia com um redemoinho muito poderoso, só teria um pouco mais de paciência.
 
Back
Top