T58 vs Mangroove M21

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ramonmoraes

Active Member
Joined
Mar 20, 2018
Messages
41
Reaction score
9
Boa tarde pessoal!

Para produzir Witbier eu sempre utizei o Mangroove M21 para fermentação mantidos cravados a 20°C com controlador de temperatura, porém em minha última produção utilizei o T58 da Fermentis por indisponibilidade do M21 no mercado.

Alguém tem impressões gerais do T58 para Witbier e alguma sugestão de temperatura de fermentação?



Sent from my MotoE2(4G-LTE) using Tapatalk
 
Já usei ambos e digo por gosto pessoal que prefiro muito mais o M21... Fermento com ele em temperaturas entre 19 e 20ºC (parecido com vc) e sempre tiro ótimas witbiers, como nunca antes tirava.

Pra mim o T-58 é um bom fermento, mas tem defeitos que me desanimam. Por exemplo, sempre reparei uma deficiência em padronização de viabilidade desse fermento (não sei se existe mesmo), mas algumas levas saíam boas e outras apresentavam algum off flavor comum (diacetil, acetaldeído, acetona, etc...), mesmo adotando os mesmos protocolos. Outra coisa que me incomoda no T-58 é a doçura residual que ele deixa na cerveja pronta, mesmo com um fenólico/picante agradável e mesmo com FGs mais baixas dá pra sentir a nuance adocicada no paladar, eu odeio essa parada...

Quando fazia witbiers com T-58, fazia a inoculação na mesma temperatura de fermentação, que já fiz com 16ºC, 20ºC, 18ºC, 17ºC e 19ºC e digo sem sombra de dúvida, que PARA MIM, PARA MINHA REALIDADE a melhor temperatura de fermentação para esse caso é 19ºC, direto por 15 dias, dependendo da facilidade da maturação. Se vc fizer com 20ºC acredito que não sentirá diferença prática.
 

Latest posts

Back
Top