Técnicas para o aumento do rendimento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ramonmedeiros

Well-Known Member
Joined
Sep 22, 2014
Messages
137
Reaction score
24
Location
Campinas
Olá pessoal,

cheguei a 75% de rendimento na minha brassagem. Hoje, utilizo duas panelas(62L) com bazooka, bomba de circulação e faço fly-sparge de 30 minutos. Desde que adotei os itens anteriores, consegui chegar aos 75% de eficiencia, segundo o brewersfriend.com.

Quais técnicas eu posso testar para aumentar a eficiência? O controle de Ph ajudaria bastante? O aumento do tempo da lavagem poderia ajudar? Uma bomba chugger?

Abraços
 
Uma boa moagem faz diferença na eficiência!

Qual a sua recomendação? Atualmente, tenho uma moagem média para fina. Poucos grãos inteiros, muitos grãos moídos e um pouco de pó fino. Não chega a entopir na bazooka.
 
sim, uma moagem média, de modo que as cascas não se quebrem muito para que sejam eficientes na filtragem da recirculação, ao mesmo tempo o suficiente para quebrar os grãos pois quanto mais fina a moagem maior o aproveitamento mas se for muito fina vai entupir e turvar muito tb então tem que ser um equilíbrio.

Dá um olhada no que o Palmer diz:
http://www.howtobrew.com/section3/chapter17-1.html
 
Qual a sua recomendação? Atualmente, tenho uma moagem média para fina. Poucos grãos inteiros, muitos grãos moídos e um pouco de pó fino. Não chega a entopir na bazooka.

Se tem grão inteiro já é uma moagem ruim. O ideal é todos abrirem, a quantidade de farinha pra pedacinhos de malte varia com o que você conseguir usar sem entupir seu sistema.
 
Olá pessoal,

cheguei a 75% de rendimento na minha brassagem. Hoje, utilizo duas panelas(62L) com bazooka, bomba de circulação e faço fly-sparge de 30 minutos. Desde que adotei os itens anteriores, consegui chegar aos 75% de eficiencia, segundo o brewersfriend.com.

Quais técnicas eu posso testar para aumentar a eficiência? O controle de Ph ajudaria bastante? O aumento do tempo da lavagem poderia ajudar? Uma bomba chugger?

Abraços

Eficiência de extração são praticamente 3 fatores: moagem, sistema de filtragem e lavagem. Basicamente quanto mais fino o malte for moído, quanto mais distribuída for a captação do mosto e quanto mais quente e maior tempo de lavagem, melhor a eficiência.

Obviamente esses fatores tem um limite, o da moagem é que fino demais entope o filtro, e o da lavagem é que quente e longa demais extrai taninos.

Com bazooka e lavagem de 30 minutos é quase milagroso 75%. Um fundo falso aumentaria a eficiencia, e a lavagem pode durar mais tempo, até 1h, mas cuidado pra nao se alongar demais e nao passar de 78ºC.

Abraço
 
Eficiência de extração são praticamente 3 fatores: moagem, sistema de filtragem e lavagem. Basicamente quanto mais fino o malte for moído, quanto mais distribuída for a captação do mosto e quanto mais quente e maior tempo de lavagem, melhor a eficiência.

Obviamente esses fatores tem um limite, o da moagem é que fino demais entope o filtro, e o da lavagem é que quente e longa demais extrai taninos.

Com bazooka e lavagem de 30 minutos é quase milagroso 75%. Um fundo falso aumentaria a eficiencia, e a lavagem pode durar mais tempo, até 1h, mas cuidado pra nao se alongar demais e nao passar de 78ºC.

Abraço

Eu trocaria moagem por % de conversão, já que o que a moagem afeta é exatamente a conversão. Mas daí não seria só moagem, seria também pH da mostura, tempo de mostura+temperatura de mostura, poder diastático do malte, entre outros que talvez eu não lembre ou saiba.

Se o cara tem conversão completa no final da mostura(e não to falando de teste de iodo, pois imagino que um grão não moído com amido "preso" não vai ser apontado no teste) uma moagem mais fina não vai ajudar muita coisa.

Pro criador do tópico se der lê esse artigo sobre isso, é bem interessante:

http://braukaiser.com/wiki/index.ph...e_infusion_mashing#Mash_thickness_experiments

Faz tempo que abandonei teste de iodo e depois de 90min de mostura eu vejo a SG do meu primeiro mosto e comparo com essa tabela de 100% de conversão com base em malte de 80% de extrato e 4% de humidade:

http://www.braukaiser.com/wiki/images/3/3c/First_wort_gravity.gif

Tenho conseguido próximo dos 100% sempre(geralmente uns 3 pontos abaixo da tabela) e isso refletiu na minha eficiência final.
 
Eu trocaria moagem por % de conversão, já que o que a moagem afeta é exatamente a conversão. Mas daí não seria só moagem, seria também pH da mostura, tempo de mostura+temperatura de mostura, poder diastático do malte, entre outros que talvez eu não lembre ou saiba.

Se o cara tem conversão completa no final da mostura(e não to falando de teste de iodo, pois imagino que um grão não moído com amido "preso" não vai ser apontado no teste) uma moagem mais fina não vai ajudar muita coisa.

Pro criador do tópico se der lê esse artigo sobre isso, é bem interessante:

http://braukaiser.com/wiki/index.ph...e_infusion_mashing#Mash_thickness_experiments

Faz tempo que abandonei teste de iodo e depois de 90min de mostura eu vejo a SG do meu primeiro mosto e comparo com essa tabela de 100% de conversão com base em malte de 80% de extrato e 4% de humidade:

http://www.braukaiser.com/wiki/images/3/3c/First_wort_gravity.gif

Tenho conseguido próximo dos 100% sempre(geralmente uns 3 pontos abaixo da tabela) e isso refletiu na minha eficiência final.

Sim, mas com todos os fatores que afetam o valor de eficiência, % de conversão não é um parâmetro prático pra utilizar, moagem sim, dá pra medir a moagem com facilidade, mas principalmente dá pra visualizar e ajustar com facilidade, sendo assim, é tido como um dos fatores que mais influenciam na eficiência, juntamente com os outros 2 que eu citei, segundo o Palmer. Ele costuma dizer na verdade, que a melhor moagem é a mais fina possível antes de entupir o equipamento... ou seja, dentro de uma faixa limitada por questões práticas (e pelo bom senso).

Tempo, temperatura e pH de mosturação também influenciam sim, mas são fatores secundários, dentro da "prática comum" de tempo e temperatura estabelecendo uma faixa digamos entre 65 e 70ºC pra conversão e uns 60min, isso é padrão, aumentando tempo, ou controlando melhor a temperatura, a eficiencia pode sim melhorar, mas são alguns pontos, enquanto que mudanças na moagem, sistema de filtragem e lavagem podem causar variações de dezenas de pontos.

Abraço
 
Eu trocaria moagem por % de conversão, já que o que a moagem afeta é exatamente a conversão. Mas daí não seria só moagem, seria também pH da mostura, tempo de mostura+temperatura de mostura, poder diastático do malte, entre outros que talvez eu não lembre ou saiba.

Se o cara tem conversão completa no final da mostura(e não to falando de teste de iodo, pois imagino que um grão não moído com amido "preso" não vai ser apontado no teste) uma moagem mais fina não vai ajudar muita coisa.

Pro criador do tópico se der lê esse artigo sobre isso, é bem interessante:

http://braukaiser.com/wiki/index.ph...e_infusion_mashing#Mash_thickness_experiments

Faz tempo que abandonei teste de iodo e depois de 90min de mostura eu vejo a SG do meu primeiro mosto e comparo com essa tabela de 100% de conversão com base em malte de 80% de extrato e 4% de humidade:

http://www.braukaiser.com/wiki/images/3/3c/First_wort_gravity.gif

Tenho conseguido próximo dos 100% sempre(geralmente uns 3 pontos abaixo da tabela) e isso refletiu na minha eficiência final.

Incrível o artigo. Agradeço muito a dica.
 
No livro "Brewing better beer", o Gordon cita duas formas de melhorar a eficiência sem sacrificar a qualidade da cerveja:

- Fazer mash out;
- Fazer pequenos cortes na superfície da cama de grãos antes de iniciar a filtração/lavagem.
 

Latest posts

Back
Top