Técnica para resfriamento resfriamento pós-fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Cara, gostei muito dessa ideia. Desculpe a pergunta idiota, mas o que seria o fermentador selado? Vc colocou plástico film na boca do fermentador ou tampou com a tampa mas sem apertar como se fosse pra fermentar? Vc usa fermentador conico? Vc quando diz que faz o wrhillpoll com chiller dentro da panela isso não deixa o whirlpool menos eficaz e não termina passando muito trub para o fermentador? Parece meia idiota a pergunta mas é pq não consegui terminar de imaginar o processo.
Abraço

Eu uso bombona de 50 litros para fermentar; a tampa da bombona tem vedação perfeita. Com fermentador "selado", eu quis dizer que uso uma tampa da bombona sem furo fechada. Eu tenho 2 tampas, uma com furo para o air lock e outra perfeita sem furo. Antes de inocular o fermento e até chegar na temperatura que eu eu quero, eu uso essa tampa sem furo.

O whirpool continua eficiente mesmo com o chiller dentro da panela. Para garantir, depois de tirar o chiller, ainda deixo a bomba fazendo o whirlpool por mais uns 3-5 minutos e depois desligo a bomba e deixo mais uns 3-5 minutos em repouso. O cone de trub fica muito bem formado; levo pouco trub pro fermentador (não me importo de levar um pouco de trub... vai decantar tudo no cold crash e, se precisar, a gelatina termina de arrastar o resto).
Esse esquema de whirpool com chiller de imersão melhora muito a eficiência do resfriamento.
 
Eu uso bombona de 50 litros para fermentar; a tampa da bombona tem vedação perfeita. Com fermentador "selado", eu quis dizer que uso uma tampa da bombona sem furo fechada. Eu tenho 2 tampas, uma com furo para o air lock e outra perfeita sem furo. Antes de inocular o fermento e até chegar na temperatura que eu eu quero, eu uso essa tampa sem furo.

O whirpool continua eficiente mesmo com o chiller dentro da panela. Para garantir, depois de tirar o chiller, ainda deixo a bomba fazendo o whirlpool por mais uns 3-5 minutos e depois desligo a bomba e deixo mais uns 3-5 minutos em repouso. O cone de trub fica muito bem formado; levo pouco trub pro fermentador (não me importo de levar um pouco de trub... vai decantar tudo no cold crash e, se precisar, a gelatina termina de arrastar o resto).
Esse esquema de whirpool com chiller de imersão melhora muito a eficiência do resfriamento.
Perfeito!
Vou provar fazer assim na proxima vez. Na minha ultima brassagem consegui baixar para 50c e coloquei em um balde alimenticio que tenho e deixei por umas 5 horas na geladeira. Chegou a 36C e ja era 2 da manha e eu ja nao aguentava mais de sono. Transferi o mosto com uma boa caida pro fermentador, caiu pra 30C e com essa temperatura eu joguei o fermento hidratado, nao podia mais esperar do sono que tinha. Na proxima vez vou deixar de um dia para o outro, o problema dessa vez que brassei de um domingo para uma segunda e nao podia esperar.
Esta hj no quinto dia de fermentacao e hj tiro uma mostra para ver como anda a densidad, porque a atividade de airlock de essa brassagem foi quase nula mas, airlock nao e densimentro.

Abraco.
 
O processo de utilizar uma bomba de ar para inocular AR ATMOSFÉRICO no mosto não é uma oxigenação propriamente dita mas sim uma AERAÇÃO, visto que o ar atmosférico é composto por outros gases além do O2, como nitrogênio e hidrogênio. 3 minutos de Aeração do mosto com bomba de aquário é insuficiente para oxigenar o mosto a níveis exigidos para uma fermentação saudável (8~12 ppm de O2) quando se trata de leveduras líquidas, já para as secas a oxigenação não é extremamente crítica, podendo ser simplesmente feita por splash (não é o ideal, mas funciona bem). Aeração com bomba de aquário costuma durar cerca de 20~40 min para atingir 6~8 ppm de O2 no mosto.

Eu fui mais a fundo e comprei logo um cilindro de O2 puro e uma pedra difusora de 0,5 micrans. Para 20L de mosto basta uma oxigenação de 1 L/min durante 1 min. Na minha opinião, para o meu caso que faço várias brassagens de 20L, valeu muitíssimo a pena o investimento.

Pode indicar o site onde comprou seu equipamento de O2 e o modelo do mesmo?
 
Pode indicar o site onde comprou seu equipamento de O2 e o modelo do mesmo?
Caro Marcelo, utilize azeite de oliva para substituir o O2. A economia vai ser enorme e o efeito será o mesmo. Há um vídeo no youtube da ACervaMS do professor Carlos Carollo o qual cita essa situação. Também há vídeo do Jamal Awadalak explicando a utilização de azeite em substituição ao O2.
 
Uma dica pra quem usa água+gelo desde o início ou pré-chiller:
O importante no resfriamento é a diferença de temperatura entre os dois líquidos (água e mosto).
Se começar com gelo desde o início a queda inicial de temperatura será grande, porém quando o mosto já estiver ali pelos 40º, o gelo já terá "gasto". É nessa hora que o gelo é mais importante!!! É ali pelos 40º que a queda começa dar aquela estacionada, por causa da pouca diferença de temperatura entre água e mosto. Colocando o gelo a partir dos 40º, você terá uma maior diferença de temperatura entre água e mosto e aproveitará melhor o "poder" da água gelada.
 
Uma dica pra quem usa água+gelo desde o início ou pré-chiller:
O importante no resfriamento é a diferença de temperatura entre os dois líquidos (água e mosto).
Se começar com gelo desde o início a queda inicial de temperatura será grande, porém quando o mosto já estiver ali pelos 40º, o gelo já terá "gasto". É nessa hora que o gelo é mais importante!!! É ali pelos 40º que a queda começa dar aquela estacionada, por causa da pouca diferença de temperatura entre água e mosto. Colocando o gelo a partir dos 40º, você terá uma maior diferença de temperatura entre água e mosto e aproveitará melhor o "poder" da água gelada.
Muito bem observado. É quem pode agregar gelo então nas duas etapas melhor ainda!
 
Muito bem observado. É quem pode agregar gelo então nas duas etapas melhor ainda!
Eu estou usando assim!
Um chiller dentro da panela com o mosto, para trocar o valor e, um chiller menor conectado entre a torneira e o chiller principal. Esse "pré-chiller" deixo dentro de um balde com gelo... à medida que o gelo vai se liquefazenso, eu acrescento mais gelo para manter o poder de resfriamento desse pré-chiller.
Consegui baixar a temperatura do mosto para próximo de 30 graus em menos de 15 minutos, numa passagem de 25 litros.

Outra dica, é usar a água quente que sai do chiller principal para ir amolecendo as sugidades das garrafas. Eu acondiciono as garrafas a serem lavadas numa caixa d'água pequena (200 litros aprox.) É vou enchendo as garrafas com a água quente que saí no início do resfriamento, para já ir aproveitando essa água.
 
Olá pessoal, eu ainda não fiz a minha primeira leva, estou só estudando ainda. Porém, acredito que uma alternativa pra colocar água ainda mais gelada pra dentro do chiller seria adicionar álcool e sal na água do balde com gelo que contém o pré chiller, essa mistura baixa um pouco mais a temperatura da água.
 
Olá pessoal, eu ainda não fiz a minha primeira leva, estou só estudando ainda. Porém, acredito que uma alternativa pra colocar água ainda mais gelada pra dentro do chiller seria adicionar álcool e sal na água do balde com gelo que contém o pré chiller, essa mistura baixa um pouco mais a temperatura da água.

Água gelada ok, mas sal e gelo pode dispensar. Seu gelo vai derreter tão rápido que não vai fazer diferença...
 
Água gelada ok, mas sal e gelo pode dispensar. Seu gelo vai derreter tão rápido que não vai fazer diferença...

Dispensar o gelo não... Uso e é muito bom. Derrete rápido no começo, mas obviamente ele ajuda a manter a temperatura da água muito mais baixa Dq se ele não estivesse lá.
 
O gelo é conveniente utilizar apenas quando o mosto estiver com uma temperatura mais baixa, uns ~15C acima da temperatura da água da rede.
 
O gelo é conveniente utilizar apenas quando o mosto estiver com uma temperatura mais baixa, uns ~15C acima da temperatura da água da rede.
Não necessariamente... Eu preparo o balde com gelo bem antes e a água fica muito gelada. Aí os primeiros 5 min de resfriamento, eu jogo a água quente q sai pelo ralo... Depois disso entra na recirculação e fica ótimo.
 
Não necessariamente... Eu preparo o balde com gelo bem antes e a água fica muito gelada. Aí os primeiros 5 min de resfriamento, eu jogo a água quente q sai pelo ralo... Depois disso entra na recirculação e fica ótimo.

Acho que o que o amigo quis dizer é que na primeira parte do resfriamento não vale a pena usar gelo. Na minha experiência faz sentido, porque pra refriar o mosto até 40/50°C com água da rede é bem rápido. Uns 10 minutos talvez. Se você adicionar o gelo abaixo dessa temperatura é mais negócio, porque ele não vai derreter tão rápido e vai te ajudar a conseguir a alcançar teu objetivo que é trazer o mosto para uma temperatura mais baixa,possível reduzindo a temperatura da água da rede no momento que você mais precisa (no fim do resfriamento e não no início)....
 
Acho que o que o amigo quis dizer é que na primeira parte do resfriamento não vale a pena usar gelo. Na minha experiência faz sentido, porque pra refriar o mosto até 40/50°C com água da rede é bem rápido. Uns 10 minutos talvez. Se você adicionar o gelo abaixo dessa temperatura é mais negócio, porque ele não vai derreter tão rápido e vai te ajudar a conseguir a alcançar teu objetivo que é trazer o mosto para uma temperatura mais baixa,possível reduzindo a temperatura da água da rede no momento que você mais precisa (no fim do resfriamento e não no início)....
Cara, eu entendi isso... mas o resfriamento do mosto se dá por troca de temperatura, e aí é uma questão física... se vc entrar com água a -5 graus e água a +15 graus, o resultado não vai ser o mesmo... por mais q o resfriamento inicial é rápido com água de rede, com água gelada será ainda maior... estou contestando o fato de "não fazer diferença"... faz sim... no meu caso q tenho um chiller de 7m, faz diferença começar o resfriamento ainda mais rápido, entendeu? Se mudar para um de 15m, esse ganho inicial pode ser desprezível.
Acho q tem casos e casos, só isso q estou falando.
 
Acho que se vc tem uma quantidad de gelo limitada, deixe pra usar para baixar a temperatura dos 40C para baixo, porque com agua de rede vc consegue baixar a temp facil, debaixo dos 40c que fica mais dificil. Se vc tem uma boa disponibilidade de gelo use desde o comeco e depois volte a agregar uma vez que esteja derretido.
 
Acho que o que o amigo quis dizer é que na primeira parte do resfriamento não vale a pena usar gelo. Na minha experiência faz sentido, porque pra refriar o mosto até 40/50°C com água da rede é bem rápido. Uns 10 minutos talvez. Se você adicionar o gelo abaixo dessa temperatura é mais negócio, porque ele não vai derreter tão rápido e vai te ajudar a conseguir a alcançar teu objetivo que é trazer o mosto para uma temperatura mais baixa,possível reduzindo a temperatura da água da rede no momento que você mais precisa (no fim do resfriamento e não no início)....

Exato. Nessa primeira parte do resfriamento, o importante mesmo é manter a vazão da água da rede elevada o suficiente. Quando a temperatura do mosto estiver uns ~15C ou ~20C acima da água da rede, convém utilizar todo o gelo disponível, diminuindo então a vazão da água da rede. Assim as trocas de energia por calor são potencializadas, considerando recursos limitados.
 
Ainda não fiz minha primeira leva, essa semana terminei algumas instalações hidráulicas que faltavam no meu salão de festas e organizei os equipamentos pra fabricação que chegaram no meio da semana. Abaixo fotos do sistema que pretendo usar pra resfriar o mosto, como moro num sobrado, então a parte da moradia fica em cima e em baixo a garagem e o salão de festas, então aproveitei o terraço nos fundos e comprei um baldão de 97 litros, instalei uma torneira de jardim, aproveitei uma mangueira que sobrou da obra pra bater nível e aproveitei a gravidade pra escoar a água do baldão no terraço pra baixo no meu salão de festas, conectei a mangueira no chiller e do chiller pra pia. Vou colocar bastante gelo no baldão e já mandar água gelada de primeira pra dentro do chiller. Vou começar com um equipamento pra 20l e depois se a coisa der certo pretendo adquirir equipamento pra 60 l e de repente vou até captar a água da chuva do telhado pra uma caixa dágua de 250 l que pretendo instalar no fundo do lote um pouco acima do nível dos equipamentos pra escoar por gravidade. Acabei de testar o sistema e funciona perfeitamente.
 

Attachments

  • Resfr mosto (Anexos).zip
    2.2 MB · Views: 41
Lauricio,
Ainda não fiz minha primeira leva, essa semana terminei algumas instalações hidráulicas que faltavam no meu salão de festas e organizei os equipamentos pra fabricação que chegaram no meio da semana. Abaixo fotos do sistema que pretendo usar pra resfriar o mosto, como moro num sobrado, então a parte da moradia fica em cima e em baixo a garagem e o salão de festas, então aproveitei o terraço nos fundos e comprei um baldão de 97 litros, instalei uma torneira de jardim, aproveitei uma mangueira que sobrou da obra pra bater nível e aproveitei a gravidade pra escoar a água do baldão no terraço pra baixo no meu salão de festas, conectei a mangueira no chiller e do chiller pra pia. Vou colocar bastante gelo no baldão e já mandar água gelada de primeira pra dentro do chiller. Vou começar com um equipamento pra 20l e depois se a coisa der certo pretendo adquirir equipamento pra 60 l e de repente vou até captar a água da chuva do telhado pra uma caixa dágua de 250 l que pretendo instalar no fundo do lote um pouco acima do nível dos equipamentos pra escoar por gravidade. Acabei de testar o sistema e funciona perfeitamente.
Amigo, show de bola! Para 20 litros funciona primera. Eu diria que para 20 litros vc poderia ate colocar a panala com o mosto quente dentro de outro recipiente cheio de agua com gelo, tipo um banho maria. Para 20 litros essa manera tambem funciona bem, caso algum dia seu sistema de problema. Digo isso pq sempre algum sistema da problema. Abraco e boa sorte.
 
Ainda não fiz minha primeira leva, essa semana terminei algumas instalações hidráulicas que faltavam no meu salão de festas e organizei os equipamentos pra fabricação que chegaram no meio da semana. Abaixo fotos do sistema que pretendo usar pra resfriar o mosto, como moro num sobrado, então a parte da moradia fica em cima e em baixo a garagem e o salão de festas, então aproveitei o terraço nos fundos e comprei um baldão de 97 litros, instalei uma torneira de jardim, aproveitei uma mangueira que sobrou da obra pra bater nível e aproveitei a gravidade pra escoar a água do baldão no terraço pra baixo no meu salão de festas, conectei a mangueira no chiller e do chiller pra pia. Vou colocar bastante gelo no baldão e já mandar água gelada de primeira pra dentro do chiller. Vou começar com um equipamento pra 20l e depois se a coisa der certo pretendo adquirir equipamento pra 60 l e de repente vou até captar a água da chuva do telhado pra uma caixa dágua de 250 l que pretendo instalar no fundo do lote um pouco acima do nível dos equipamentos pra escoar por gravidade. Acabei de testar o sistema e funciona perfeitamente.

Eu uso um sistema parecido, porém tenho dois registros na saída do chiller onde eu direciono a água quente para reutilização e a abasteço o tanque de troca de calor com água e gelo, quando a temperatura já está perto dos 40 graus direciono a saída do chiller para o tanque de troca de calor e a é só manter circulando até a temperatura desejada, com 10kg de gelo consigo ter um resfriamento de 25L em 30 minutos.
Vou trocar a bomba e acredito que consiga reduzir mais o tempo de resfriamento, pois a minha bomba atual está com baixa vazão.
 
Lauricio,

Amigo, show de bola! Para 20 litros funciona primera. Eu diria que para 20 litros vc poderia ate colocar a panala com o mosto quente dentro de outro recipiente cheio de agua com gelo, tipo um banho maria. Para 20 litros essa manera tambem funciona bem, caso algum dia seu sistema de problema. Digo isso pq sempre algum sistema da problema. Abraco e boa sorte.
Vou fazer isso sim.
 
Opa.... seguinte pessoal, acabei de finalizar minha primeira brassagem. Consegui resfriar cerca de 16 litros de mosto com 15 min. Consegui 25 graus. Gastei cerca de 30l de água gelada, não chegou nem na metade do meu baldão de 97 litros. Porém a og que era pra ser de 1050 ficou em 1058 e levei pro fermentador cerca de 15 l somente numa receita que era pra ser de 20 l. Fiquei na dúvida se adicionava mais água na fervura ainda ou no balde fermentador pois eu percebi durante a fervura que era pouca água mas acabei não fazendo nada e deixei assim mesmo. meu air lock não mudou o nível, não ficou desnivelado e tampei bem até o final apertando bem. Se alguém puder me ajudar agradeço.
 
Opa.... seguinte pessoal, acabei de finalizar minha primeira brassagem. Consegui resfriar cerca de 16 litros de mosto com 15 min. Consegui 25 graus. Gastei cerca de 30l de água gelada, não chegou nem na metade do meu baldão de 97 litros. Porém a og que era pra ser de 1050 ficou em 1058 e levei pro fermentador cerca de 15 l somente numa receita que era pra ser de 20 l. Fiquei na dúvida se adicionava mais água na fervura ainda ou no balde fermentador pois eu percebi durante a fervura que era pouca água mas acabei não fazendo nada e deixei assim mesmo. meu air lock não mudou o nível, não ficou desnivelado e tampei bem até o final apertando bem. Se alguém puder me ajudar agradeço.


Vc precisa de ajuda pra que exatamente? Quanto a adicionar água após a fervura, poderia tê-lo feito, já que estava com um mosto mais denso que o previsto, e em menor quantidade. Era só submeter a água à fervura por uns 5min, resfriá-la e fazer a adição. No mais, airlock não é densímetro. Meça a densidade para ver a quantas anda a fermentação de sua cerveja.
 
Opa.... seguinte pessoal, acabei de finalizar minha primeira brassagem. Consegui resfriar cerca de 16 litros de mosto com 15 min. Consegui 25 graus. Gastei cerca de 30l de água gelada, não chegou nem na metade do meu baldão de 97 litros. Porém a og que era pra ser de 1050 ficou em 1058 e levei pro fermentador cerca de 15 l somente numa receita que era pra ser de 20 l. Fiquei na dúvida se adicionava mais água na fervura ainda ou no balde fermentador pois eu percebi durante a fervura que era pouca água mas acabei não fazendo nada e deixei assim mesmo. meu air lock não mudou o nível, não ficou desnivelado e tampei bem até o final apertando bem. Se alguém puder me ajudar agradeço.



Lauricio,

Vc usa bombona ou balde para fermentar? Se for balde aperta bem para fechar as vezes parece que está fechado e não está. O airlock fica desnivelado quando está lacrado mesmo. E se for balde tem aquele lacre "safado" na tampa. Tem um manual da WE que explica bem isso.

Boa sorte.
 
Vc precisa de ajuda pra que exatamente? Quanto a adicionar água após a fervura, poderia tê-lo feito, já que estava com um mosto mais denso que o previsto, e em menor quantidade. Era só submeter a água à fervura por uns 5min, resfriá-la e fazer a adição. No mais, airlock não é densímetro. Meça a densidade para ver a quantas anda a fermentação de sua cerveja.
Ok, obrigado pela atenção. Eu quase emendei água na parte final durante a fervura mesmo, se eu tivesse feito isso teria feito certo? Porém na próxima brassagem já vou colocar mais água pra esquentar na panela de fervura pra fazer a lavagem. Valeu!
 
Lauricio,

Vc usa bombona ou balde para fermentar? Se for balde aperta bem para fechar as vezes parece que está fechado e não está. O airlock fica desnivelado quando está lacrado mesmo. E se for balde tem aquele lacre "safado" na tampa. Tem um manual da WE que explica bem isso.

Boa sorte.
Pois é, eu eacho que meio que estraguei o balde tentando abrir com uma chave de fenda. É que logo que chegou o equipamento eu fechei a tampa do balde pra ver se lacrava bem e depois pra abrir foi uma briga e quem sabe no forçar com chave de fenda deformou um pouco e afeta agora pra lacrar bem. Porém mexi de novo o airlock um tempo depois e desnivelou, então acho que vedou bem, isso foi ontem a noite. Agora a pouco fui dar uma olhada e o airlock tava bem desnivelado, o lado direito tava lá em baixo quase fazendo a curva e o lado esquerdo tava lá em cima, acho que o co2 ta fazendo pressão já, pois já se passaram cerva de 12h da inoculação. valeu!
 
Tenho uma duvida: tenho bomba sabitara para recircular o mosto e uso chiller de imersao com agua gelada que vem de um reservatorio com gelo e uma outra bomba de agua p chiller. Gostaria de fazer o whirpool com bomba para agilizar no processo de esfriamento. Deixo ligado a bomba com o whirpool até que temperatura? E quanto tempo preciso esperar antes de mandar p fermentador?
 
Tenho uma duvida: tenho bomba sabitara para recircular o mosto e uso chiller de imersao com agua gelada que vem de um reservatorio com gelo e uma outra bomba de agua p chiller. Gostaria de fazer o whirpool com bomba para agilizar no processo de esfriamento. Deixo ligado a bomba com o whirpool até que temperatura? E quanto tempo preciso esperar antes de mandar p fermentador?
Marcos, tudo bem!

Como vc faz esse wrihpool com a bomba? Tem algum equipamento especial pra fazer isso?
 
Marcos, tudo bem!

Como vc faz esse wrihpool com a bomba? Tem algum equipamento especial pra fazer isso?

Ate o momento estou fazendo whirpool com a pá,estou pensando em aproveitar a bomba para fazer isso, quero fazer um bico movel dentro da panela para isso. Minha duvida é sobre os tempos de whirpool junto com o resfriamento.
 
Nesse caso deixo o whirlpool rolando até chegar na temperatura que desejo, porque a circulação acelera muito a troca térmica então resfria mais rápido.

O whirlpool pode ser feito simplesmente recirculando o mosto na panela, utilizando um joelho de 90° no retorno, pra que o mosto seja jogado para um dos lados, em paralelo com a parede da panela.

Por favor, abram tópicos novos para fazer perguntas novas e específicas, isso faz com que mais usuários vejam e respondam suas perguntas e ajuda outros com dúvida semelhante a encontrarem o assunto através do mecanismo de busca.

Abraço
 

Latest posts

Back
Top