Super carbonatação no barril

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ngchagas

Member
Joined
Aug 5, 2017
Messages
14
Reaction score
1
Pessoal, já li aqui no fórum como deve ser a carbonatação em barril/post mix (pressão, temperatura, volume de CO2), mas não entendi exatamente o que fazer quando ocorre a super carbonatação.
No meu caso, carbonatei uma Ale com 2Kg de pressão a 0º, quando o correto para essa temperatura seria 0,56Kg. Só sai espuma.
Como salvar essa cerveja ?
 
Se for postmix é só aliviar o gás, deixe estabilizar a pressão e meça. Repita o procedimento até chegar na pressão desejada. No barril a válvula extratora geralmente tem um dispositivo para alívio de pressão também.
 
Cleber, já fiz isso e a espuma continua... Estou com pressão de 0,56Kg estabilizada mas o problema na hora de servir continua...
 
Cleber, já fiz isso e a espuma continua... Estou com pressão de 0,56Kg estabilizada mas o problema na hora de servir continua...
Se tem certeza que está carbonatada na quantidade correta e ainda espuma então está com outro problema, provavelmente a pressão de extração que está utilizando está abaixo da ideal. Por exemplo, pra extrair na chopeira eu coloco uma pressão acima da pressão do barril, tem que considerar que pra empurrar a cerveja o esforço será maior devido ao longo caminho da serpentina+mangueira. Tem também a regulagem da vazão da torneira
Outro problema de espumar em excesso pode ser o tal do "gushing", dê uma pesquisada.
 
Cleber, já fiz isso e a espuma continua... Estou com pressão de 0,56Kg estabilizada mas o problema na hora de servir continua...

Como vc está fazendo com o serviço ?

Qual torneira?

Quantos metros de linha ?
 
Ta extraindo com picnic, torneira direto no ball lock ou chopeira?

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
A picnic precisa apertar tudo até o fim de uma única vez, se não espuma. Outra coisa, diminui um pouco mais a pressão. Veja se o teu conector de líquido ou o ball lock do post não está com a borracha ressecada e vazando, já aconteceu comigo ai so espuma independente da pressão.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
A picnic precisa apertar tudo até o fim de uma única vez, se não espuma. Outra coisa, diminui um pouco mais a pressão. Veja se o teu conector de líquido ou o ball lock do post não está com a borracha ressecada e vazando, já aconteceu comigo ai so espuma independente da pressão.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Uso barril, com a mangueira conectada direto no espigão da extratora. Vou conferir se está bem apertado. O tamanho da mangueira, 50cm, está adequado ?

Enviado de meu SM-T825 usando Tapatalk
 
Eu uso mangueira nesse tamanho até 1m pra extrair direto do barril ou post com picnic, se tiver entrando ar na linha vai espumar.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
vmsouza, de fato tinha um pequeno furo bem abaixo da abraçadeira que fixa a mangueira no espigão da extratora. Cortei um pequeno pedaço, recoloquei a abraçadeira e consegui extrair. O que aconteceu:
- Sempre apertei a picnic até o fim;
- Se eu deixasse o cilindro conectado com pressão mínima para extrair, era preciso aliviar a pressão dentro do barril. Assim funcionava;
- Como o barril estava recebendo o CO2 do cilindro, mesmo com pressão mínima, lá pela terceira tentativa de servir, começava a espumar novamente;
- Fechando o cilindro, funcionava até acabar a pressão dentro do barril;
- Resumo: só funcionou com o cilindro conectado aliviando a pressão no barril, mas ficava nesse fluxo: alivia pressão do barril, serve, alivia, serve;
Onde está erro ?
 
Não entendi. Resolveu depois do reparo na mangueira ou o problema persistiu?

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Não entendi. Resolveu depois do reparo na mangueira ou o problema persistiu?

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Resolvi, mas tinha que ficar aliviando a pressão no barril com o cilindro conectado com pressão minima. Com o cilindro conectado com pressão minima e sem aliviar a pressão no barril depois de umas 2 ou 3 extrações voltava a espumar.

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk
 
Tem coisa errada ainda. Não tenho tanta experiência para saber o que tá pegando agora, mas usaria outro tipo de mangueira ao invés de silicone. Nunca aconteceu isso comigo, mesmo supercarbonatada.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Tem coisa errada ainda. Não tenho tanta experiência para saber o que tá pegando agora, mas usaria outro tipo de mangueira ao invés de silicone. Nunca aconteceu isso comigo, mesmo supercarbonatada.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Valeu a ajuda. Vou testar com uma mangueira maior.

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk
 
Pra quem interessar, tenho um quickcarb da blichmann. Carbonata em 1h um postmix.
 
Back
Top