Summer Ale Ella

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Fala galera!

Querendo fazer uma receita refrescante aqui. Nesse calor... Aí resolvi tentar fazer um clone da Summer ale ella da Krug bier. Alguem já bebeu? Uma delícia!!!!

Então, pesquisei alguma coisa na internet e bolei essa receita:

BIAB
Batch Size: 11,00 l
Est Original Gravity: 1,042 SG
Est Final Gravity: 1,008 SG
Estimated Alcohol by Vol: 4,4 %
Bitterness: 20,9 IBUs
Est Color: 10,6 EBC

Ingredientes

1,30 kg Malte Pilsen Cargill (4,7 EBC) 57,3 %
0,60 kg Pale Malt - Maris Otter - Muntons (5,1 EBC) 26,4 %
0,30 kg Malte de trigo WhiteSwaen (4,7 EBC) 13,2 %
0,07 kg Crystal 150 Malt - Muntons (133,0 EBC) 3,1 %

Mostura a 64 graus por 90min.

6,00 g Ella (aka Stella) [16,67 %] - Fervura 20,0 min Lúpulo 5 13,5 IBUs
10,00 g Ella (aka Stella) [16,67 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 6 7,4 IBUs
12,00 g Ella (aka Stella) [16,67 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 7 0,0 IBUs

Mangrove Jack's #M44

Queria dicas se tá ok a receita. Mas o principal é dúvida em relação a lupulagem. Que vocês acham? Queria que desse muito sabor e aroma, mas queria evitar fazer DH.

No mais,

Abraços.
 
Fala galera!

Querendo fazer uma receita refrescante aqui. Nesse calor... Aí resolvi tentar fazer um clone da Summer ale ella da Krug bier. Alguem já bebeu? Uma delícia!!!!

Então, pesquisei alguma coisa na internet e bolei essa receita:

BIAB
Batch Size: 11,00 l
Est Original Gravity: 1,042 SG
Est Final Gravity: 1,008 SG
Estimated Alcohol by Vol: 4,4 %
Bitterness: 20,9 IBUs
Est Color: 10,6 EBC

Ingredientes

1,30 kg Malte Pilsen Cargill (4,7 EBC) 57,3 %
0,60 kg Pale Malt - Maris Otter - Muntons (5,1 EBC) 26,4 %
0,30 kg Malte de trigo WhiteSwaen (4,7 EBC) 13,2 %
0,07 kg Crystal 150 Malt - Muntons (133,0 EBC) 3,1 %

Mostura a 64 graus por 90min.

6,00 g Ella (aka Stella) [16,67 %] - Fervura 20,0 min Lúpulo 5 13,5 IBUs
10,00 g Ella (aka Stella) [16,67 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 6 7,4 IBUs
12,00 g Ella (aka Stella) [16,67 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 7 0,0 IBUs

Mangrove Jack's #M44

Queria dicas se tá ok a receita. Mas o principal é dúvida em relação a lupulagem. Que vocês acham? Queria que desse muito sabor e aroma, mas queria evitar fazer DH.

No mais,

Abraços.

Faz assim na lupulagem.

5 gramas nos 60 ou fwh.

O restante, coloca no whirlpool, quando o mosto estiver a uns 80 graus e deixa ali por uns 15 minutos.
 
legal já fiz uma dessas mesmo fica muito boa esse lupulo ella e usei o lúpulo summer como sabor que é tbm australiano aqui não tô achando mais essa cerva pra comprar ela é bem resfrescante mesmo
 
Faz assim na lupulagem.

5 gramas nos 60 ou fwh.

O restante, coloca no whirlpool, quando o mosto estiver a uns 80 graus e deixa ali por uns 15 minutos.

Daniel, antes de tudo, valeu pela dica.

Então, a questão do amargor eu entendi, pois ganho os ibus e economizo lúpulo pra lupulagem tardia colocando em fwh ou 60min. Mas, essencialmente, o que acontecerá de diferente de colocar em 5min e 0min, de colocar no whirpool?

Eu tava pensando em utilizar a técnica de hop burst. Li algumas coisas e pensei em tentar. Não saco bem de lupulagem, além do que, mesmo indo pra minha décima terceira brassagem, ainda tenho muito que aprender, né?

A adição no whirpool é considerada hop burst?
 
Daniel, antes de tudo, valeu pela dica.

Então, a questão do amargor eu entendi, pois ganho os ibus e economizo lúpulo pra lupulagem tardia colocando em fwh ou 60min. Mas, essencialmente, o que acontecerá de diferente de colocar em 5min e 0min, de colocar no whirpool?

Eu tava pensando em utilizar a técnica de hop burst. Li algumas coisas e pensei em tentar. Não saco bem de lupulagem, além do que, mesmo indo pra minha décima terceira brassagem, ainda tenho muito que aprender, né?

A adição no whirpool é considerada hop burst?

Te garanto que a explosão de aroma será fantastica fazendo no whirlpool..

Faça o teste amigo...faz dois lotes e testas as duas tecnicas.

Eu descobri isso, testando..
 
Bacana Hein. Foda que summer ale, pro estilo, não cabe DH. Mas tenho vontade de fazer uma session ipa e acho que vou tentar esse casamento que vc propoe, hehehe.

Obrigado Daniel. Termina que tenho curiosidade de entender como se dão os processos, tipo o que ocorre assim e assado, saca? o porque e talz.. De todo jeito, valeu mesmo a ajuda.

Vou decidir aqui e depois falo com os srs.

abraço.
 
Bacana Hein. Foda que summer ale, pro estilo, não cabe DH. Mas tenho vontade de fazer uma session ipa e acho que vou tentar esse casamento que vc propoe, hehehe.

Obrigado Daniel. Termina que tenho curiosidade de entender como se dão os processos, tipo o que ocorre assim e assado, saca? o porque e talz.. De todo jeito, valeu mesmo a ajuda.

Vou decidir aqui e depois falo com os srs.

abraço.

Azar o estilo....tem que se satisfazer com o resultado.
 
Concordo, Daniel. Com um porém: essa é minha primeira leva de uma summer. Queria ver como fica dentro dos parâmetros do BJCP. Ai, na próxima leva dessa breja, animo muito fazer invencionices e experiências. Tipo quero ver como ela no básico pra depois tentar outras coisas. Não que não se possa fazer de cara tentativas e mudanças fora do padrão na primeira receita. Mas...

Digo isso baseado na minha primeira saison. Fui inventar e, além de não gostar do resultado final (a cerveja ficou ruim), não faço idéia como é a cerveja, suas caracteristicas básica, por causa dos ingredientes que coloquei pra mais. Isso roubou toda a cena. Saca?

Fiz outra receita de saison semana passada só por isso... To aqui fermentando ela, bem basicona. Quero ver como ela é, sem adjuntos especiais, o picante, o perfil do fermento, e talz.
 
Summer engarrafada. Acabou que não optei pro DH mesmo não. Esperar pra ver o resultado. Vou tirar foto e postar o resultado. Obrigado a todos pela ajuda.
 
Summer engarrafada. Acabou que não optei pro DH mesmo não. Esperar pra ver o resultado. Vou tirar foto e postar o resultado. Obrigado a todos pela ajuda.

Ok, mas como ficou no final?
Manteve sua receita ou optou por mudar a lupulagem com FWH e Whirlpool?
 
Concordo, Daniel. Com um porém: essa é minha primeira leva de uma summer. Queria ver como fica dentro dos parâmetros do BJCP. Ai, na próxima leva dessa breja, animo muito fazer invencionices e experiências. Tipo quero ver como ela no básico pra depois tentar outras coisas. Não que não se possa fazer de cara tentativas e mudanças fora do padrão na primeira receita. Mas...

Digo isso baseado na minha primeira saison. Fui inventar e, além de não gostar do resultado final (a cerveja ficou ruim), não faço idéia como é a cerveja, suas caracteristicas básica, por causa dos ingredientes que coloquei pra mais. Isso roubou toda a cena. Saca?

Fiz outra receita de saison semana passada só por isso... To aqui fermentando ela, bem basicona. Quero ver como ela é, sem adjuntos especiais, o picante, o perfil do fermento, e talz.

Quote velho, mas la vem minha exp!
Sempre que quero brassar algo diferentão mas quero saber qual a caracteristica do fermento faço assim: brasso duas levas de 20L, a primeira em uma semana faço a "classica" do estilo e na seguinte com a experimentação. Sendo com pouco espaço da para utilizar a lama de uma em outra (sei que pode haver alguma perda de qualidade do fermento, mas tento minimizar fermentando dentro das melhores práticas).

Por exemplo essa semana fermentarei uma wit, na seguinte uma wit mais carregada em especiarias e com alguma fruta na secundária.
 
Ok, mas como ficou no final?
Manteve sua receita ou optou por mudar a lupulagem com FWH e Whirlpool?

Deixar um retorno, né não? Tempo que queria deixar mas não tinha foto dela. Ontem tirei só pra passar aqui... hehehe.

Lucas, fiz a lupulagem a 0min mesmo, do jeito que tá na receita original, so que aumentei de 12g pra 14g essa adição. Na hora do vamo ver, nem pensei direito e mandei bala.

Taí embaixo a foto da bichinha.

Engraçado que mesmo com o trigo, pale e o malte caramelo, ainda sim ela ficou meio sem corpo. Acho que a temperatura de mostura que pode ter influenciado nisso, fiz a 64o. E ficou também com fraca formação de espuma.

O sabor ficou muito gostoso, assim mesmo, com o lúpulo sobressaindo bem. Pra comparar, comprei a Summer da Krug. A minha era menos amarga, apesar de ter feito a receita com um nível de IBU igual da Krug. Quer dizer, achei o amargor da original mais rascante e mais pronunciada. O sabor das duas ficou bem parecido, e a da Krug, obviamente, com mais sensação de corpo. A cor da minha ficou mais pra um dourado ambar, enquanto a da Krug tendia pro dourado.

Num teste cego, minha esposa preferiu a minha :D. Eu preferi a da Krug... Ou seja, se fosse fazer de novo, tentaria deixar ela mais amarga e faria uma mostura lá pelos 66o~67o. E, bem provável Lucas, como sugeriu Danielsantos, faria a lupulagem no whirpool... ;)
 

Attachments

  • 033.jpg
    033.jpg
    164.4 KB · Views: 124
  • 034.jpg
    034.jpg
    158.9 KB · Views: 133
Uma mostura em temperatura maior pode favorecer o corpo sim...só que esses açúcares podem tirar um pouco o 'brilho' do lúpulo...mas vale a tentativa sim!

Quanto a retenção de espuma, vale a pena usar um pouco de floco de trigo para melhorar um pouco a retenção de espuma.

No mais, ela está linda e límpida! :mug:
 
Back
Top