Sujeira na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mdeitos

Active Member
Joined
Mar 20, 2017
Messages
25
Reaction score
2
Boa tarde pessoal.

Tive um acidente com uma brassagem de uma Imperial Stout hoje, e entupiu a torneira da panela de fervura. O que acontece é que eu tive que despejar o mosto da panela para o fermentador, o que acabou levando muitos resíduos da fervura para o mesmo.
Minha preocupação é: no que isso pode vir a afetar a cerveja? Vou ter muitos problemas? O que posso fazer em relação a isso?

Desde já, obrigado.
 
se tiver uma fermentação bem feita e um cold crash / clarificação também bem executada, toda a "sujeira" vai decantar. Então é só fazer uma trasfega por cima (sifão) que vai ficar "perfeita".

Fiz a pouco uma cream ale com 20% de flocos de arroz, aquele das bolinhas pequeninhas (chocolate crunch). Criou um turb bem fino que não formou um cone no whirlpool. Foi aquela massa/farinha toda para o fermentador. Resultado, uma cream ale como as outras, com ainda algum depósito de sedimentos na garrafa.
 
se tiver uma fermentação bem feita e um cold crash / clarificação também bem executada, toda a "sujeira" vai decantar. Então é só fazer uma trasfega por cima (sifão) que vai ficar "perfeita".

Fiz a pouco uma cream ale com 20% de flocos de arroz, aquele das bolinhas pequeninhas (chocolate crunch). Criou um turb bem fino que não formou um cone no whirlpool. Foi aquela massa/farinha toda para o fermentador. Resultado, uma cream ale como as outras, com ainda algum depósito de sedimentos na garrafa.

A partir de agora é pra correr tudo bem, tá fermentando em temperatura controlada de 18ºC. Imaginei que ia decantar, mas fiquei receoso por gerar algum off flavor. Acha que não devo usar a torneira do fermentador para fazer a trasfega na hora do envase então?

Minha situação foi semelhante, o whirpool não formou o cone, o trub ficou fino e espalhado na panela. Ainda por cima entupiu a torneira.
 
Usar ou não a torneira depende exclusivamente de saber se ela estará acima a abaixo do decantado e quanto dele será arrastado pelo fluxo da cerveja na saída.

Quanto a off-flavor acho bem improvável.
 
Back
Top