"sujeira" após envase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabricioedgar

Active Member
Joined
Mar 7, 2016
Messages
31
Reaction score
14
Olá pessoal,

Ainda sou iniciante na produção de cervejas, até agora fiz uma APA e uma Dry Stout.

Ambas ficaram boas, mas tive um problema que não sei bem o que é. Trata-se de alguns particulados de "sujeira" na garrafa que acabam atrapalhando na aparência da cerveja.

Como não tenho muito prática eu não sei o que é essa "sujeira", nem qual processo eu devo melhorar.

Eu uso BIAB, resfrio com chiller de imersão, faço whirlpool a frio e utilizo gelatina para clarificar.

O que poderia ser essa "sujeira"?
 

Attachments

  • DSC_1318.JPG
    DSC_1318.JPG
    103.1 KB · Views: 145
Isso é fermento... é assim mesmo... não tem como evitar (pelo menos não sei como)... esse fermento é que faz a carbonatação, no caso de envase em garrafas.

Dá pra tomar na boa.. .vc não sente nenhum gosto.. é só a aparência mesmo.
 
Isso não é resíduo de lúpulo? Você faz o DH jogando o lúpulo direto ou faz com hop bag? A minha sugestão seria mudar de balde antes de colocar o açúcar invertido e usar uma mangueira atóxica e uma peneira cônica devidamente esterilizados na tranferencia.
 
Olá pessoal,

Ainda sou iniciante na produção de cervejas, até agora fiz uma APA e uma Dry Stout.

Ambas ficaram boas, mas tive um problema que não sei bem o que é. Trata-se de alguns particulados de "sujeira" na garrafa que acabam atrapalhando na aparência da cerveja.

Como não tenho muito prática eu não sei o que é essa "sujeira", nem qual processo eu devo melhorar.

Eu uso BIAB, resfrio com chiller de imersão, faço whirlpool a frio e utilizo gelatina para clarificar.

O que poderia ser essa "sujeira"?
Isso aí não é o sedimento do fundo da garrafa?
 
Olá pessoal,

Ainda sou iniciante na produção de cervejas, até agora fiz uma APA e uma Dry Stout.

Ambas ficaram boas, mas tive um problema que não sei bem o que é. Trata-se de alguns particulados de "sujeira" na garrafa que acabam atrapalhando na aparência da cerveja.

Como não tenho muito prática eu não sei o que é essa "sujeira", nem qual processo eu devo melhorar.

Eu uso BIAB, resfrio com chiller de imersão, faço whirlpool a frio e utilizo gelatina para clarificar.

O que poderia ser essa "sujeira"?

Toda breja artesanal, não filtrada e refermentada na garrafa irá ter fermento no fundo da garrafa e o último gole sempre será mais "sujo".

Com o tempo a gente pega a manha na hora de servir...

Quando a garrafa vai acabando, sirva a parte final, cuidando para que fique sempre um pouquinho de cerveja na garrafa, com esse fermento. Eu deixo cerca de uns 5mm na garrafa.

Ainda sim suja um pouco a breja, mas a maior parte fica na garrafa =)
 
As minhas duas primeiras levas ficaram assim quando eu fiz o priming direto no balde e mexi toda a cerveja para misturar... Agora estou fazendo direto na garrafa (o trabalho é maior, acho) mas não fica nada de residuo..
estou jogando um sache de açúcar 5gr pra 600ml, falam que é muito, pelas minhas contas deveria ser 3, mas não tive problema.
 
Resíduo de fermento é meio "leitoso" tô achando esse aí muito "pedaçudo" tem jeitão de lúpulo de DH que fica no fundo do fermentador.
 
As minhas duas primeiras levas ficaram assim quando eu fiz o priming direto no balde e mexi toda a cerveja para misturar... Agora estou fazendo direto na garrafa (o trabalho é maior, acho) mas não fica nada de residuo..
estou jogando um sache de açúcar 5gr pra 600ml, falam que é muito, pelas minhas contas deveria ser 3, mas não tive problema.

Não transferiu de balde antes de mexer o priming???? Mexeu com a lama ali e tudo??????
 
Resíduo de fermento é meio "leitoso" tô achando esse aí muito "pedaçudo" tem jeitão de lúpulo de DH que fica no fundo do fermentador.

Se o amigo usou o mesmo balde para o priming, isso aí é o krausen seco que gruda na parede do tanque...

Aí precisa rever esse processo...

Para fazer o Priming, ou coloca o açucar com seringa direto na garrafa (trabalho do cão), ou transfere de balde e faz a mistura nesse segundo balde, sem que venha a lama....
 
tinha trocado o balde somente da fermentação para maturação...Vc diz que teria que ter uma terceira troca??

Não é necessário trocar de balde para maturar...pode fazer tudo no primeiro mesmo.

Aí para fazer o priming, transfere para outro balde, mistura e boa...

Caso vá fazer DH, aí sim teria uma vantagem transferir da fermentação para a maturação, pois a lama absorve os óleos do lúpulo e prejudicam o DH.

Qt menos transferir, melhor. Pois a oxigenação da cerveja após a fermentação irá oxidá-la mais rápido.

A troca de balde para Homebrew é desnecessária, pois o risco de autólise é muito pequeno, principalmente quando a lama não passa de 3 semanas no fermentador.
 
Valeu Pessoal....

Acho que não é lúpulo, pois nessa Stout eu não fiz DH e na APA eu usei hop bag.

Eu faço a fermentação e maturação no mesmo balde fermentador, só transfiro na hora de fazer o prime e envasar. Eu faço o prime em um fermentador limpo e sanitizado, depois transfiro a cerveja para ele e envazo.

Na hora que estou envazando, não percebo nenhum sedimento, ele aparece depois.
 
Toda breja artesanal, não filtrada e refermentada na garrafa irá ter fermento no fundo da garrafa e o último gole sempre será mais "sujo".

Com o tempo a gente pega a manha na hora de servir...

Quando a garrafa vai acabando, sirva a parte final, cuidando para que fique sempre um pouquinho de cerveja na garrafa, com esse fermento. Eu deixo cerca de uns 5mm na garrafa.

Ainda sim suja um pouco a breja, mas a maior parte fica na garrafa =)

Valeu tomazela, eu não sabia que isso era normal, foi a primeira cerveja caseira que tomei. Vou treinar na hora de colocar no copo então.
 
Valeu tomazela, eu não sabia que isso era normal, foi a primeira cerveja caseira que tomei. Vou treinar na hora de colocar no copo então.

Pode ser mas eu acho que o Souza tem razão... o fermento é meio "leitoso".. isso aí não tá parecendo fermento... tá diferente.
 
Pode ser mas eu acho que o Souza tem razão... o fermento é meio "leitoso".. isso aí não tá parecendo fermento... tá diferente.

Tá parecendo o Krausen seco que gruda nas paredes do fermentador...
 
Cara, isso daí tem cara de ser fermento misturado com a gelatina!

Como o pessoal falou, é normal ter resíduos no fundo das garrafas, mas costuma ser mais "leitoso"

Recentemente fiz minha primeira tentativa com gelatina para clarificar, e fui a única que ficou com o resíduo com a mesma aparência que o seu.

Penso que seja por, de alguma forma, agitar demais na hora de tirar o líquido do fermentador. O que deve ter soltado uma camada do fundo. Na próxima tentativa que fizer com a gelatina, quero ver se acontece a mesma coisa.
 
Valeu Pessoal,

Amanhã vou fazer uma brassagem de uma Weiss e a próxima será uma IPA. Não vou usar gelatina nessas levas, daí vejo se é minha transferência de balde para primer que está ruim.

Talvez as torneiras dos fermentadores estejam um pouco baixas. Elas tem aproximadamente 2 cm do fundo do balde (parte interna, balde de 12 litros) até começar o furo da torneira. Essa altura é ideal?
 

Attachments

  • DSC_1322.JPG
    DSC_1322.JPG
    130.9 KB · Views: 58
Valeu Pessoal,

Amanhã vou fazer uma brassagem de uma Weiss e a próxima será uma IPA. Não vou usar gelatina nessas levas, daí vejo se é minha transferência de balde para primer que está ruim.

Talvez as torneiras dos fermentadores estejam um pouco baixas. Elas tem aproximadamente 2 cm do fundo do balde (parte interna, balde de 12 litros) até começar o furo da torneira. Essa altura é ideal?
Por isso que eu só uso auto-sifão pra fazer trasfegas, assim da pra começar bem por cima do líquido onde está completamente limpo, e decidir onde eu quero parar pra não pegar sedimentos.
 
Por isso que eu só uso auto-sifão pra fazer trasfegas, assim da pra começar bem por cima do líquido onde está completamente limpo, e decidir onde eu quero parar pra não pegar sedimentos.
a propósito... como vc faz pra limpar a parte interna do tubo grosso do autosifao?
a ponteira no meu também nao sai... fico com uma pulga atrás da orelha de ter uma."cultura" naquela válvula ali na ponta...

Enviado de meu LG-D625 usando Tapatalk
 
a propósito... como vc faz pra limpar a parte interna do tubo grosso do autosifao?
a ponteira no meu também nao sai... fico com uma pulga atrás da orelha de ter uma."cultura" naquela válvula ali na ponta...

Enviado de meu LG-D625 usando Tapatalk

Não dá pra usar uma escova de crina pequena?
 
Back
Top