Sugestões para uma session IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Boas pessoal!

Tenho uma sobra de 20g de Ella e pra aproveitar resolvi fazer uma session IPA com lúpulos australianos.

Passar a receita que bolei pra vocês opinarem sobre ela, principalmente sobre os maltes e sobre a lupulagem.

Grande abraço.

Batch Size: 11,00 l
Est Original Gravity: 1,040 SG
Est Final Gravity: 1,012 SG
Estimated Alcohol by Vol: 3,6 %
Bitterness: 35,0 IBUs
Est Color: 11,7 EBC
Mash Name: BIAB, Full Body
Efficiency: 65,00 %

Grãos
1,40 kg Malte Pilsen Cargill (4,5 EBC) 63,6 %
0,30 kg Vienna Malt (6,9 EBC) 13,6 %
0,20 kg Amber Malt - Muntons (68,0 EBC) 9,1 %
0,20 kg Malte de trigo WhiteSwaen (4,7 EBC) 9,1 %
0,10 kg flocos de aveia (2,0 EBC) 4,5 %

Lupulos
3,00 g Herkules [16,60 %] - Fervura 60,0 min
10,00 g Ella (aka Stella) [16,67 %] - Fervura 15,0 min
5,00 g Summer (Summer Saaz) [6,30 %] - Fervura 5,0 min
5,00 g Topaz [15,80 %] - Fervura 5,0 min
7,00 g Summer (Summer Saaz) [6,30 %] - Fervura 0,0 min
7,00 g Topaz [15,80 %] - Fervura 0,0 min
13,00 g Summer (Summer Saaz) [6,30 %] - Dry Hop 6,0 Dias
13,00 g Topaz [15,80 %] - Dry Hop 6,0 Dias
10,00 g Ella (aka Stella) [16,67 %] - Dry Hop 6,0 Dias

Mostura 68-69 graus C por 90 min
1,0 pkg US West Coast Yeast (Mangrove Jack's #M44)
 
Boas pessoal!

Tenho uma sobra de 20g de Ella e pra aproveitar resolvi fazer uma session IPA com lúpulos australianos.

Passar a receita que bolei pra vocês opinarem sobre ela, principalmente sobre os maltes e sobre a lupulagem.

Grande abraço.

Batch Size: 11,00 l
Est Original Gravity: 1,040 SG
Est Final Gravity: 1,012 SG
Estimated Alcohol by Vol: 3,6 %
Bitterness: 35,0 IBUs
Est Color: 11,7 EBC
Mash Name: BIAB, Full Body
Efficiency: 65,00 %

Grãos
1,40 kg Malte Pilsen Cargill (4,5 EBC) 63,6 %
0,30 kg Vienna Malt (6,9 EBC) 13,6 %
0,20 kg Amber Malt - Muntons (68,0 EBC) 9,1 %
0,20 kg Malte de trigo WhiteSwaen (4,7 EBC) 9,1 %
0,10 kg flocos de aveia (2,0 EBC) 4,5 %

Lupulos
3,00 g Herkules [16,60 %] - Fervura 60,0 min
10,00 g Ella (aka Stella) [16,67 %] - Fervura 15,0 min
5,00 g Summer (Summer Saaz) [6,30 %] - Fervura 5,0 min
5,00 g Topaz [15,80 %] - Fervura 5,0 min
7,00 g Summer (Summer Saaz) [6,30 %] - Fervura 0,0 min
7,00 g Topaz [15,80 %] - Fervura 0,0 min
13,00 g Summer (Summer Saaz) [6,30 %] - Dry Hop 6,0 Dias
13,00 g Topaz [15,80 %] - Dry Hop 6,0 Dias
10,00 g Ella (aka Stella) [16,67 %] - Dry Hop 6,0 Dias

Mostura 68-69 graus C por 90 min
1,0 pkg US West Coast Yeast (Mangrove Jack's #M44)
Ao meu ver, tá ok, mesmo com uma ênfase relativamente incomum no maltado, mas eu faria igual pois no geral eu faço o que projeto, não sigo regras.

Sobre os lúpulos, os de aroma eu moveria tudo pra 0 minutos. Já os de 15 minutos essencialmente vão de dar gosto, quase nada de aroma.

Já sobre a variedade, só usaria todos esses tipos se já tivesse feito uma cerveja com cada um sozinho. Misturar lúpulos diferentes sem conhecê-los sozinhos numa cerveja é uma perda de tempo em termos de aprendizado. Se já os conhece muito bem, ótimo.

Abraço,
 
Boas pessoal!

Tenho uma sobra de 20g de Ella e pra aproveitar resolvi fazer uma session IPA com lúpulos australianos.

Passar a receita que bolei pra vocês opinarem sobre ela, principalmente sobre os maltes e sobre a lupulagem.

Grande abraço.

Batch Size: 11,00 l
Est Original Gravity: 1,040 SG
Est Final Gravity: 1,012 SG
Estimated Alcohol by Vol: 3,6 %
Bitterness: 35,0 IBUs
Est Color: 11,7 EBC
Mash Name: BIAB, Full Body
Efficiency: 65,00 %

Grãos
1,40 kg Malte Pilsen Cargill (4,5 EBC) 63,6 %
0,30 kg Vienna Malt (6,9 EBC) 13,6 %
0,20 kg Amber Malt - Muntons (68,0 EBC) 9,1 %
0,20 kg Malte de trigo WhiteSwaen (4,7 EBC) 9,1 %
0,10 kg flocos de aveia (2,0 EBC) 4,5 %

Lupulos
3,00 g Herkules [16,60 %] - Fervura 60,0 min
10,00 g Ella (aka Stella) [16,67 %] - Fervura 15,0 min
5,00 g Summer (Summer Saaz) [6,30 %] - Fervura 5,0 min
5,00 g Topaz [15,80 %] - Fervura 5,0 min
7,00 g Summer (Summer Saaz) [6,30 %] - Fervura 0,0 min
7,00 g Topaz [15,80 %] - Fervura 0,0 min
13,00 g Summer (Summer Saaz) [6,30 %] - Dry Hop 6,0 Dias
13,00 g Topaz [15,80 %] - Dry Hop 6,0 Dias
10,00 g Ella (aka Stella) [16,67 %] - Dry Hop 6,0 Dias

Mostura 68-69 graus C por 90 min
1,0 pkg US West Coast Yeast (Mangrove Jack's #M44)


Eu faria uma rampa em 63º para deixar ela mais leve e reduzir a FG. Também não vi muito sentido na aveia nessa receita, qual a sua ideia usando ela?
 
Eu faria uma rampa em 63º para deixar ela mais leve e reduzir a FG. Também não vi muito sentido na aveia nessa receita, qual a sua ideia usando ela?
O contrário.... cervejas que já são excessivamente fracas, como 1040 de OG, já tem tendência a serem aguadas.... nesse caso o que se deve fazer é mosturar mais alto para equilibrá-la............. da mesma forma que em cervejas excessivamente fortes devemos muitas vezes tentar secar mosturando baixo para que não fique encorpada demais ou até doce.
 
Last edited:
O contrário.... cervejas que já são excessivamente fracas, como 1040 de OG, já tem tendência a serem aguadas.... nesse caso o que se deve fazer é mosturar mais alto para equilibrá-la............. da mesma forma que em cervejas excessivamente fortes devemos muitas vezes tentar secar mosturando baixo para que não fique encorpada ou até doce.

Reforçando o que o @Guenther falou, um Session IPA é para ser de baixo ABV, mas precisa de um corpo, pois senão será uma "skol amarga".

Basicamente é um caso de elevar a relação BU:GU (bitterness ration) com um baixo GU.

O estilo pede uma IPA para tomar a tarde toda sem empapuçar, ou seja, não muito álcool e não muito corpo, mas que não seja aguada.

Fiz uma para o verão e a postura foi a 69ºC. Com apenas 40IBU já estava bem amarga.
 
Reforçando o que o @Guenther falou, um Session IPA é para ser de baixo ABV, mas precisa de um corpo, pois senão será uma "skol amarga".

Basicamente é um caso de elevar a relação BU:GU (bitterness ration) com um baixo GU.

O estilo pede uma IPA para tomar a tarde toda sem empapuçar, ou seja, não muito álcool e não muito corpo, mas que não seja aguada.

Fiz uma para o verão e a postura foi a 69ºC. Com apenas 40IBU já estava bem amarga.

Exato, erro clássico das Session IPAs é ir ao extremo do corpo leve: baixa OG, mosturação baixa, etc.

Digo por experiência própria. Levei 4 brassagens pra acertar a minha Session IPA para ficar do jeito que eu gosto. De todas as cervejas que eu fiz até então foi o "estilo" que demorei mais para acertar (seguido da minha Wee Heavy que ja se foram 3 tentativas e ainda nao está onde eu quero).

A primeira versão da Session IPA eu usei Malte Pale com uns 5% de crystal para uma leve cor. Mosturei a 63 para deixar bem seca......não deu pra tomar, era água amarga, muito, mas muito pior que uma Skoll.

Mostura alto, usa trigo ou aveia para ajudar no corpo e não vai se arrepender.
 
Exato, erro clássico das Session IPAs é ir ao extremo do corpo leve: baixa OG, mosturação baixa, etc.

Digo por experiência própria. Levei 4 brassagens pra acertar a minha Session IPA para ficar do jeito que eu gosto. De todas as cervejas que eu fiz até então foi o "estilo" que demorei mais para acertar (seguido da minha Wee Heavy que ja se foram 3 tentativas e ainda nao está onde eu quero).

A primeira versão da Session IPA eu usei Malte Pale com uns 5% de crystal para uma leve cor. Mosturei a 63 para deixar bem seca......não deu pra tomar, era água amarga, muito, mas muito pior que uma Skoll.

Mostura alto, usa trigo ou aveia para ajudar no corpo e não vai se arrepender.

Acho que a galera tenta replicar a Dead Pony Club, que a brewdog diz ser mosturada a 62C. E no dia que eu alcançar o mesmo resultado da Dead Pony, ficarei muito feliz, pois é excelente.

Ps. Eles classificam como Session pale ale, mas não vejo diferença nos parâmetros dessa. Inclusive tem 35 IBUS.
 
Demais as dicas galera, valeu!!!

Sobre os lúpulos, os de aroma eu moveria tudo pra 0 minutos.

Já sobre a variedade, só usaria todos esses tipos se já tivesse feito uma cerveja com cada um sozinho. Misturar lúpulos diferentes sem conhecê-los sozinhos numa cerveja é uma perda de tempo em termos de aprendizado. Se já os conhece muito bem, ótimo.

Abraço,

@Guenther, são sempre tremendamente esclarecedoras suas postagens, além de muito didática a forma que você coloca. Bom vê-lo aqui me ajudando.

Duas pequenas dúvidas. Sobre as adições de lúpulo, vc diz passar só a de 5min pra 0 e manter o DH, certo? Parece uma dúvida meio besta, mas, da forma que você coloca, fiquei sem saber se vc também tá falando pra passar o DH (que é também pra aroma) para 0 também, por algum motivo específico...

Quanto a usar mais de um lúpulo, você tem razão, nunca pensei por esse ponto de vista. Só que aí, quando fui refazer a receita, vi que não queria fazer outra breja single hopping, porque o resto de Ella é de uma summer que fiz single... Pra uralitizar a sobra e fazer só de Ella, minha session ia ter a mesma pegada de aroma e sabor que a summer que fiz, e queria mudar isso. Alguma sugestão sobre como contornar isso? Tem não né? :D
 
Demais as dicas galera, valeu!!!



@Guenther, são sempre tremendamente esclarecedoras suas postagens, além de muito didática a forma que você coloca. Bom vê-lo aqui me ajudando.

Duas pequenas dúvidas. Sobre as adições de lúpulo, vc diz passar só a de 5min pra 0 e manter o DH, certo? Parece uma dúvida meio besta, mas, da forma que você coloca, fiquei sem saber se vc também tá falando pra passar o DH (que é também pra aroma) para 0 também, por algum motivo específico...

Quanto a usar mais de um lúpulo, você tem razão, nunca pensei por esse ponto de vista. Só que aí, quando fui refazer a receita, vi que não queria fazer outra breja single hopping, porque o resto de Ella é de uma summer que fiz single... Pra uralitizar a sobra e fazer só de Ella, minha session ia ter a mesma pegada de aroma e sabor que a summer que fiz, e queria mudar isso. Alguma sugestão sobre como contornar isso? Tem não né? :D
Exato, me referi só as adições do final da fervura. DH é outra técnica. Late Hopping e Dry Hopping adicionam aroma com resultados diferentes, e duração diferente... se completam na minha opinião.

Sobre utilizar o Ella, cara... não sei o que recomendar exatamente. Use como base de amargor ou algo assim, dessa forma influencia menos em gosto e aroma.

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top