Ipa - 20l E agora ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

valdecir

Well-Known Member
Joined
Jan 15, 2018
Messages
98
Reaction score
7
Bom dia Mestres,

Estou com esta belezura fermentando:

Est Original Gravity: 1,065 SG
Est Final Gravity: 1,012
SG Estimated Alcohol by Vol: 7,0 %
Bitterness: 56,4 IBUs
Est Color: 17,7 EBC

Leva de 20 l

6,20 kg Pale Malt (2 Row) Bel (5,9 EBC) Grão 1 95,4 % 4,04 L
0,30 kg Caramunich Malt (110,3 EBC) Grão 2 4,6 % 0,20 L

20,00 g Columbus (Tomahawk) [14,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 3 33,3 IBUs
10,00 g Cascade [6,80 %] - Fervura 20,0 min Lúpulo 4 4,9 IBUs
10,00 g Citra [13,00 %] - Fervura 20,0 min Lúpulo 5 9,4 IBUs
10,00 g Cascade [6,80 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 6 2,9 IBUs
10,00 g Citra [13,80 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 7 5,9 IBUs
25,00 g Cascade [6,80 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 8 0,0 IBUs
25,00 g Citra [13,80 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 9 0,0 IBUs
2,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50,28 ml] Levedura 10 -

Mostura

65C 1h
Mash out 15 min


Estou com algumas dúvidas:

1------
Tenho 50,00 g citra e 50,00 g cascade. Vou fazer 3 dias de DH a 22C.
Pretendo usar 70 G de lúpulo. Qual combinação eu uso ?

A) 50,00 g citra + 20,00 g cascade ?
B) 35,00 g citra + 35,00 g cascade ?
C) 40,00 g citra + 30 cascade ?
D) Outros....


2-----
Após DH, vou baixar para cold crash , por 4 dias. Por se tratar de uma ipa, posso usar gelatina ?


3---
Gostaria de fazer priming em uma proporção de 5g por litro. Nunca fiz abaixo de 6g. Fica bom para uma Ipa ?
 
Last edited:
Bom dia Mestres,

Estou com esta belezura fermentando:


Est Original Gravity: 1,065 SG
Est Final Gravity: 1,012
SG Estimated Alcohol by Vol: 7,0 %
Bitterness: 56,4 IBUs
Est Color: 17,7 EBC


6,20 kg Pale Malt (2 Row) Bel (5,9 EBC) Grão 1 95,4 % 4,04 L
0,30 kg Caramunich Malt (110,3 EBC) Grão 2 4,6 % 0,20 L

20,00 g Columbus (Tomahawk) [14,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 3 33,3 IBUs
10,00 g Cascade [6,80 %] - Fervura 20,0 min Lúpulo 4 4,9 IBUs
10,00 g Citra [13,00 %] - Fervura 20,0 min Lúpulo 5 9,4 IBUs
10,00 g Cascade [6,80 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 6 2,9 IBUs
10,00 g Citra [13,80 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 7 5,9 IBUs
25,00 g Cascade [6,80 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 8 0,0 IBUs
25,00 g Citra [13,80 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 9 0,0 IBUs
2,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50,28 ml] Levedura 10 -

Mostura

65C 1h
Mash out 15 min


Estou com algumas dúvidas:

1------
Tenho 50,00 g citra e 50,00 g cascade. Vou fazer 3 dias de DH a 22C.
Pretendo usar 70 G de lúpulo. Qual combinação eu uso ?

A) 50,00 g citra + 20,00 g cascade ?
B) 35,00 g citra + 35,00 g cascade ?
C) 40,00 g citra + 30 cascade ?
D) Outros....


2-----
Após DH, vou baixar para cold crash , por 4 dias. Por se tratar de uma ipa, posso usar gelatina ?


3---
Gostaria de fazer priming em uma proporção de 5g por litro. Nunca fiz abaixo de 6g. Fica bom para uma Ipa ?

1 - Nunca combinei Citra com Cascade, tenho a impressão que se o Citra for em maior quantidade vai matar o aroma do Cascade, mas para teste eu usaria as 100g!

2 - Já utilizei gelatina em IPA, não percebi mudança no aroma, hoje não utilizo mais pois não ligo muito se a cerveja está ou não cristalina.

3 - Sempre uso 6g ou 7g para IPA, 5g somente para estilos ingleses, você pode testar, mas uma carbonatação mais elevada vai ajudar a dissipar melhor os aromas no copo.
 
Bom dia Valdecir,

Seguem minhas sugestões:

1. Imaginando que você esteja fazendo uma leva de 20L, minha opinião seria utilizar os 100g que você tem para fazer o DH (50 + 50), sem medo de ser feliz, a não ser que queira um dos lúpulos sobressaindo sobre o outro. Desta forma, aí sim faria as proporções citadas. Ficaria na opção A.

2. Positivo, pode usar gelatina! Porém, na minha opinião (isso é gosto), não usaria. Em uma IPA, não vejo como um problema a turbidez. Se estivesse fazendo uma Helles, Pilsen, etc.. ok.

3. A carbonatação da IPA deve ser média a média-alta. Com a quantidade de primming que você informou ela provavelmente ficará com baixa carbonatação, então sugiro seguir os 6g. A título de informação, já testei ela com alta carbonatação, ficou interessante, mas com um crisp que não faz parte do estilo e senti que perdi sabor.
 
Obrigado pelas dicas. Vou continuar nos 6 g / l e usar os 100 g de lúpulo.

Após o DH, vou fazer transferência de Balde.

Não vou usar gelatina .
 
tenta evitar a oxigenação, usa um saco de voil para fazer o DH ai voce nao precisa fazer a trasfega para outro balde para maturar.
 
tenta evitar a oxigenação, usa um saco de voil para fazer o DH ai voce nao precisa fazer a trasfega para outro balde para maturar.

Nunca usei o saco de voil para DH. Como faço a higienização dele ?

Só colocar os lúpulos dentro e jogar ? ele consegue ir para o fundo do balde sozinho ?
 
eu sempre fervo ele antes de usar, ferve ele durante uns 15 minutos coloca os lupulos dentro, e amarra a boca, eu coloco ele bem no meio do balde dai, da pra usar o buraco do airlock, e deixa ele mais ou menos no meio do liquido nao precisa chegar ao fundo. apos o fim do DH so tirar ele e ja era.
 
Nunca usei o saco de voil para DH. Como faço a higienização dele ?

Só colocar os lúpulos dentro e jogar ? ele consegue ir para o fundo do balde sozinho ?
Minha dica é: Não use Hop Bag.
Perde um pouco a eficiencia do Lupulo.

Acho melhor fazer uma transfega depois da maturação, antes do DH (ou antes do envase), do que usar Hop Bag.
 
Aumenta o tempo do seu DH,3 dias ta pouco. Eu ando deixando 7 dias a 22/23 graus. Resultado maravilhoso. Vc ainda pode fazer o DH em duas etapas para aumentar a eficiência, eu tenho feito isso tbm.
 
Picato de torcedor:

- Não use o hop bag;

- Deixe um cold crash maior para decantar bem os lúpulos e cuide bem na trasfega para o envase.

- Está com lúpulos de perfil americano, então use uma carbonatação mais alta como pede o estilo.
 
Picato de torcedor:

- Não use o hop bag;

- Deixe um cold crash maior para decantar bem os lúpulos e cuide bem na trasfega para o envase.

- Está com lúpulos de perfil americano, então use uma carbonatação mais alta como pede o estilo.

Eu iria comprar hop bag, mas não vai dar tempo. A loja fica muito longe. Pela internet, vai demorar. Não gostaria de transfegar após o DH, pois tenho medo de fazer cagada. Acho que vou fazer DH por uns 5 dias e um cold crash por 7 dias. Está bom assim ?
 
Eu iria comprar hop bag, mas não vai dar tempo. A loja fica muito longe. Pela internet, vai demorar. Não gostaria de transfegar após o DH, pois tenho medo de fazer cagada. Acho que vou fazer DH por uns 5 dias e um cold crash por 7 dias. Está bom assim ?
Sim.

Tu usas sifão ou torneira? O cuidado deve ser em não movimentar muito o fermentador na geladeira após o cold crash. Se for sifão, busca a cerveja mais longe do fundo, depois nas últimos litros deixe como um lote com possibilidade de "sujeira".
Se for por torneira, antes de iniciar o cold crash tente elevar ao máximo o fermentador para conseguir retirar a cerveja sem movimentar o fermentador.
 
Entendido. Uso sifão. Então nada de trafegar antes do envase, um cold crash de 5 dias.
 
Aproveitando o tópico, faz 12 dias que está fermentando. Dois dias deu problema e a fermentação foi a 9C. Chacoalhei o Balde, airlock borbulhando. Hoje faz 12 dias e ainda o airlock continua borbulhando. Isto é normal ? Não consegui realizar a medição ainda. Mas acredito que pelo menos, o airlock deveria ter parado de borbulhar. Não ?
 
Aproveitando o tópico, faz 12 dias que está fermentando. Dois dias deu problema e a fermentação foi a 9C. Chacoalhei o Balde, airlock borbulhando. Hoje faz 12 dias e ainda o airlock continua borbulhando. Isto é normal ? Não consegui realizar a medição ainda. Mas acredito que pelo menos, o airlock deveria ter parado de borbulhar. Não ?

"Air-lock não é densímetro."

esta frase deveria estar fixada na página inicial do fórum. HEHEHEHE

O que que são as bolhas dos air-lock? CO2 se desprendendo do mosto/cerveja.
E o que produz ele? a fermentação. Porém isto não quer dizer que só se desprenda quando está fermentando. Parte do CO2 produzido é dissolvido e incorporado a cerveja que está fermentado, ou seja a cerveja que fermentou no balde/fermentador está carbonatada, minimamente é claro porque o balde/fermentador não oferece uma pressão interna maior para solubilizar um volume maior de CO2.

Se lembrares das aulas de química do ensino médio, os mecanismos de separação de soluções líquido-gás são a redução de pressão (quando se abre uma garrafa de cerveja ela faz espuma por isto), agitação (aquela champanhe de GP) ou aquecimento.

Então quando se deixa o fermentador parado, a pressão não será grande, então haverá desprendimento de gás, se agitar, nem se fala, e se fizer uma maturação a quente, vai ter "borbulhas de amor".
 
Last edited:
Back
Top