Starters Consecutivos - Dúvida

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Joined
Jan 18, 2015
Messages
843
Reaction score
405
Essa vai para o pessoal que já tem experiência com starters múltiplos.

Até agora meus starters foram de apenas um passo, porém estou programando uma próxima brassagem de OG alta e vou ter que fazer starters múltiplos.

É preciso aumentar o volume do mosto no segundo starter?

Quero dizer, posso fazer um starter de 1L, decanto, jogo fora o líquido e adiciono novamente 1 Litro de mosto, ou preciso, por exemplo, aumentar para 1,5 ou 2L para propagar mais células?

No calculadora eu consigo o número de células necessárias com 2 starters de 1L, mas não sei se é mais vantajoso aumentar o volume para obter mais células.
 
Essa é a calculadora que eu uso. Mas 1 starter de 2L não vai dar, terão que ser 2 starters.
 
Essa é a calculadora que eu uso. Mas 1 starter de 2L não vai dar, terão que ser 2 starters.



Nunca fiz também em duas etapas. Mas na teoria é isso mesmo. Decanta, descarta o sobrenadante, joga mais mosto e reinicia
 
Faz o starter, decanta, descarta o sobrenadante, bota 2L mosto esterelizado, liga o stirplate e espera acabar a fermentação.

Não sei se tem um método melhor, mas eu faço assim. Por curisidade, quais são os números?
 
Faz o starter, decanta, descarta o sobrenadante, bota 2L mosto esterelizado, liga o stirplate e espera acabar a fermentação.

Não sei se tem um método melhor, mas eu faço assim. Por curisidade, quais são os números?

Quero fazer uma 100% Brett Lambicus. Será com uma OG entre 1.065 e 1.070.

Usei a calculadora como Ale High Gravity, então terão que ser 2 starters de 1.5L cada!

Aliás temos que combinar de você vir pegar o Removil essa semana! Se quiser levar um tubo desse Bretta que estou propagando sinta-se a vontade também!

Obrigado pela ajuda!
 
Quero fazer uma 100% Brett Lambicus. Será com uma OG entre 1.065 e 1.070.

Usei a calculadora como Ale High Gravity, então terão que ser 2 starters de 1.5L cada!

Aliás temos que combinar de você vir pegar o Removil essa semana! Se quiser levar um tubo desse Bretta que estou propagando sinta-se a vontade também!

Obrigado pela ajuda!

É... 1070 é pra usar a opção 'hibrida' da calculadora, no mínimo. Vou querer um pouco dessa lambicus e o removil sim. Te mando uma pm mais pro fim de semana.

Abraços!
 
Back
Top