Starter e aeração do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rodrigonicoloso

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
80
Reaction score
37
Prezados,

Estou me preparando para fazer a minha primeira cerveja (um clone da Fuller's ESB) usando fermento líquido (White Labs WLP002). Já tenho tudo preparado, estudei bem como fazer o starter e acho que o processo vai ser tranquilo. Mas ontem estava pensando sobre o tema e me surgiu uma dúvida: é necessário aerar o mosto se fizemos o starter? Pode parecer uma pergunta idiota, mas vejam o raciocínio:

O objetivo do starter é aumentar o número de células viáveis do fermento líquido (que é mais baixo em relação aos fermentos secos) para garantir uma fermentação vigorosa e a atenuação planejada. Neste caso, ocorre a multiplicação celular das células do fermento durante o starter que é bem maior se usarmos um stir plate para garantir maior aeração do mosto. Segundo o BeerSmith, eu preciso de aproximadamente 440 bilhões de celulas para fermentar 41 litros da minha cerveja com OG=1.058. Usando 1 tubo de fermento líquido com aproximadamente 75% de viabilidade, eu teria aproximadamente 75 bilhões de células. Segundo o BeerSmith, fazendo um starter de 3.1 litros e usando stir plate eu chegaria nas 440 bilhões de células necessárias.

Se usarmos um fermento seco em substituição ao líquido, digamos o S-04, o BeerSmith recomenda usar 3 pacotes de fermento, o que considerando 200 bilhões de células por pacote e viabilidade de 63% me daria um total de 378 bilhões de células no fermentador. Ou seja, um número de células iniciais menor do que o necessário. Mas considerando que eu vou aerar o mosto antes de inocular e que o fermento vai se propagar lá dentro eu atingiria o número de células necessário tranquilamente

Então, se eu já tenho o número de células necessárias para fermentar o mosto quando eu faço o starter com o fermento líquido, é necessário aerar o mosto, já que a função do oxigênio é justamente garantir a multiplicação celular que já foi obtida durante o starter? Embora ache que seja remoto, não há risco de overpitching?

De qualquer maneira eu vou aerar o mosto como sempre faço, mas gostaria de ouvir a resposta daqueles que já estudam o assunto a mais tempo que eu e que tem mais a ensinar!

Grande abraço,
 
Cara eu nunca aerei. Digo jogar O2 puro, o que faço é "deixar cair" o mosto direto da torneira pro balde fermentador e funciona que é uma beleza....
 
É necessário sim aerar o mosto, pois esses 440 bilhões vão continuar a se multiplicar durante a fermentação e o beersmith como qualquer outra calculadora contam com isso, no começo tu pode inocular 440 bilhões, mas no final vai ter muito mais células que isso. Ou seja tu tens que dar oxigenio para a multiplicação.

Cara se tu usou a calculadora do beersmith botou tudo certinho o prazo de validade e tal acho MUITO difícil overpitching. Só acontece mais quando se reutiliza fermento, que não se sabe o numero de células.
 
É necessário sim aerar o mosto, pois esses 440 bilhões vão continuar a se multiplicar durante a fermentação e o beersmith como qualquer outra calculadora contam com isso, no começo tu pode inocular 440 bilhões, mas no final vai ter muito mais células que isso. Ou seja tu tens que dar oxigenio para a multiplicação.

Cara se tu usou a calculadora do beersmith botou tudo certinho o prazo de validade e tal acho MUITO difícil overpitching. Só acontece mais quando se reutiliza fermento, que não se sabe o numero de células.

Legal cara, problema solucionado! Valeu!

Abraço,
 
Cara eu nunca aerei. Digo jogar O2 puro, o que faço é "deixar cair" o mosto direto da torneira pro balde fermentador e funciona que é uma beleza....

Cara, acho que O2 puro é uma excelente opção, mas é caro e uma bombinha com pedra difusora substitui bem para aeração, embora precise muito mais tempo de aeração do que com O2 puro.

Essa questão de "deixar cair" já ouvi várias pessoas comentando que o melhor é evitar, pois perde-se muito aroma dos lúpulos nesse processo. Se você procurar alguns videos do John Palmer no youtube vai ver que em nenhum momento ele "deixar cair" o mosto, nem durante a transferência da panela de brassagem para a de fervura ou depois para o fermentador.

E só pra completar a discussão, já vi falar que existem umas varetas chamadas "wine degasser" que são usadas para aerar vinho e que podem ser usadas para aerar o mosto. Parece que um minuto agitando o mosto com essas varetas usando uma furadeira/parafusadeira já e suficiente para aerar o mosto. A lógica é a mesma de usar o stir plate para agitar o starter. Quero ver se compra uma dessas em breve para substituir a bombinha e pedra difusora. Segue link da fonte: http://www.theelectricbrewery.com/parts-list-using?page=12

Abraço,
 
Cara muito interessante, mas sera que nao faz uma lambança se o balde estiver muito cheio? Porém acho que nao deve aerar muito melhor que uma bombinha com a pedra.
 
Back
Top