Starter de Levedura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Filipunk

Active Member
Joined
Dec 14, 2015
Messages
28
Reaction score
6
Boa noite,

Vou fazer uma Wee Heavy e comprei o fermento líquido Scottish Ale (Wyeast Labs #1728).

Nunca fiz starter e estou com algumas dúvidas:

Faço lotes de 40 litros e portanto comprei dois pacotes. Quanto devo fazer de starter?
Meu erlenmeyer é de 1 litro. Isso é suficiente ou devo fazer dois ou mais volumes desse?

É possível fazer sem starter? Caso seja eu devo colocar o ferrmento gelado no mosto a 25 graus?

Valeu!

Filipe
 
Boa noite,

Vou fazer uma Wee Heavy e comprei o fermento líquido Scottish Ale (Wyeast Labs #1728).

Nunca fiz starter e estou com algumas dúvidas:

Faço lotes de 40 litros e portanto comprei dois pacotes. Quanto devo fazer de starter?
Meu erlenmeyer é de 1 litro. Isso é suficiente ou devo fazer dois ou mais volumes desse?

É possível fazer sem starter? Caso seja eu devo colocar o ferrmento gelado no mosto a 25 graus?



Valeu!

Filipe

Amigo, tem muito material na internet sobre isso. Basta dar uma pesquisada ;)

Alguns links:

http://www.lamasbier.com.br/2012/06/como-fazer-starter-tudo-o-que-voce-precisa-saber-parte-i.html

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=5Ehjsd5c5Vs[/ame]

Calculadora para calcular volume do starter: http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Anexo um pdf que fala muita coisa boa sobre starters
 

Attachments

  • YeastStarter.pdf
    243.5 KB · Views: 533
Te digo de cara
1l é pouco.
Para um pacote já é no limite.
Consulte as calculadoras, fracione em vários starters e seja feliz


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Apenas para não abrir um novo tópico sobre dúvidas bem básicas.

Hoje vou fazer meu primeiro starter.

Fiz a Lavagem da levedura e guardei ela na geladeira em 28/12/2017. Minhas leveduras lavadas e decantadas estão em dois vidros diferentes (conforme fotografias)

Minha brasagem será de 20 litros (FG 1.060).

No starter pretendo fazer uma primeira etapa com 500 ml de DME. Depois, partir para uma segunda etapa com 1.2 l. Para tentar atingir 220 bilhões de células saudáveis.

Pergunto:

1) Um dos meus vidros está com uma camada maior de lama bem clarinha. O outro tem uma parte escura maior embaixo, acho que ficou mais sedimento. Será que tem problema eu usar essa segunda levedura com sedimento no starter? Ou uso só a primeira levedura?

2) Será que vou atingir o pitching rate fazendo como descrito?

3) Para fazer em duas etapas, minha ideia é deixar as 500 ml da primeira etapa no agitador magnético por 24 horas. Após, decantar a levedura. E partir para uma segunda etapa com 1.2litros por mais 24 horas.
Ou será que consigo atingir apenas com uma etapa em 1.2 litros deixando por 48 horas no agitador?
 

Attachments

  • P_20180124_081121.jpg
    P_20180124_081121.jpg
    53.6 KB · Views: 33
  • P_20180124_081115.jpg
    P_20180124_081115.jpg
    48.9 KB · Views: 30
Apenas para não abrir um novo tópico sobre dúvidas bem básicas.

Hoje vou fazer meu primeiro starter.

Fiz a Lavagem da levedura e guardei ela na geladeira em 28/12/2017. Minhas leveduras lavadas e decantadas estão em dois vidros diferentes (conforme fotografias)

Minha brasagem será de 20 litros (FG 1.060).

No starter pretendo fazer uma primeira etapa com 500 ml de DME. Depois, partir para uma segunda etapa com 1.2 l. Para tentar atingir 220 bilhões de células saudáveis.

Pergunto:

1) Um dos meus vidros está com uma camada maior de lama bem clarinha. O outro tem uma parte escura maior embaixo, acho que ficou mais sedimento. Será que tem problema eu usar essa segunda levedura com sedimento no starter? Ou uso só a primeira levedura?

2) Será que vou atingir o pitching rate fazendo como descrito?

3) Para fazer em duas etapas, minha ideia é deixar as 500 ml da primeira etapa no agitador magnético por 24 horas. Após, decantar a levedura. E partir para uma segunda etapa com 1.2litros por mais 24 horas.
Ou será que consigo atingir apenas com uma etapa em 1.2 litros deixando por 48 horas no agitador?

Amigo, o ideal é abrir outro tópico sim.

Misturar os assuntos dificulta que outros colegas encontrem as mesmas dúvidas.
 
Back
Top