Starter - como se faz?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jjqueiroz

New Member
Joined
Nov 7, 2013
Messages
3
Reaction score
0
Prezados,

essa é a minha primeira postagem aqui, e antes de postar li atentamente os posts já existentes para ver se havia resposta, mas não localizei.

Seguinte: fiz minha segunda brassagem, uma Belgian Blond Ale e usei fermento líquido trapista da Bio4. Ocorre que não fiz o starter|: aerei bem o mosto e coloquei direto o fermento, que eu já havia tirado da geladeira com boa antecedência.

Perguntas: eu deveria necessariamente ter feito? Se sim, como se faz? Sempre que eu usar fermento líquido terei que fazer starter?

Desde já agradeço a todos.

Abs.,

Zé Júlio.
 
jjqueiroz é sempre indicado se fazer um starter no fermento líquido, mas dependendo do tamanho da sua brassagem você pode conseguir um bom resultado mesmo que com um lagtime maior... de qualquer maneira informe o tamanho da sua leva e quantos "tubos" de fermento você utilizou. Por fim mantenha-nos informados sobre os resultados (andamento da fermentação e possíveis problemas encontrados) pois é sempre bom saber o que acontece.
 
Flávio, levei para dois galões fermentadores cerca de 16 litros em cada, tendo usado um tubo para cada galão. No curso que fiz eles fizeram exatamente assim: abriram o tubo e despejaram no galão, por isso fiz o mesmo.
É uma Belgian Blod Ale levinha, com OG de 1,046 e ontem, depois de ter fermentado por 10 dias e iniciado a maturação (12 dias no total desde que inoculei o fermento), tinha atenuado para 1,010, medição essa feita com refratômetro já recalculada pelo Beersmith (pois estava marcando cerca de 1,024).
Acho que atenuou legal, né? Ah, claro que cheirei e bebi um pouco para sentir o álcool, e estava bem presente.

De novo agradeço demais!

JJ.
 
Back
Top