Star san amargando ceva. É possível?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Apr 18, 2015
Messages
6
Reaction score
0
Dei uma procurada no fórum e não achei nenhum tópico com esse caso, especificamente.

Provei a ceva antes de colocar o lúpulo para dry hopping e estava com o amargor que eu esperava. Hoje, dois dias depois, provei e ela estava totalmente diferente. Um amargor que puxava uma sensação um pouco adstringente.

De primeira pensei que pudesse ser o lúpulo do dry hopping. Era um cascade que estava no freezer fazia um mês, mas bem fechado. Não creio que estivesse oxidado a ponto de amargar negativamente a ceva.

Depois pensei que pudesse ser o StarSan. Sanitizei a hop bag com Star San. e não esperei secar antes de colocar no fermentador.

Alguém já teve problemas com StarSan causando algum tipo de amargor?

A ceva está a 18ºc para o dry hopping e hoje é o segundo dia.
 
Me permita perguntar algo primeiro: onde você adquiriu star San no Br?

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Dei uma procurada no fórum e não achei nenhum tópico com esse caso, especificamente.

Provei a ceva antes de colocar o lúpulo para dry hopping e estava com o amargor que eu esperava. Hoje, dois dias depois, provei e ela estava totalmente diferente. Um amargor que puxava uma sensação um pouco adstringente.

De primeira pensei que pudesse ser o lúpulo do dry hopping. Era um cascade que estava no freezer fazia um mês, mas bem fechado. Não creio que estivesse oxidado a ponto de amargar negativamente a ceva.

Depois pensei que pudesse ser o StarSan. Sanitizei a hop bag com Star San. e não esperei secar antes de colocar no fermentador.

Alguém já teve problemas com StarSan causando algum tipo de amargor?

A ceva está a 18ºc para o dry hopping e hoje é o segundo dia.

Marcus,
Provavelmente foi o DH mesmo.
O que deve ter acontecido é que você fez o DH e uma parte pequena do lúpulo passou pelos poros do bag, e quando você provou pode ter vindo um pouco desse lúpulo. Quando isso acontece a sensação é bem amarga mesmo, ainda que sejam partes muito pequenas do lúpulo.
Outra coisa que pode ter contribuído é que nesses dois dias, a cerveja pode ter atenuado um pouco mais, então o amargor ficou mais nítido.

Agora não esquenta com isso nessa etapa, espera para provar quando estiver carbonatada e gelada! Aí vai dar para saber se ficou no ponto ou não!

Abraços
Casado
 
Valeu Erivaldo.

Talvez tenha me precipitado mesmo.

Hoje tirei uma prova e o amargor adstringente não tá mais lá.
 

Latest posts

Back
Top