Ssr

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

hsreis

Member
Joined
Apr 28, 2016
Messages
7
Reaction score
0
Bom dia pessoal, procurei no forum algumas respostas mas não encontrei ainda nada que me ajudasse. Montei ontem panela de 31l para teste com resistência de 3500w, ssr 40a com despassador de calor. Antes de montar fiz um teste no sistema com uma lampada na corrente 110v, a mesma demostrou os impulsos elétricos liberados pelo controlador e ssr. Apos montei o sistema na panela e programei a sonda k, e o autotune, chegando na temperatura desejada o controlador parou os impulsos, mas a temperatura continuou a subir, mudei a temp para 99 p ver o tempo que levaria para a fervura, chegando na temperatura, ocorreu o mesmo. Desliguei a resistencia e montei na lampada outra vez e a mesma não apagou, a luz do ssr acompanha a do controlador, ligando e desligando, mas a corrente ainda passa.
 

Attachments

  • rex c100.png
    rex c100.png
    6.3 KB · Views: 107
Bom dia pessoal, procurei no forum algumas respostas mas não encontrei ainda nada que me ajudasse. Montei ontem panela de 31l para teste com resistência de 3500w, ssr 40a com despassador de calor. Antes de montar fiz um teste no sistema com uma lampada na corrente 110v, a mesma demostrou os impulsos elétricos liberados pelo controlador e ssr. Apos montei o sistema na panela e programei a sonda k, e o autotune, chegando na temperatura desejada o controlador parou os impulsos, mas a temperatura continuou a subir, mudei a temp para 99 p ver o tempo que levaria para a fervura, chegando na temperatura, ocorreu o mesmo. Desliguei a resistencia e montei na lampada outra vez e a mesma não apagou, a luz do ssr acompanha a do controlador, ligando e desligando, mas a corrente ainda passa.

Estou com o mesmo problema no ardbir, quando ele tem que trabalhar em uma rampa que já esta na temperatura ele mantem tranquilo, liga e desliga para manter a temperatura. Agora quando ele tem que passar para a proxima rampa e fica ligado muito tempo para atingir essa temperatura, ele atinge a temperatura, o SSR "desliga" mas continua esquentando! Como nossos sistemas são diferentes mas o problema é o mesmo, acredito que seja defeito do SSR.
 
Esse sintoma tá com cara de SSR esquentando mais que deveria.

O Dissipador de vocês está bem dimensionado? Estão usando cooler?
 
O Autotune é exatamente assim... ele deixa ligado até chegar na temperatura.. desliga.. vê o que acontece.. calcula os parâmetros.. espera esfriar.. eleva até a temperatura novamente, faz o teste com os parâmetros calculados.. se der certo, para por ai.. se não, calcula e testa novamente.. ate dar certo..

Me corrijam se estiver errado, mas acho que é isso..
 
O Autotune é exatamente assim... ele deixa ligado até chegar na temperatura.. desliga.. vê o que acontece.. calcula os parâmetros.. espera esfriar.. eleva até a temperatura novamente, faz o teste com os parâmetros calculados.. se der certo, para por ai.. se não, calcula e testa novamente.. ate dar certo..

Me corrijam se estiver errado, mas acho que é isso..

Sim, o pid autotune funciona assim mesmo. Ele desliga no setpoint e calcula o quanto a temperatura irá subir ou descer e partir disso ele gera os valores para P, I e D, mas acredito que não seja o caso aqui.

SSR quando esquenta demais libera a passagem da corrente. Inclusive eu derreti um no primeiro teste do meu equipamento. :p

Abraço.
 
Esse sintoma tá com cara de SSR esquentando mais que deveria.

O Dissipador de vocês está bem dimensionado? Estão usando cooler?

Sem cooler, mas se programo uma temperatura baixa ele também não para de aquecer. fiz um teste agora pouco de novo com temp de 11 graus e lampada, a lampada não pisca conforme o impulso, fica ligada direto. Ja conferi todos cabos se estão ligados, conforme a imagem a cima, esta tudo ligado exatamente a imagem. to achando que esse rele deu pau, sei la.
 
Sem cooler, mas se programo uma temperatura baixa ele também não para de aquecer. fiz um teste agora pouco de novo com temp de 11 graus e lampada, a lampada não pisca conforme o impulso, fica ligada direto. Ja conferi todos cabos se estão ligados, conforme a imagem a cima, esta tudo ligado exatamente a imagem. to achando que esse rele deu pau, sei la.

Como eu disse, eu já queimei um SSR, o comportamento é exatamente esse: Permitir a passagem da corrente e manter a carga ligada.

Para queimá-los, não precisa ir muito longe. O meu primeiro SSR queimou com uma resitência de 2000W em menos de 5 minutos.

Coloquei dissipador e um cooler e não tenho mais problemas.

Abraços.
 
Esse sintoma tá com cara de SSR esquentando mais que deveria.

O Dissipador de vocês está bem dimensionado? Estão usando cooler?

To usando só com cooler! Esta sem dissipador porque não chegou a tempo. :mad: Ainda tenho um SSR sobressalente aqui, assim que chegar o dissipador faço o teste. Fiquei mais tranquilo em saber que era o SSR

Abraços!
 
To usando só com cooler! Esta sem dissipador porque não chegou a tempo. :mad: Ainda tenho um SSR sobressalente aqui, assim que chegar o dissipador faço o teste. Fiquei mais tranquilo em saber que era o SSR

Abraços!

O meu derreteu feio, subiu cheiro de queimado e tudo, cara.

Pena que não tirei foto pra guardar 'de lembrança'. :)

Abraço!
 
Para mim o que está acontecendo é que o SSR está sendo alimentado direto pelo PID.

Tenta colocar uma fonte 12v entre o PID e o SSR (saídas 3 e 4).

O SSR pode ser acionado com voltagens de 3 a 12V. Mais que isso queima.

Minha caixa de comando ainda está com um TIC, e em breve estarei mudando para o PID.

Segue meu esquema de montagem atual.
 

Attachments

  • TIC-17 RGTi SSR 220V.jpg
    TIC-17 RGTi SSR 220V.jpg
    90 KB · Views: 90
Para mim o que está acontecendo é que o SSR está sendo alimentado direto pelo PID.

Tenta colocar uma fonte 12v entre o PID e o SSR (saídas 3 e 4).

O SSR pode ser acionado com voltagens de 3 a 12V. Mais que isso queima.

Minha caixa de comando ainda está com um TIC, e em breve estarei mudando para o PID.

Segue meu esquema de montagem atual.


No meu caso, tenho certeza que estava alimentando o circuito do SSR com 5V.

Abraço.
 
Dá para testar o controlador com uma lâmpada sem o ssr, p verificar se está em ordem?
 
Mas Olhando a figura fiquei intrigado com a ligação que vem em 220 v e parece pelo esquema que esse 220 V esta vindo de apenas um fio. Imagino que em 220 v são duas fases de 110v e com isso o relé iria interromper uma fase, porém a outra fase fica ligada direto na resistência, o que pode estar mantendo ela ligada direto. Não sei como poderia ser feito a ligação para que o relé interrompesse as duas fases
 
Ou usa dois SSR mono, ou usa um bi-volt!
O acionamento pode ser o mesmo :) ..
 
Pessoal Estou com o mesmo problema, tenho um painel com ardbir e funciona perfeito com uma resistência de 2000w a 127v com um ssr de 40A cooler e dissipador. quando coloco uma resistência de 3000w a 127v o ssr queima, nao controlando mais a temperatura,deixando passa a corrente e aquecendo direto a resistência. utilizo um cabo de 4mm não esquenta. já e o terceiro ssr que queima, alguem teria alguma dica sobre o que esta acontecendo?
 
Pessoal Estou com o mesmo problema, tenho um painel com ardbir e funciona perfeito com uma resistência de 2000w a 127v com um ssr de 40A cooler e dissipador. quando coloco uma resistência de 3000w a 127v o ssr queima, nao controlando mais a temperatura,deixando passa a corrente e aquecendo direto a resistência. utilizo um cabo de 4mm não esquenta. já e o terceiro ssr que queima, alguem teria alguma dica sobre o que esta acontecendo?

Quanto maior a potência a ser controlada, mais calor o SSR produz.

Já tentou um dissipador maior? Se mesmo assim tiver problemas, migra para um contator. Muita gente acaba fazendo isso.

Abraço.
 
Quanto maior a potência a ser controlada, mais calor o SSR produz.

Já tentou um dissipador maior? Se mesmo assim tiver problemas, migra para um contator. Muita gente acaba fazendo isso.

Abraço.

já troquei o dissipador e coloquei um cooler para ajuda, mas o ssr não aguenta nem 30s e queima, como seria esse contator? ele suportaria uma corrente de 25A?
 
já troquei o dissipador e coloquei um cooler para ajuda, mas o ssr não aguenta nem 30s e queima, como seria esse contator? ele suportaria uma corrente de 25A?

Quando tu montou a caixa os fios foram dimensionados para 25A?

Você aplicou pasta térmica nos dissipadores? Seu dissipador está dimensionado para 25A? A maioria dos dissipadores a venda no mercado livre mal dá conta de 20A, pra ser honesto.

Chegou a medir a tempertura no dissipador? Se passar de 80ºC, o SSR já começa a não fechar mais o circuito.

Como o cooler tá instalado?

O ideal é colocar dois coolers um empurrando ar para dentro e outro empurrando ar para fora da caixa, isso diminui muito a temperatura em cima dos dissipadores.

Eu particularmente mantenho meus SSR´s expostos pra facilitar a refrigeração. (Curitiba é fria a maior parte do ano...)

Sobre as contatoras:

Sobre as chaves contatoras, esse vídeo ilustra bem o funcionamento: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=szIfMwKC50U[/ame]

Só trocar o interruptor por um micro controlador digital e o funcionamento será o mesmo.

Não consigo pensar em outra causa pro teu problema neste momento, a ser super aquecimento do teu setup.

Abraço.
 
Quando tu montou a caixa os fios foram dimensionados para 25A?

Você aplicou pasta térmica nos dissipadores? Seu dissipador está dimensionado para 25A? A maioria dos dissipadores a venda no mercado livre mal dá conta de 20A, pra ser honesto.

Chegou a medir a tempertura no dissipador? Se passar de 80ºC, o SSR já começa a não fechar mais o circuito.

Como o cooler tá instalado?

O ideal é colocar dois coolers um empurrando ar para dentro e outro empurrando ar para fora da caixa, isso diminui muito a temperatura em cima dos dissipadores.

Eu particularmente mantenho meus SSR´s expostos pra facilitar a refrigeração. (Curitiba é fria a maior parte do ano...)

Sobre as contatoras:

Sobre as chaves contatoras, esse vídeo ilustra bem o funcionamento: https://www.youtube.com/watch?v=szIfMwKC50U

Só trocar o interruptor por um micro controlador digital e o funcionamento será o mesmo.

Não consigo pensar em outra causa pro teu problema neste momento, a ser super aquecimento do teu setup.

Abraço.

sim os cabos são de 4mm, o cooler esta ligado em cima do dissipador para resfriar, não tenho cooler puxando o ar, não medi temperatura no ssr, o deszipador não chega a esquentar, onde esquenta e nos contatos onde conecto os fios de fase para resistência. vou dar uma olhada nesse contator, vou verificar a amperagem que ele aguenta e se arma com pelo menos 12v.

vlw pela ajuda
 

Latest posts

Back
Top