Sour improvisada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bruno Martins da Silva

Active Member
Joined
May 5, 2018
Messages
31
Reaction score
4
Location
Mogi das Cruzes
bom dia galera,

Depois de 13 levas, tive a minha primeira leva contaminada.
Estava fazendo uma weiss, quando fui tirar amostra do balde fermentador, estava muito ácida/azeda, medi o ph e deu 3,9.
Para não perder a leva inteira, resolvi fazer um teste ousado, aproveitando que sours sao a base de trigo, peguei minha leva contaminada e joguei algumas frutas no balde fermentador.(morango, laranja e limão). Vamos ver o que vai sair kkkk

Minha dúvida é:
Vai me fazer mal tomar essa cerveja improvisada que foi contaminada ??

Valeu galera
 
Boa noite parceiro!
Olha, sinceramente eu não faria isso.
Pelo simples fato de que vc n sabe qual fungo ou bactéria contaminou seu mosto e abaixou o ph para 3.9.

É tão gostoso o processo de azedar o mosto com o intuíto de produzir uma sour. Além de gostoso, seguro.

Outro fato, já acho 3.9 um ph bastante baixo, gosto de sour em torno de 4.2 pra cima.

Deve ser triste jogar fora, mas eu descartaria isso ai.

Tô de olho para ver a opinião do pessoal.
 
Ja tive uma experiência semelhante e ficou igual vinagre.
Da ate para arriscar tomar, mas o esforço foi grande.
Acabou indo tudo para o ralo.
Contaminação acida compromete demais e por mais que voce tente consertar, eu acho que nao vai ter bons resultados.
 
bom dia galera,

Depois de 13 levas, tive a minha primeira leva contaminada.
Estava fazendo uma weiss, quando fui tirar amostra do balde fermentador, estava muito ácida/azeda, medi o ph e deu 3,9.
Para não perder a leva inteira, resolvi fazer um teste ousado, aproveitando que sours sao a base de trigo, peguei minha leva contaminada e joguei algumas frutas no balde fermentador.(morango, laranja e limão). Vamos ver o que vai sair kkkk

Minha dúvida é:
Vai me fazer mal tomar essa cerveja improvisada que foi contaminada ??

Valeu galera

Qual levedura vc usou? Algumas leveduras nacionais podem baixar o pH para 3.9 de boa. Hoje mesmo eu estava falando com Kalil da YeastLab sobre isso, pois um outro membro daqui ficou com a cerveja ácida devido a YL 3006.
 
Incrivel que pareça ficou boa @Fyah !!!
Lembrou bastante uma sour frutada, levei pra praia no final do ano, pessoal adorou... tomaram tudo kkkkkk
Lá na Bélgica descobriram sour assim também, contaminando por Bretta. Tem gente que gosta do cheiro de estábulo dela e chama de "funky", vai entender.

Negócio é arrumar uma saída para a cerveja mesmo, como você fez. :)
 
Qual levedura vc usou? Algumas leveduras nacionais podem baixar o pH para 3.9 de boa. Hoje mesmo eu estava falando com Kalil da YeastLab sobre isso, pois um outro membro daqui ficou com a cerveja ácida devido a YL 3006.

Usei a levedura para weiss bio4 , ja tinha usado ele varias vezes e nunca deu esse resultado, com certeza foi contaminação...
 
Pooots que maravilha!! Que bom que deu certo! Agora só não queira repetir pq n sei como vc fez para chegar nisso kkkkkk

:D

Então, depois desse acontecimento, dei uma estudada sobre as bacterias e pela caracteristicas do resultado, acho que foi uma bacteria "Lactobacillus Sp" , espero que nao aconteça mais "sem querer" hahahaha
O que me tranquilizou foi que nos meus estudos, vi alguns artigos dizendo que bacterias patologicas nao sobrevivem na cerveja, ou seja, uma cerveja contaminada nao vai te fazer mal.
 
Back
Top