Solda para tubos de cobre é segura?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alexandremsneto

Well-Known Member
Joined
Jun 15, 2017
Messages
77
Reaction score
27
Eu fui comprar uma solda que para tubos de cobre para fazer um chiller e percebi que não tinha nenhuma sem chumbo, inclusive a que se usa em canos de água é 50/50 chumbo estanho, o chumbo é toxico sozinho, pode usar esta liga? Se vai entrar em contato com mosto quente?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Não sei dizer se essa solda é segura, mas vi um pessoal comentando em outro tópico sobre solda de prata (vendida como solda mágica) para cobre. Essa, apesar de ser mais frágil do que as tradicionais, é sim atóxica e de realização fácil, pois tem baixo ponto de fusão.
 
Não sei dizer se essa solda é segura, mas vi um pessoal comentando em outro tópico sobre solda de prata (vendida como solda mágica) para cobre. Essa, apesar de ser mais frágil do que as tradicionais, é sim atóxica e de realização fácil, pois tem baixo ponto de fusão.



Valeu pela dica vou procurar esta solda para meu chiller


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Não sei dizer se essa solda é segura, mas vi um pessoal comentando em outro tópico sobre solda de prata (vendida como solda mágica) para cobre. Essa, apesar de ser mais frágil do que as tradicionais, é sim atóxica e de realização fácil, pois tem baixo ponto de fusão.



Valeu pela dica vou procurar esta solda para meu chiller


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu fui comprar uma solda que para tubos de cobre para fazer um chiller e percebi que não tinha nenhuma sem chumbo, inclusive a que se usa em canos de água é 50/50 chumbo estanho, o chumbo é toxico sozinho, pode usar esta liga? Se vai entrar em contato com mosto quente?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Você pode comprar uma solda chamada foscoper. Essa solda é usada normalmente em refrigeração. Ela pode conter traços de estanho.
Você vai encontrar essa solda em qualquer loja que vende produtos de refrigeração.
Abraços.

Enviado de meu E5653 usando Tapatalk
 
Se for possível, passa nitrogênio em baixa pressão no momento em que estiver soldando. Isso evita a formação de "carepa" na parte interna da tubulação.
 

Attachments

  • brasagem_cobre.png
    brasagem_cobre.png
    218.4 KB · Views: 63
Olá amigos.
Sou iniciante e deixo esse post para dizer que vou testar a solda fria para o chiler de imersão que vou fazer.
Ao menos no anúncio consta que ela é atóxica, e tem a enorme vantagem de não precisar de todos os equipamentos das soldas tradicionais.
Para mim que vou fazer uso pouquíssimas vezes, apenas para vedar emendas e conexões, se funcionar e não tiver o problema de contaminação, vai valer a pena.
Usei previamente no sistema de aquecimento de água, serpentina do fogão a lenha, que montei na minha casa, para testar a vedação. Confesso que não estava levando fé, mas funcionou perfeitamente. Sem vazamentos perceptíveis.
Caso vcs saibam de algum inconveniente ou impedimento deste produto, por favor queiram me alertar.
Grande abraço!
 
Boa tarde !
Estou precisando soldar algumas conexões e estou nesta duvida sobre qual solda utilizar. Achei essa solda magica no mercadolivre mas não encontrei em lugar algum sobre a composição da mesma.

Sobre a solda fria, encontrei uma no mercado mas caio no mesmo problema de nao conseguir informações sobre a sua composicao se é atoxica ou nao..

Alguem poderia me ajudar ?
 
Solda "prata" contem chumbo. Existe uma importada que não tem mas é difícil de encontrar.
 
Encontrei essa tal "Solda em Rolo 500g 97x3 Sem Chumbo" da marca Soft. Alguém conhece ?

Obs.: eu iria mandar o link do fabricante mas não sei se é permitido no forum.
 
Back
Top