Solda de Panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rins

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
690
Reaction score
225
Pessoal gostaria de saber se posso fazer a solda da minha panela de aluminio com as torneiras de aço, com aquela solda normal. Ou se seria necessário um tipo especifico de solda.
 
@Rins

Pesquise um pouco sobre tipos de solda e verá que solda "normal" pode conter metais pesados que queremos bem distante da nossa breja.

Alguns tipo de solda são aprovadas para uso alimentício. Você terá que ver qual tipo de solda será ideal para alumínio/aço.

Tem algumas que o pessoal do HBT americano usam que são a base de prata, mas não sei se é fácil de encontrar aqui no brasil e também não sei se cola alumínio/aço.

Abraço!
 
@Rins

Pesquise um pouco sobre tipos de solda e verá que solda "normal" pode conter metais pesados que queremos bem distante da nossa breja.

Alguns tipo de solda são aprovadas para uso alimentício. Você terá que ver qual tipo de solda será ideal para alumínio/aço.

Tem algumas que o pessoal do HBT americano usam que são a base de prata, mas não sei se é fácil de encontrar aqui no brasil e também não sei se cola alumínio/aço.

Abraço!

Blz. Mas aqui no brasil como fazem? Ou não fazem? Mais especificamente, no rio de janeiro, alguem sabe onde poderia fazer essa solda?
 
Rins,

Quando tu fiz aço.... quer dizer aço normal? Se for, nem cogite a hipótese de utilizar aço normal sob nenhuma circunstância.

Voltando ao tópico, no geral, não se solda latão/inox no alumínio. Alumínio tem que soldar com conexão de alumínio.

Dá pra fazer gambiarra? Dá, podes tentar com solda de prata ou estranho puro (que é BEM difícil de achar, pois estanho normal contem chumbo e não serve).

Minha maior dúvida é.... pra que queres soldar em panela de alumínio?
 
Rins,

Quando tu fiz aço.... quer dizer aço normal? Se for, nem cogite a hipótese de utilizar aço normal sob nenhuma circunstância.

Voltando ao tópico, no geral, não se solda latão/inox no alumínio. Alumínio tem que soldar com conexão de alumínio.

Dá pra fazer gambiarra? Dá, podes tentar com solda de prata ou estranho puro (que é BEM difícil de achar, pois estanho normal contem chumbo e não serve).

Minha maior dúvida é.... pra que queres soldar em panela de alumínio?

Cara to querendo soldar pq ta vazando.
E aço que eu digo é a torneira de aço inox 304 na panela de aluminio.
 
Esquece.... não solda.

Mas pq não manda uma foto?

Vedação de torneira/conexões é uma coisa relativamente simples.
 
Esquece.... não solda.

Mas pq não manda uma foto?

Vedação de torneira/conexões é uma coisa relativamente simples.


Ta ok.
Nao to em casa.
Assim que chegar em casa eu mando uma foto.
Vc me deu uma luz (sem falar nada)
Vou ver se colocando umas arruelas o negocio funciona!
 
Ta ok.
Nao to em casa.
Assim que chegar em casa eu mando uma foto.
Vc me deu uma luz (sem falar nada)
Vou ver se colocando umas arruelas o negocio funciona!

Cara, quando montei minha panela (eu mesmo quem furei e fiz a conexões), tudo saiu muito bem. Um vazamento aqui e outro ali foram normais, o que eu fui arrumando aos poucos. Umas marteladas (leves) nos arredores do buraco pode melhorar a vedação (para deixar a superfície mais reta possível).

O segredo do negocio é nao economizar na veda rosca e apertar bem (o próprio aperto deforma o alumínio e ajuda a vedar). Vai com calma e tentando aos pouco que tenho ctz que vc consegue.

Boa sorte ae!
 
Eu particularmente sigo uma tática bem diferente para as minhas vedações.

Pra mim, vedação de válvula não deve usar veda-rosca ou força.... se precisar dessas coisas, foi mal-feita. Minhas vedações de válvula são sempre feitas com o-rings ou anéis de silicone, em que eu possa colocar e tirar a válvula com a mão.... isso sim pra mim é uma vedação bem feita, permite desmontar para transportar panelas dentro da outra... permite limpeza, etc.

Veda rosca só entre conexões mesmo, como rosquear um espigão/terminal na torneira... aí sim.

Abraço,
 
Eu particularmente sigo uma tática bem diferente para as minhas vedações.

Pra mim, vedação de válvula não deve usar veda-rosca ou força.... se precisar dessas coisas, foi mal-feita. Minhas vedações de válvula são sempre feitas com o-rings ou anéis de silicone, em que eu possa colocar e tirar a válvula com a mão.... isso sim pra mim é uma vedação bem feita, permite desmontar para transportar panelas dentro da outra... permite limpeza, etc.

Veda rosca só entre conexões mesmo, como rosquear um espigão/terminal na torneira... aí sim.

Abraço,

Justamente isso, Guenther. Utilizar veda rosca nas conexões.

Quando montei a panela, fiz o buraco tao perfeito, que a própria conexão quem fez rosca. Mas mesmo assim vaza alguma coisa, e ai vem a pressão e a veda. Pra mim funciona que é uma beleza.

Talvez com o-ring possa até ser melhor, mas não vejo um ganho extremamente significativo se nao for desmontar com frequencia. Qq c acha?!
 
aproveitando o topido ....

Mandei no serralheiro para fazer um furo de 3/4 na minha panela de aluminio .... e o ingrato fez um furo de 1.3/4 (44.5mm) ......

Alguem sabe ai como posso fazer pra tampar esse furo .. ou reduzir para 1/2 ????

To ficando maluco hahahah
 
aproveitando o topido ....

Mandei no serralheiro para fazer um furo de 3/4 na minha panela de aluminio .... e o ingrato fez um furo de 1.3/4 (44.5mm) ......

Alguem sabe ai como posso fazer pra tampar esse furo .. ou reduzir para 1/2 ????

To ficando maluco hahahah

Que sacanagem, tá loco
 
Minhas vedações de válvula são sempre feitas com o-rings ou anéis de silicone, em que eu possa colocar e tirar a válvula com a mão.... isso sim pra mim é uma vedação bem feita, permite desmontar para transportar panelas dentro da outra... permite limpeza, etc.

Caraca @Guenther, tirar a válvula e colocar de volta com tanta facilidade foi uma das melhores descobertas até então! :D :D :D

Tenho uma panela sem válvula até hoje porque não queria perder a possibilidade de guardar uma dentro da outra :smack:

Parece tão óbvio agora, a torneirinha do balde fermentador é assim :drunk:
 
Last edited:
Justamente isso, Guenther. Utilizar veda rosca nas conexões.

Quando montei a panela, fiz o buraco tao perfeito, que a própria conexão quem fez rosca. Mas mesmo assim vaza alguma coisa, e ai vem a pressão e a veda. Pra mim funciona que é uma beleza.

Talvez com o-ring possa até ser melhor, mas não vejo um ganho extremamente significativo se nao for desmontar com frequencia. Qq c acha?!
Sim, eu vejo, pois veda rosca envelhece, e não permite limpeza perfeita.

Quer fazer um teste? Desmonte e veja... vais ver que ele estará manchado e sujo em vários pontos da rosca.

O-ring ou anel de silicone não tem isso... é simples, atóxico, e permite desmontar pra limpar..... pois sim, conexões não soldadas precisam ser desmontadas e inspecionadas de tempos em tempos. Se não faz isso... comece. :)

Abraço,
 
Eu particularmente sigo uma tática bem diferente para as minhas vedações.

Pra mim, vedação de válvula não deve usar veda-rosca ou força.... se precisar dessas coisas, foi mal-feita. Minhas vedações de válvula são sempre feitas com o-rings ou anéis de silicone, em que eu possa colocar e tirar a válvula com a mão.... isso sim pra mim é uma vedação bem feita, permite desmontar para transportar panelas dentro da outra... permite limpeza, etc.

Veda rosca só entre conexões mesmo, como rosquear um espigão/terminal na torneira... aí sim.

Abraço,

Guenther, manda uma foto das valvulas e conexeções da tua panela pra eu ver como é, se possível.
Vlw, man.
 
Hoje à noite ou amanhã vou ver se consigo. Não estou em casa.
 
ok, Guenther apresentou a solução mais sensata!
Mas para fins de conhecimento, que tal usar (cola) silicone atoxico para ajudar na vedação quando insiste pequenos vazamentos?

eu mesmo já lí essa recomendação dos anéis de silicone, mas nunca encontrei para comprar sequer um pedacinho dessas mangueiras na minha cidade e pela internet só vende de metro!
 
Alguém conseguiria me ajudar?? preciso tampar o furo q fizeram na panela=(..
Idéias?? furo está 1.3/4... preciso tampar ou reduzir pra 1/2
 
Alguém conseguiria me ajudar?? preciso tampar o furo q fizeram na panela=(..
Idéias?? furo está 1.3/4... preciso tampar ou reduzir pra 1/2

Aumenta o furo para 3/4" e enrosca na panela uma redução de 3/4" para 1/2" com rosca interna e externa e aí instala teu registro 1/2"- fiz isso no meu fermentador quando abri um furo maior do que deveria também.
 
Aumenta o furo para 3/4" e enrosca na panela uma redução de 3/4" para 1/2" com rosca interna e externa e aí instala teu registro 1/2"- fiz isso no meu fermentador quando abri um furo maior do que deveria também.

Rohde,
Estamos falando de 1.3/4 ... (uma polegadas e mais 3/4 ... 44.5mm) para reduzir para 1/2 (12.7mm)
=( ... é muito grande pra usar só veda rosca
 
Cara, não tem milagre... das duas... uma:

- Acha um cara que solde alumínio e tampe o furo (extremamente improvável).

- Acha conexões pra reduzir (luvas de redução).

Nenhuma das opções será fácil/barata. De repente vale mais a penal comprar outra panela.

Abraço,
 
Sim, eu vejo, pois veda rosca envelhece, e não permite limpeza perfeita.

Quer fazer um teste? Desmonte e veja... vais ver que ele estará manchado e sujo em vários pontos da rosca.

O-ring ou anel de silicone não tem isso... é simples, atóxico, e permite desmontar pra limpar..... pois sim, conexões não soldadas precisam ser desmontadas e inspecionadas de tempos em tempos. Se não faz isso... comece. :)

Abraço,

Cara, vc me deixou com a pulga atrás da orelha agora. Hehehe
Estava eu de boa com minhas conexões e agora quero trocar tudo e fazer dessa forma. -.-

Tem algum segredo ou eh rosca no anel e anel na rosca? hehehehe
E outra, vc ta me devendo a foto!

Abs
 
Minhas vedações de válvula são sempre feitas com o-rings ou anéis de silicone, em que eu possa colocar e tirar a válvula com a mão.... isso sim pra mim é uma vedação bem feita, permite desmontar para transportar panelas dentro da outra... permite limpeza, etc.

Voltando ao assunto... Como você faz essa vedação? Para válvula de 1/2" parece que a rosca externa é maior que 3/4", onde encontro mangueira de silicone nesse diâmetro?

E pra fixar a válvula vai rosquear um "flange" pra pressionar o anel de vedação, certo? Nessa rosca precisa veda-rosca?! Troca toda vez que tira a válvula?

Todos estamos curiosos pela foto!! :D
 
prendi com termoretratil e um pouco de silicone do lado de fora, funciona para mim, o sensor que uso é ds18b20 mas vou trocar para um pt100 no futuro;
 

Attachments

  • IMG_20150124_202951[1].jpg
    IMG_20150124_202951[1].jpg
    171.5 KB · Views: 134
  • IMG_20150124_202941[1].jpg
    IMG_20150124_202941[1].jpg
    155.7 KB · Views: 132
Não entendi... esse termoretrátil entra em contato com o mosto?
 
Galera resolvi meu problema. Foi só usar a cachola.
Pra panela parar de vazar comprei o-rings de silicone e 4 arruelas de inox. Coloquei uma por dentro e outra por fora da panela.
Problema resolvido!
 
Fla galera.
Boa tarde.
Comprei os itens para meu primeiro equipamento. Pra ficar mais barato eu comprei em vário locais diferentes.
Minha panela está pra chegar amanha ou quarta.
Comprei aqui na minha cidade um REGISTRO ESFERA LATÃO, e um CONECTOR MACHO, como esse ( http://loja.lamasbrewshop.com.br/equipamentos/conexoes-em-geral/niple-de-lat-o.html )

A questão é que esse conector que comprei não tem essa parte sextavada do centro. Na verdade tem, porém é do mesmo diametro que a conecção toda. Ou seja terei que comprar uma porca.

Enfim. gostaria de saber o método para vedação como o GUENTHER disse. Sem solda, algo rápido e simples para remover e colocar novamente (era o que tinha em mente desde que comecei a pesquisar).

Preciso de:
- Uma Arruela e um Anel de Silicone entre o registro e a parede da panela.
e
- Uma Arruela e um Anel de Silicone entre a parede da panela e a porca.

Mais alguma coisa?
 
Fla galera.
Boa tarde.
Comprei os itens para meu primeiro equipamento. Pra ficar mais barato eu comprei em vário locais diferentes.
Minha panela está pra chegar amanha ou quarta.
Comprei aqui na minha cidade um REGISTRO ESFERA LATÃO, e um CONECTOR MACHO, como esse ( http://loja.lamasbrewshop.com.br/equipamentos/conexoes-em-geral/niple-de-lat-o.html )

A questão é que esse conector que comprei não tem essa parte sextavada do centro. Na verdade tem, porém é do mesmo diametro que a conecção toda. Ou seja terei que comprar uma porca.

Enfim. gostaria de saber o método para vedação como o GUENTHER disse. Sem solda, algo rápido e simples para remover e colocar novamente (era o que tinha em mente desde que comecei a pesquisar).

Preciso de:
- Uma Arruela e um Anel de Silicone entre o registro e a parede da panela.
e
- Uma Arruela e um Anel de Silicone entre a parede da panela e a porca.

Mais alguma coisa?

Bom dia amigo, tenho exatamente oq procura.

Só é preciso usar uma única arruela de silicone entre a válvula e a panela.

http://www.brewmetal.com.br/parafus...exoes-no-caldeiraopanela-cervejeira-sem-solda
 
Korvocore,
Agradeço sua atenção. Realmente é exatamente isso que precisava. Mas optei comprar tanto o registro quanto sua conexão aqui na minha cidade mesmo, em lojas físicas, pela questão do frete. O frete no caso sai quase o valor do produto. Fica inviável.
De qualquer forma, agradeço.
 
Back
Top