Sobre whirpool: a quente? A frio? No resfriamento?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

heldernadolny

Well-Known Member
Joined
Aug 9, 2017
Messages
62
Reaction score
4
Boa tarde pessoal.

Estou estudando minuciosamente o processo e anotando cada etapa para não ocorrer de ter muitas dúvidas no dia da minha primeira brassagem (pois sei que algumas eu terei, sem dúvida). E como boa parte dos meus equipamentos ainda estão em processo de transporte, vou aproveitar para sanar as dúvidas finais.

Sobre o whirpool, qual a melhor maneira de faze-lo?

Já li que é melhor a quente, pois o mosto está mais fluido, o que facilita a decantação das partículas. Porém li também que faze-lo a frio agrega o fato de que as partículas se aglutinam melhor devido ao cold break. Li também que faze-lo durante o resfriamento com chiller de imersão (que será meu caso) agiliza o resfriamento pela maior circulação do mosto em contato com o chiller.

Enfim, várias possibilidades.

Pretendo utilizar um chiller de imersão, com um pré-chiller imerso em água com gelo para agilizar o resfriamento. Minha intenção é fazer meu chiller de imersão quase da largura da panela, deixando o maior espaço possível no meio para fazer o whirpool.

Pergunto, é melhor fazer o whirpool a quente, esperar decantar e colocar o chiller para resfria-lo? (li que isso pode desfazer o cone de trub pois movimenta o mosto)

Melhor resfriar com o chiller e depois fazer o whirpool a frio?