Sobre whirpool: a quente? A frio? No resfriamento?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

heldernadolny

Well-Known Member
Joined
Aug 9, 2017
Messages
62
Reaction score
4
Boa tarde pessoal.

Estou estudando minuciosamente o processo e anotando cada etapa para não ocorrer de ter muitas dúvidas no dia da minha primeira brassagem (pois sei que algumas eu terei, sem dúvida). E como boa parte dos meus equipamentos ainda estão em processo de transporte, vou aproveitar para sanar as dúvidas finais.

Sobre o whirpool, qual a melhor maneira de faze-lo?

Já li que é melhor a quente, pois o mosto está mais fluido, o que facilita a decantação das partículas. Porém li também que faze-lo a frio agrega o fato de que as partículas se aglutinam melhor devido ao cold break. Li também que faze-lo durante o resfriamento com chiller de imersão (que será meu caso) agiliza o resfriamento pela maior circulação do mosto em contato com o chiller.

Enfim, várias possibilidades.

Pretendo utilizar um chiller de imersão, com um pré-chiller imerso em água com gelo para agilizar o resfriamento. Minha intenção é fazer meu chiller de imersão quase da largura da panela, deixando o maior espaço possível no meio para fazer o whirpool.

Pergunto, é melhor fazer o whirpool a quente, esperar decantar e colocar o chiller para resfria-lo? (li que isso pode desfazer o cone de trub pois movimenta o mosto)

Melhor resfriar com o chiller e depois fazer o whirpool a frio?

Ou faço o whirpool durante o resfriamento? Ou seja, acabou a fervura, já estou com o chiller imerso para esterilização, faço o whirpool com o chiller dentro da panela mesmo, e inicio a circulação de água fria para ir resfriando e decantando ao mesmo tempo? (nesse caso acredito que precisarei transferir o mosto resfriado antes de tirar o chiller, caso contrário posso também desfazer o cone de trub)

Desde já agradeço.
 
Eu faço a quente, assim que a fervura acaba. Sempre bons resultados. Essa foto foi depois de dar a clássica inclinada na panela.
197331675cb9a50880201a51a3509c33.jpg


Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
 
Esqueci de falar. Eu faço com um misturador de tinta e uma furadeira.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
 
Eu faço a quente, assim que a fervura acaba. Sempre bons resultados. Essa foto foi depois de dar a clássica inclinada na panela.
197331675cb9a50880201a51a3509c33.jpg


Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

Também penso em usar o misturador e parafusadeira.

Mas você faz o whirpool a quente, e como resfria? Com chiller de imersão?
 
Eu tenho um chiller de contrafluxo... é um investimento que vale a pena. Mas já fiz com chiller de imersão e o misturador, o resultado foi bom também.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
 
20 litros é bem tranquilo.
eu faço whirpool a quente.
depois mergulho o chiller sanitizado na panela e resfrio.
eventualmente faço o whirpool a quente, aguardo decantar.
coloco o chiller na bombona e resfrio dentro da bombona enquanto dreno a panela.
 
Eu tenho um chiller de contrafluxo... é um investimento que vale a pena. Mas já fiz com chiller de imersão e o misturador, o resultado foi bom também.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

Penso em adquirir um contrafluxo futuramente, mas a princípio vou de imersão mesmo.

Quando tinha o de imersão, você fez resfriamento e whirpool simultâneo?
 
Penso em adquirir um contrafluxo futuramente, mas a princípio vou de imersão mesmo.

Quando tinha o de imersão, você fez resfriamento e whirpool simultâneo?
Fazia o whirlpool com o chiller dentro da panela e depois de uns 20 ou 30 minutos começava a resfriar. Demora mas funciona. Uma vez eu fiz o whirlpool com o chiller.. tbem dá certo ainda mais em levas de 20L ou menos.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
 
Boa tarde!
Costumo fazer o whirpool no resfriamento. No final da fervura faço a imersão do chiller na panela e quando desligo o fogo, imediatamente ligo a água para resfriamento e faço o whirpool. Até hoje obtive excelentes resultados e quase nenhum resquício de lúpulo no fermentador.
Também já fiz a frio e não notei diferença. O que você pode considerar: a quente a viscosidade é menor e a decantação pode ocorrer mais rápido. Mas a frio o resultado será ótimo também, então, eu adotei o seguinte: se fizer no resfriamento, me poupa tempo, pois enquanto resfria, já decanta e não preciso esperar decantar depois, além, claro, que com o mosto quente o risco de contaminação é menor e, quanto menos tempo ficar exposto a frio, menos chances de contaminar. Claro, com domínio da sanitização, não tem muita preocupação, mas antes prevenir que remediar.

Abraço! Boas brassagens!
 
Eu faço do jeito mais simples possível.

Após desligar a fervura, eu faço o whirlpool, com uma colher de plástico devidamente sanitizada e espero 20 minutos.
Depois de decantar, eu transfiro o mosto ainda quente para o fermentador e uso o chiller de imersão para terminar o serviço.

Funciona que é uma beleza. :D
 
Boa tarde!
Costumo fazer o whirpool no resfriamento. No final da fervura faço a imersão do chiller na panela e quando desligo o fogo, imediatamente ligo a água para resfriamento e faço o whirpool. Até hoje obtive excelentes resultados e quase nenhum resquício de lúpulo no fermentador.
Também já fiz a frio e não notei diferença. O que você pode considerar: a quente a viscosidade é menor e a decantação pode ocorrer mais rápido. Mas a frio o resultado será ótimo também, então, eu adotei o seguinte: se fizer no resfriamento, me poupa tempo, pois enquanto resfria, já decanta e não preciso esperar decantar depois, além, claro, que com o mosto quente o risco de contaminação é menor e, quanto menos tempo ficar exposto a frio, menos chances de contaminar. Claro, com domínio da sanitização, não tem muita preocupação, mas antes prevenir que remediar.

Abraço! Boas brassagens!
Bem o que penso em fazer, principalmente por gostar de cervejas bem lupuladas e se eu fizer o whirpool a quente e deixar decantar para fazer o resfriamento, acredito que perderei mais aroma do que se resfriar imediatamente, correto?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Bem o que penso em fazer, principalmente por gostar de cervejas bem lupuladas e se eu fizer o whirpool a quente e deixar decantar para fazer o resfriamento, acredito que perderei mais aroma do que se resfriar imediatamente, correto?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Depende do que você espera. Caso queira mais amargor, pode se delongar mais em resfriar (principalmente com adições tardias, haja visto que o ganho de amargor após 60 minutos de fervura é ínfimo).
Se reparar pelo gráfico, o pico de extração de aroma está entre 7 e 8 minutos, sabor pouco após os 20 e amargor após os 20 tem um aumento gradativo, até chegar em 60 minutos, onde o ganho, como já dito, é baixo e a utilização tende a 100% (logo ao amargor máximo).
Vale lembrar que a isomerização dos alfa-ácidos do lúpulo ocorrem acima de 85oC, então é interessante abaixar desta temperatura em menos de 8 minutos para aroma, em menos de 20 minutos para sabor e, num geral, o mais rápido o possível para não alterar o amargor projetado e equilíbrio da cerveja (BU/GU).
Quando projetar a receita, considere o tempo que leva para abaixar dessa temperatura no resfriamento, assim contam-se IBU's no cálculo do amargor. O BeerSmith tem a opção steep/whirpool para lupulagem (basta marcar a opção, nas configurações do seu equipamento, para considerar o tempo que está acima de 85oC no whirpool e inserir o tempo (vídeo explicando: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=xxYs0Z8fmxQ[/ame]).

Abraço!
 

Attachments

  • hop_utilization.jpg
    hop_utilization.jpg
    32.5 KB · Views: 49
Depende do que você espera. Caso queira mais amargor, pode se delongar mais em resfriar (principalmente com adições tardias, haja visto que o ganho de amargor após 60 minutos de fervura é ínfimo).
Se reparar pelo gráfico, o pico de extração de aroma está entre 7 e 8 minutos, sabor pouco após os 20 e amargor após os 20 tem um aumento gradativo, até chegar em 60 minutos, onde o ganho, como já dito, é baixo e a utilização tende a 100% (logo ao amargor máximo).
Vale lembrar que a isomerização dos alfa-ácidos do lúpulo ocorrem acima de 85oC, então é interessante abaixar desta temperatura em menos de 8 minutos para aroma, em menos de 20 minutos para sabor e, num geral, o mais rápido o possível para não alterar o amargor projetado e equilíbrio da cerveja (BU/GU).
Quando projetar a receita, considere o tempo que leva para abaixar dessa temperatura no resfriamento, assim contam-se IBU's no cálculo do amargor. O BeerSmith tem a opção steep/whirpool para lupulagem (basta marcar a opção, nas configurações do seu equipamento, para considerar o tempo que está acima de 85oC no whirpool e inserir o tempo (vídeo explicando: https://www.youtube.com/watch?v=xxYs0Z8fmxQ).

Abraço!
Muitíssimo bem explicado. Obrigado.

Na verdade peguei umas receitas prontas, pois ainda não sei como as coisas se comportam e não consigo montar uma receita. E na maioria delas tem uma série de adições, FWH, 30, 20, 15, 10, 5, 0 minutos, dry hopping, por isso pensei que seria interessante baixar a temperatura rapidamente para não perder a intenção das adições das receitas prontas.

Mas agora já consigo me nortear no tempo de resfriamento e no porque de cada tempo de adição.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Eu faço do jeito mais simples possível.

Após desligar a fervura, eu faço o whirlpool, com uma colher de plástico devidamente sanitizada e espero 20 minutos.
Depois de decantar, eu transfiro o mosto ainda quente para o fermentador e uso o chiller de imersão para terminar o serviço.

Funciona que é uma beleza. :D

Pensei em proceder dessa forma também, porém, para cervejas que tem bastante adições tardias para aroma, não há maior perda de aromas por evaporação, em se manter o mosto quente enquanto o whirlpool forma o cone?
 
Pensei em proceder dessa forma também, porém, para cervejas que tem bastante adições tardias para aroma, não há maior perda de aromas por evaporação, em se manter o mosto quente enquanto o whirlpool forma o cone?

Nunca parei pra pensar no quanto perdi ou deixei de ganhar procedendo assim, porque eu não vejo como quantificar esses ganhos e perdas de forma fácil.

E eu geralmente faço poucas adições tardias (prefiro dry hop para aroma) então, não tenho como te afirmar se as perdas serão ou não percebidas no paladar.
 
Faço à frio pras IPAs justamente pra resfriar o mais rápido possível e "garantir" mais aromas de lúpulos. Não tenho nada pra reclamar de tal processo. 👍

Enviado de meu SM-G900F usando Tapatalk
 
Boa tarde!
Costumo fazer o whirpool no resfriamento. No final da fervura faço a imersão do chiller na panela e quando desligo o fogo, imediatamente ligo a água para resfriamento e faço o whirpool. Até hoje obtive excelentes resultados e quase nenhum resquício de lúpulo no fermentador.

Mais alguém faz no resfriamento. A princípio é minha intenção.

Após o final da fervura, já com o chiller imerso previamente para sanitização, faço o whirlpool ao mesmo tempo em que começo a circular água fria. Assim resfrio o mosto ao mesmo tempo que o trub decanta.

Há alguma contra indicação?
 
Há alguma contra indicação?

Nenhuma que possa te informar. Só vejo vantagens em fazer no resfriamento. Normalmente final de brassagem você está cansado e qualquer tempo que economizar é melhor.
Além de que é menos tempo com o mosto a frio, o que dá menos margem de contaminação, caso fizesse depois, ou menos tempo a quente, garantindo mais as características planejadas da cerveja.
 
Nenhuma que possa te informar. Só vejo vantagens em fazer no resfriamento. Normalmente final de brassagem você está cansado e qualquer tempo que economizar é melhor.
Além de que é menos tempo com o mosto a frio, o que dá menos margem de contaminação, caso fizesse depois, ou menos tempo a quente, garantindo mais as características planejadas da cerveja.

Mesmo sem ter feito ainda minha primeira brassagem, e com 0 experiência, foi exatamente o que eu pensei. Mataria não 2, mas sim 3 coelhos com uma cajadada só.

Reduziria o tempo do mosto em temperatura alta, que pode, em tese, prejudicar a lupulagem de aroma. Reduziria o tempo do mosto frio em contato com agentes que podem causar contaminação, e ainda economizaria tempo fazendo duas coisas ao mesmo tempo.
 
pensando em diminuir uma boa quantidade de sedimentos na fervura to pensando em comprar aquela aranha de aço inox hop spider 300 micron tá com preço bom lá fora
 
pensando em diminuir uma boa quantidade de sedimentos na fervura to pensando em comprar aquela aranha de aço inox hop spider 300 micron tá com preço bom lá fora

Caso encontre algum local que venda num preço bom e seja confiável, passe para nós. Eu, particularmente, tenho muito interesse. Abraço!
 
Back
Top