sobre receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marilea silveira

Active Member
Joined
May 18, 2018
Messages
44
Reaction score
6
Location
juiz de fora mg
Boa tarde.
Por acaso alguem conhece ou ja tentou fazer ou sabe fazer CHOPP DE VINHO?? Queria muito conseguir a receita. Se puderem ajudar. Ficarei agradecida.
 
Boa tarde.
Por acaso alguem conhece ou ja tentou fazer ou sabe fazer CHOPP DE VINHO?? Queria muito conseguir a receita. Se puderem ajudar. Ficarei agradecida.
Olá Marilea, eu já usei suco de uva integral fervido para carbonatar o chopinho de um lote que fiz, também no intuito de fazer o chopp de vinho. Seguem alguns aprendizados que tive com essa experiência:
  • o suco da uva é muito, mas muito, mais fermentiscível que o açúcar que usualmente usamos no primming; como eu não tinha uma referência inicial, reduzi o suco da uva até obter a mesma densidade que utilizaria se estivesse fazendo com solução de primming; o resultado foram garrafas efervescentes, e eu me considero com sorte porque nenhuma delas explodiu; na próxima vez que eu tentar, vou usar metade da densidade recomendada para solução de primming;
  • a cerveja não ficou necessariamente ruim, mas ficou com uma sensação puxada prum espumante seco (eu usei suco de uva tinto); pra quem espera beber uma cerveja, certamente o resultado vai ser diferente do esperado;
  • a coloração do suco de uva é bastante modificada durante o processo, saindo do roxo intenso habitual, e migrando prum tom de ferrugem; é um pouco difícil precisar o quanto, porque o mosto que eu usei era um pouco mais escuro já (era um mosto de uma red ale);
  • se eu fosse tentar reproduzir novamente os chopps de uva que tomamos por aí, acho que seria muito mais bem sucedido se eu usasse extrato xaroposo de uva, possivelmente colocado na cerveja no momento de servir, e não durante a fabricação da cerveja; é um pouco decepcionante, mas eu acho que é mais por aí que esses chopps são feitos mesmo;
  • o resultado mais próximo que obtive até hoje, pasme, foi colocar um pouco do suco de uva integral direto nos copos com cerveja clara (lagers pilsen comerciais, usei uma Amstel); se você for parar pra pensar, é mais barato e mais cômodo;
Espero ter ajudado!
 
Back
Top